F1, Hermann Tilke: “Nem todas as pistas podem ser o Red Bull Ring…”
O engenheiro Hermann Tilke, conhecido por desenhar muitos dos circuitos modernos na Fórmula 1, respondeu às criticas sobre o circuito de Yas Marina, onde se corre o Grande Prémio do Abu Dhabi em Fórmula 1.
Para Tilke, o “hotel Yas, que está integrado no circuito tem duzentos quartos, mas era suposto ter o dobro do tamanho. Também deveria haver um distrito da cidade junto com o circuito, mas nunca foi completado. Ou seja, não conseguimos mudar o ângulos das curvas, o que poderia trazer um circuito mais dinâmico”, afirmou o engenheiro ao derstandard.at.
Além do circuito de Yas Marina, Tilke também concebeu ou redesenhou muitos outros circuitos de Fórmula 1, como o Red Bull Ring, na Áustria, ou o Autódromo de Sochi, na Rússia.
Segundo o alemão, as diferenças entre um bom e um mau circuito resumem-se muitas vezes ao tipo de circunstâncias: “Não existe a pista perfeita, e nem todos os jogos de futebol são emocionantes. Alguns circuitos tendem a ter corridas mais aborrecidas, outros são mais excitantes. Um bom exemplo é o Red Bull Ring, em Spielberg. Tem uma boa dinâmica de corrida e é ideal para ultrapassagens. As corridas lá são muitas vezes excitantes”.
“Já em Sochi as corridas são mais aborrecidas. É um circuito localizado no meio do recinto olímpico e foi construído como um circuito de rua. Não tínhamos muita margem de manobra, com os Jogos Olímpicos de 2014 a terem prioridade na altura da construção. Não era um projeto fácil”, disse Tilke.
“Não podemos construir dez Red Bull Rings só porque funciona bem”, concluiu Hermann Tilke.
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Os melhores circuitos são os que surgem naturalmente, usando a paisagem circundante: Áustria, Bélgica, Itália, até Portugal com Estoril e Portimão, ambos usando as ondulações da paisagem, são circuitos excitantes. O problema dos circuitos de Tilke (ou da maior parte dos circuitos novos) são feitos a régua e esquadro, são tão calculados para ser “bons” que acabam por ser secantes. Não há nada de espontâneo neles como nos circuitos antigos.
Concordo com tudo, excepto…Italia. Monza? Ou um dos outros? É que Monza, tirando a parabolica, é um exercico de acelarar / travar na chicane. Chamar catedral aquilo, é uma piada. Os outros sim, são interresantes.
É a catedral…da velocidade precisamente por ser só acelerar e travar. É um circuito muito rápido. Eu gosto de Monza. Não é o melhor circuito do mundo mas até tem dado corridas interessantes. E é preciso variedade.
As ondulações de Portimão não são naturais, foram construídas, pelo que se pode construir boas pistas.
Para mim os melhores continuam a ser aqueles que nasceram baseados em estradas existentes, ou seja os mais antigos.
gosto muito do gp no Canadá