F1, Hermann Tilke: “Nem todas as pistas podem ser o Red Bull Ring…”

Por a 19 Dezembro 2020 19:00

O engenheiro Hermann Tilke, conhecido por desenhar muitos dos circuitos modernos na Fórmula 1, respondeu às criticas sobre o circuito de Yas Marina, onde se corre o Grande Prémio do Abu Dhabi em Fórmula 1.

Para Tilke, o “hotel Yas, que está integrado no circuito tem duzentos quartos, mas era suposto ter o dobro do tamanho. Também deveria haver um distrito da cidade junto com o circuito, mas nunca foi completado. Ou seja, não conseguimos mudar o ângulos das curvas, o que poderia trazer um circuito mais dinâmico”, afirmou o engenheiro ao derstandard.at.

Além do circuito de Yas Marina, Tilke também concebeu ou redesenhou muitos outros circuitos de Fórmula 1, como o Red Bull Ring, na Áustria, ou o Autódromo de Sochi, na Rússia.

Segundo o alemão, as diferenças entre um bom e um mau circuito resumem-se muitas vezes ao tipo de circunstâncias: “Não existe a pista perfeita, e nem todos os jogos de futebol são emocionantes. Alguns circuitos tendem a ter corridas mais aborrecidas, outros são mais excitantes. Um bom exemplo é o Red Bull Ring, em Spielberg. Tem uma boa dinâmica de corrida e é ideal para ultrapassagens. As corridas lá são muitas vezes excitantes”.

“Já em Sochi as corridas são mais aborrecidas. É um circuito localizado no meio do recinto olímpico e foi construído como um circuito de rua. Não tínhamos muita margem de manobra, com os Jogos Olímpicos de 2014 a terem prioridade na altura da construção. Não era um projeto fácil”, disse Tilke.

“Não podemos construir dez Red Bull Rings só porque funciona bem”, concluiu Hermann Tilke.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Os melhores circuitos são os que surgem naturalmente, usando a paisagem circundante: Áustria, Bélgica, Itália, até Portugal com Estoril e Portimão, ambos usando as ondulações da paisagem, são circuitos excitantes. O problema dos circuitos de Tilke (ou da maior parte dos circuitos novos) são feitos a régua e esquadro, são tão calculados para ser “bons” que acabam por ser secantes. Não há nada de espontâneo neles como nos circuitos antigos.

hellrun
hellrun
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Concordo com tudo, excepto…Italia. Monza? Ou um dos outros? É que Monza, tirando a parabolica, é um exercico de acelarar / travar na chicane. Chamar catedral aquilo, é uma piada. Os outros sim, são interresantes.

Didica
Didica
Reply to  hellrun
3 anos atrás

É a catedral…da velocidade precisamente por ser só acelerar e travar. É um circuito muito rápido. Eu gosto de Monza. Não é o melhor circuito do mundo mas até tem dado corridas interessantes. E é preciso variedade.

Scb2
Scb2
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

As ondulações de Portimão não são naturais, foram construídas, pelo que se pode construir boas pistas.
Para mim os melhores continuam a ser aqueles que nasceram baseados em estradas existentes, ou seja os mais antigos.

escape-livre
escape-livre
3 anos atrás

gosto muito do gp no Canadá

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado