F1: houve “erro humano” em Abu Dhabi e resultado da corrida não pode ser alterado, diz relatório da FIA | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

F1: houve “erro humano” em Abu Dhabi e resultado da corrida não pode ser alterado, diz relatório da FIA

Pedro André Mendes by Pedro André Mendes
20 Março, 2022
in F1, FÓRMULA 1, Newsletter
A A
GP Abu Dhabi F1: Primeiro protesto da Mercedes rejeitado

Share on FacebookShare on Twitter

O relatório da FIA sobre os acontecimentos da última prova de 2021 em Abu Dhabi foi tornado público após o Conselho Mundial da federação internacional, coincidindo com o final da última sessão de treinos livres do GP do Bahrein. 

No essencial, o relatório salienta que Michael Masi, diretor de corrida na altura dos acontecimentos, agiu de boa fé, mas admitem que “erro humano levou ao facto de nem todos os carros” retardatários poderem passar o Safety Car, também devido à “imensa pressão exercida pelas equipas”. Ainda assim, a FIA deixou claro que os resultados da corrida e o título mundial conquistado por Max Verstappen no final da prova, “são válidos, finais e não podem agora ser alterados”.

Conforme se pode ler no comunicado da FIA após o Conselho Mundial, “o relatório expõe os resultados, conclusões e recomendações resultantes do exercício de análise e esclarecimento detalhado. O relatório concentrou-se unicamente nos factos em torno destes eventos, e determinou os seguintes pontos-chave:

Artigos relacionados

Audi e o futuro dos motores V8 de 2030: redução de custos, mas ‘quer’ tecnologia

Audi e o futuro dos motores V8 de 2030: redução de custos, mas ‘quer’ tecnologia

24 Setembro, 2026

F1: Laurent Mekies revelou que a Red Bull terminou desenvolvimento e já ‘olha’ para 2027

24 Setembro, 2026
  • O procedimento de Safety Car foi um tema central de discussão durante o exercício de análise detalhada e esclarecimento, decorrente da aplicação deste procedimento no GP de Abu Dhabi de 2021, nos termos dos artigos 48.12 e 48.13 do Regulamento Desportivo da Fórmula 1; 
  • O diretor de corrida chamou o Safety Car de volta ao pit lane sem que este tivesse completado uma volta adicional, conforme exigido pelo Regulamento Desportivo de Fórmula 1 (Artigo 48.12);
  • A análise revelou que poderiam haver diferentes interpretações do Artigo 48.12 e do Artigo 48.13 do Regulamento Desportivo da Fórmula 1, e que isto provavelmente contribuiu para o procedimento aplicado;
  • Também foi considerado que as decisões relativas ao Safety Car no final do Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021 provavelmente tiveram em conta discussões anteriores que deixaram clara a preferência das partes interessadas da Fórmula 1 (FIA, Fórmula 1, Equipas e Pilotos) em terminar as corridas em condições de bandeira verde, em vez de ser atrás do Safety Car, quando seguro para o fazer;
  • Em combinação com o objetivo de terminar em condições de corrida com bandeira verde aplicado ao longo da temporada de 2021, o relatório conclui que o Diretor de Corrida estava a agir de boa fé e com o melhor dos seus conhecimentos dadas as circunstâncias difíceis, reconhecendo particularmente as significativas restrições de tempo para a tomada de decisões e a imensa pressão exercida pelas equipas;
  • Os resultados do Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021 e do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 da FIA são válidos, finais e não podem agora ser alterados. De acordo com as regras, a Mercedes protestou aos comissários após a corrida, procurando alterar a classificação da corrida. Os comissários rejeitaram o protesto e a Mercedes teve então a oportunidade de recorrer dessa decisão para o Tribunal Internacional de Recurso da FIA, mas não o fez. Não existem outros mecanismos disponíveis nas regras para alterar a classificação da corrida;
  • O processo de identificação de carros com voltas em atraso tem sido até agora manual e o erro humano levou a que nem todos os carros fossem autorizados a ultrapassar. Devido ao facto das intervenções manuais comportarem geralmente um risco mais elevado de erro humano, foi desenvolvido um software que, a partir de agora, irá automatizar a comunicação da lista de carros que têm de ultrapassar. Além disso, os Regulamentos Desportivos de Fórmula 1 de 2022 foram recentemente atualizados para esclarecer que “todos” e não “qualquer” carros devem ser autorizados a ultrapassar;
  • Este processo de identificação de carros retardatários foi revisto como parte das recomendações anteriormente anunciadas pelo Presidente da FIA na sua declaração de 17 de fevereiro de 2022, que também inclui a criação do Centro de Operações Remotas da FIA, a integração de uma nova e alargada equipa para executar operações de pista, bem como uma revisão das interações entre as equipas e o Controlo de Corridas durante a corrida.”
Tags: Abu DhabiFormula 1Mercedes
Pedro André Mendes

Pedro André Mendes

Artigos relacionados

Audi e o futuro dos motores V8 de 2030: redução de custos, mas ‘quer’ tecnologia
FÓRMULA 1

Audi e o futuro dos motores V8 de 2030: redução de custos, mas ‘quer’ tecnologia

by José Luis Abreu
24 Setembro, 2026
FÓRMULA 1

F1: Laurent Mekies revelou que a Red Bull terminou desenvolvimento e já ‘olha’ para 2027

by José Luis Abreu
24 Setembro, 2026
Next Post
WEC, Nicolas Lapierre: “Tivemos uma corrida forte, sem erros”

WEC, Nicolas Lapierre: "Tivemos uma corrida forte, sem erros"

F3, Bahrein: Isack Hadjar vence corrida sprint depois de penalização de Ollie Bearman

F3, Bahrein: Isack Hadjar vence corrida sprint depois de penalização de Ollie Bearman

Subscribe
Login
Notify of
Please login to comment
35 Comentários
Fast Turtle
Fast Turtle
4 anos atrás

Com tanto comentario e ninguem leu e pensou no que leu.

A FIA ate rsta a dar razao ao masi.

inoferreira
inoferreira
Reply to  Fast Turtle
4 anos atrás

Não é preciso ler muito, pois ao assumir que houve um erro humano está a dizer que não fez o que devia, a FIA está é a tentar salvar a face, até parece que o Masi não é funcionário da FIA.

Last edited 4 anos atrás by inoferreira
Fast Turtle
Fast Turtle
Reply to  inoferreira
4 anos atrás

Mas fala que o regulamento permite diferentes interpretações alem de ate as palavras usadas pemitem isso e que o masi levou isso ao limite para nao haver bandeira amarela na bandeira de xadrez que ate as proprias equipas ao longo da epoca sempre pediram isso

simiao jms
simiao jms
4 anos atrás

Tanto paleio para quê?… Expliquem-me: s a Mercedes e o seu piloto protegido tivessem vencido a prova nas mesmas situações, estaria tanta gente interessada no assunto?… Criem mas é regras iguais para toda a gente sem excepções, e assumam, sem protecção a ninguém.

Lagafe
Lagafe
Reply to  simiao jms
4 anos atrás

Evidentemente que sim. Basta ver a choradeira que alguns fazem aqui pelo incidente da Hungria do ano passado.

O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
4 anos atrás

Ou seja, o erro que aconteceu foi só ter sido permitido que alguns carros pudessem ultrapassar o safety-car, e não todos os carros.
Sendo assim, a justiça do campeonato de Verstappen é intocável. Siga para 2022!

Cumprimentos

mariojscosta
mariojscosta
Reply to  O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
4 anos atrás

Essa da justiça é sem duvida a piada do ano de 2022, tens que ir ao oculista porque a tua visão anda um pouco desfocada

O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
Reply to  mariojscosta
4 anos atrás

A minha visão está muito boa, e eu vi uma grande ultrapassagem (sem DRS nem nada) naquela tal ultima volta, que fez com que o melhor piloto durante toda a temporada fosse o campeão do mundo.
Maior que a minha boa visão, apenas a azia de alguns foristas com mau perder…

Cumprimentos

inoferreira
inoferreira
Reply to  O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
4 anos atrás

“O diretor de corrida chamou o Safety Car de volta ao pit lane sem que este tivesse completado uma volta adicional, conforme exigido pelo Regulamento Desportivo de Fórmula 1 (Artigo 48.12);”

Ou seja, o safty car só devia ter saido da pista na volta seguinte a todos os carros terem passado, e claro está a volta seguinte era na última volta, quando se quer arranjar formas alternativas de justificar o que não tem justificação……

O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
Reply to  inoferreira
4 anos atrás

O desejo de querer que a corrida terminasse atrás do safety-car demonstra bem o nível de “desportivismo” de alguns foristas!
Acabou, o 1º lugar está (bem) entregue…se não quer aceitar, não aceita, mas é o que é…(e o que fica oficialmente registado)

Cumprimentos

inoferreira
inoferreira
Reply to  O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
4 anos atrás

Nisso tem toda a razão, é o que fica registado, exactamente como o primeiro título do Schumi ficou registado mesmo com um carro ilegal, mas é o que é, agora isso não quer dizer que se deva tapar o sol com a peneira como quer fazer, e não sei onde me viu a defender que a corrida acabasse em bandeira vermelha, mas falar de falta de desportivismo quando se defende uma opção ilegal de um diretor de corrida, e era tão fácil que nada disto acontecesse, bastava o Masi ter dado a mesma ordem uma volta antes……mas o que interessa… Ler mais »

alfa
alfa
Reply to  O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada
4 anos atrás

ERRO????……onde anda o cebolas o motor japa,a tartaruga e o cágado e mais alguns iluminados da F1aqui do burgo….CAMPEÃO COM ERRO?????

Manuel Costa
Manuel Costa
4 anos atrás

Ou seja, todos os carros com 1 volta de atraso deveriam ter ultrapassado os primeiros e depois teria de haver 1 volta adicional, o que na prática faria com que a corrida terminasse com bandeira vermelha com a consequente vitória do LH. Portanto e ao contrário do que foi escrito por alguns foristas, o diretor de corrida não pode fazer aquilo que entende após o safety car estar em pista e tem de se cingir ao regulamento. Mas para além de Masi, também a FIA tem notórias culpas, já que era visível e intolerável a pressão que as equipas faziam… Ler mais »

inoferreira
inoferreira
Reply to  Manuel Costa
4 anos atrás

Nem mais

asfalto
asfalto
4 anos atrás

Até parece que se tivessem passado todos os carros o Max não estaria atrás do hamilton de macios novos e não teria conseguido ultrapassar. A falta de tempo para se efetuar o procedimento na totalidade é da responsabilidade da pressão do toto porque como toda a gente se lembra, o Masi até teve a tentação de terminar a corrida com os atrasados entre o hamilton e o Max, mas essa opção seria muito pior juntando ao que tinha acontecido na primeira volta. O Max foi campeão com o carro que não ganhou o titulo de marcas, com mais vitorias, o… Ler mais »

« Anterior 1 2
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
Mini 1998 GT Edition só para os EUA

Mini 1998 GT Edition só para os EUA

24 Setembro, 2026
Testes do Project Rally One prosseguem em asfalto com Stéphane Lefebvre

Testes do Project Rally One prosseguem em asfalto com Stéphane Lefebvre

24 Setembro, 2026
Audi e o futuro dos motores V8 de 2030: redução de custos, mas ‘quer’ tecnologia

Audi e o futuro dos motores V8 de 2030: redução de custos, mas ‘quer’ tecnologia

24 Setembro, 2026

F1: Laurent Mekies revelou que a Red Bull terminou desenvolvimento e já ‘olha’ para 2027

24 Setembro, 2026
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164
GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

GP Rússia F1: ‘Swing’ da Mercedes coloca Hamilton mais perto do penta

157

GP da Bélgica F1: Hamilton vence e fica a duas de Schumacher

153
GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

GP Azerbaijão F1: Segunda vitória de Valtteri Bottas

147

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright

wpDiscuz