F1: Jackie Stewart acha que os pilotos estão a arriscar demasiado

Por a 2 Agosto 2021 19:26

O antigo piloto e tricampeão de F1, Jackie Stewart é da opinião que os pilotos estão a arriscar muito, principalmente no caso de Lewis Hamilton e Max Verstappen. Stewart, um dos que mais trabalhou em prol da segurança na disciplina, afirmou ao talkSPORT Breakfast, que os pilotos estão a exceder-se porque as penalizações são leves.

“O incidente de Lewis com Verstappen foi muito perturbador para mim. Francamente, se isso tivesse acontecido no meu tempo e muito depois dos meus dias de piloto, Verstappen teria morrido. A pista tornou-se tão segura, as áreas de escapatória tão grandes, e as estruturas onde ele [Verstappen] finalmente parou e mesmo assim as forças G foram enormes. Penso que este foi um grande exemplo do que Silverstone fez para tornar a pista mais segura. Contudo, os pilotos estão hoje a tomar mais liberdades do que antes, porque as penalizações não são tão grandes… agora é tão seguro que penso que os pilotos estão a correr demasiados riscos. As primeiras voltas em Silverstone foram um bom exemplo disso, porque penso que ambos os pilotos estavam a exceder-se, particularmente quando é apenas o início da corrida. Temos de voltar a pensar neste problema e, infelizmente, às vezes é preciso um grande acontecimento ou mesmo [perder] uma vida para que se perceba o problema”.

Sobre a corrida da Hungria, Stewart explicou que foi uma corrida totalmente diferente daquilo que é normal, mas que ficou contente com a vitória da Alpine. 

“Foi uma corrida muito invulgar, dificilmente representativa do que teria sido o caso em circunstâncias normais. “Foi ótimo assistir à vitória da Renault [Alpine] que já era esperada há muito tempo. Penso que Lewis foi um rapaz muito sortudo por terminar em segundo lugar naquelas circunstâncias, mas a Mercedes faz um bom trabalho e ele conduz extremamente bem. A equipa da Aston Martin deve estar a sofrer por ter ficado em segundo e no pódio, para depois ser desclassificado”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
2 anos atrás

Que aprendam com o Alonso e Kimi…dois dos Pilotos mais “justos” em pista, conseguindo lutar taco a taco, sem borrarem a pintura (na maioria das vezes).

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Epá decidam-se. Antes choravam que os pilotos eram conservadores, por causa das penalizações da FIA. Agora já não gostam que eles arrisquem? Haja pachorra.

Isso e ver os ex-pilotos todos a babar pelo Verstappen e o seu estilo agressivo de “hard racing”. Agora que houve consequências disso já não gostam? A sério. Vocês são bipolares.

can-am
can-am
2 anos atrás

Fala um dos maiores de sempre e um exemplo dentro e fora da pista.Outros tempos.
Os de hoje são anões ao pé deste Sr.

Peter Parker
Peter Parker
2 anos atrás

Tá visto que o Zé do Brinco herdou do grande Ayrton a inveja deste camarada!

Sim, porque com tanta sisma que este artista demonstra em relação a ele, fez-me recordar quando embirrou com o brazuca!

Quando o Maximiliano andava a distribuir cacetada a torto e a direito, nunca se ouviu o seu ronco, mas pronto, ficamos assim!

FormulaTwo+1
Reply to  Peter Parker
2 anos atrás

Tem toda a razão!

Augustin
Reply to  Peter Parker
2 anos atrás

Mas é verdade. Stewart também foi tirar satisfação com SENNA sobre sua pilotagem agressiva, e escutou verdades que teve que engolir. Obviamente se o equipamento e estrutura do esporte oferecem mais velocidade e segurança, claro que o piloto mais determinado, com talento e com sede de vitórias será mais agressivo. Claro que tudo tem limites e regras, mas a ver os pilotos taxiando e pedindo por favor para ultrapassagens, aí o esporte seria filantropia pura. Acho esse Sir Jack Stewart chato e ultrapassado.

anotheruser
2 anos atrás

É no que dá elogiar demasiado o adolescente. Agora é adulto, mas sempre lhe deram corda para este tipo de condução.
Este modo agressivo traz “azares”: enquanto o azar saía aos outros estava tudo bem, que é jovem, “vamos só mudar esta regra sobre mudança de direção da travagem por causa dele porque é de facto perigoso”.
Quando o azar lhe sai a ele tudo muda de figura….só faltou a Heineken holandesa mandar bitaite.

Last edited 2 anos atrás by anotheruser
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado