F1: James Key reconhece potencial na Sauber para subir na classificação

Por a 22 Dezembro 2023 17:31

A temporada que marcou o fim da parceria entre Alfa Romeo e Sauber foi marcada por um desempenho abaixo das expectativas em pista e sem muitos motivos de destaque. A caminhar para a entrada oficial da Audi no projeto, a Sauber pareceu em 2023 estar à espera que isso aconteça para mostrar algo mais, havendo a suspeita que isso possa repetir-se em 2024. No entanto, o novo diretor técnico James Key, acredita que a sua equipa pode subir na classificação na próxima temporada. 

A Sauber, ainda como Alfa Romeo como designação oficial da equipa, teve uma primeira metade de época um pouco melhor do que viria a ser o final, somando nove pontos ao invés dos sete na segunda metade, com apenas duas corridas terminadas entre os dez primeiros classificados. Após as atualizações implementadas, o nível competitivo nunca foi muito elevado e a luta acabou por ser com a Haas para fugir ao último lugar da tabela.

Para 2024, sublinhou Key ao Motorsport-Total.com, que as margens no pelotão são curtas e “se não virmos os resultados de perto, não nos apercebemos, porque a classificação ainda é semelhante. Mas se olharmos para os tempos por volta, é 1,5 por cento [do tempo por volta] que nos separa do carro mais rápido. E, por vezes, é menos do que isso”. O responsável da equipa suíça repara “já não é uma diferença enorme que se vê entre um carro em oitavo ou nono lugar e um carro em primeiro ou segundo lugar. Há alguns anos, a diferença era muito grande, agora é incrivelmente curta. Isto sugere que ainda existem muitas oportunidades se fizermos tudo corretamente, tanto na pista como na fábrica, com as nossas decisões sobre o desenvolvimento e o carro”. 

Key considera que “não há razão para acreditar que estamos presos” a posições do fundo da tabela classificativa, acreditando na possibilidade de subir na ordem do pelotão. “Se analisarmos a margem entre o quinto ou sexto e o décimo lugar, acho que estamos muito próximos”.Para ajudar a situação, as ferramentas básicas “estão reunidas” na Sauber, afirma James Key, “e é por isso que acredito que há potencial para melhorarmos de imediato”. No entanto, há infraestruturas que ainda precisam de ser desenvolvidas em Hinwil, sendo que “os investimentos futuros irão colmatar essas lacunas com instalações mais modernas e importantes”. O diretor técnico da Sauber insiste que “o investimento nas instalações que já temos, e que são boas – o túnel de vento da Sauber é lendário – mas ainda há muito a fazer, por exemplo, em termos de tecnologia”.

Tudo isso vai “significar um aumento direto do desempenho em comparação com o que temos agora”, concluiu o diretor técnico.

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
leandro.marques
4 meses atrás

Este é o ponto fundamental destes novos regulamentos. Os carros são todos capazes de circular muito perto uns dos outros e fazerem tempos semelhantes. Antigamente havia a oportunidade de um carro ser completamente dominante relativamente aos outros, com isso beneficiando os pilotos desses carros. Agora exige muito das estratégias do muro e da real valia dos pilotos. Sempre fui e sempre serei contra artifícios que nivelem as coisas mas tenho de reconhecer que o que se passa atualmente ajuda e muito a ver as coisas com mais clarez, realidade de valias e a separar o trigo do joio.

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado