F1: Jean Todt diz que F1 eléctrica é um absurdo

Por a 5 Setembro 2018 12:32

Embora os eléctricos pareçam ser a via do futuro no que toca a veículos motorizados, a F1 não deverá seguir esse caminho, pelo menos a médio ou longo prazo. Jean Todt foi categórico em considerar essa ideia um absurdo.

O presidente da FIA comentou sobre a possibilidade da F1 se tornar 100% eléctrica, como já tinha dito Ross Brawn, mas o francês foi rápido a afastar essa ideia:

“Seria absurdo dizer que num futuro próximo a Fórmula 1 será eléctrica. Não vai acontecer, não se pode fazer isso ”, disse Todt. “Estamos a falar de duas categorias completamente diferentes. A Fórmula E não tem o desempenho da Fórmula 1. No momento, uma das razões pela qual a Fórmula E corre nas cidades é porque não criaria nenhum interesse num circuito como Monza, por exemplo. São duas categorias diferentes. É completamente enganador comparar a Fórmula E e a Fórmula 1. A Fórmula 1 é uma categoria muito bem estabelecida, e eu continuo a dizer que, para mim, a Fórmula E é o bebê da FIA. Tem ainda muito a aprender.”

Existe também a parte contratual da Formula E com a FIA que segundo Alejandro Agag, o patrão da Fórmula eléctrica tem um contrato de exclusividade para 25 anos o que poderá inviabilizar qualquer tentativa de criar uma F1 eléctrica.

Todt mostrou-se entusiasmado com a evolução da Fórmula E que irá começar em breve uma nova era com a utilização de apenas um carro por piloto.

Mas as diferenças de performances são por demais evidentes. Um F1 é mais potente (perto de 1000cv contra 270 cv em modo de qualificação para um FE) mais leve ( 728kg contra 800kg dos eléctricos) e mais rápidos (378km/h de velocidade máxima, contra 225km/h). Ao nível de performance faria mais sentido equiparar um Fórmula E a um Fórmula 3 (550kg, 200cv) embora possa ser uma comparação errada e não se pretenda encontrar um paralelo entre a FE e outras categorias. O que se pretende mostrar é que a F1 ainda tem do seu lado a espectacularidade da velocidade, dos números e acima de tudo da paixão dos fãs. E uma mudança para uma versão 100% seria um corte demasiado radical com o ADN da competição.

A Fórmula E tem do seu lado um potencial grande e continua a crescer a um ritmo considerável. A evolução tecnológica é clara, o interesse das marcas inegável e a pujança do campeonato cada vez maior. O formato é bem pensado e interessante e o facto das provas acontecerem nos centros das cidades é um factor que traz muita gente. Seria muito difícil convencer alguém a ir a um autódromo ver FE, muito mais com este tipo de maquinaria, mas na cidade, as pessoas ficam envolvidas pelo espírito da corrida mesmo que não queiram ou não tenham interesse, pois ela acontece à porta de casa e inevitavelmente vai criar uma onda de curiosidade. Além disso, um citadino torna qualquer corrida mais espectacular.

Comparar uma e outra não parece ser muito relevante, pois cada uma ocupa um espaço bem definido e tem uma função clara. Ainda vamos ter de esperar alguns anos até que a sobreposição de interesse passe a ser um problema.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado