F1, Helmut Marko: “ninguém é capaz de bater” Max Verstappen

Por a 2 Agosto 2023 16:27

Max Verstappen voltou a estar a um nível muito superior na Bélgica, tendo sido o piloto mais rápido na qualificação e na Sprint Shootout e vencendo as duas corridas do fim de semana de formato Sprint.

Tendo como principal adversário na Sprint o estreante Oscar Piastri, que liderou a prova, mas foi ultrapassado com alguma facilidade pelo neerlandês, na corrida de domingo nem o seu companheiro de equipa nem a penalização de 5 lugares na grelha de partida foram entraves para o piloto conquistar a sua 45ª vitória na Fórmula 1. 

O consultor da Red Bull, Helmut Marko, salientou no podcast F1 Nation que “o desempenho de toda a equipa foi fantástico” no GP da Bélgica, tendo sido para a estrutura de Milton Keynes uma corrida “brilhante do ponto de vista estratégico, os pilotos estiveram muito bem e ainda tivemos entretenimento com a conversa entre Max e o GP [Gianpiero Lambiase, engenheiro de corrida de Verstappen]”. 

Abordando o facto de Sergio Pérez não ter conseguido acompanhar Verstappen ou até ter evitado a sua vitória, Marko explicou que “ser segundo atrás do Max é como se fosse uma vitória. Não há nenhum piloto que pudesse estar ao seu nível. Talvez Alonso e Hamilton estivessem mais próximos, mas ninguém é capaz de bater Max neste momento”. 

Max Verstappen terminou a corrida com mais de 22 segundos de avanço para Pérez, levando Helmut Marko a admitir não estar admirado com tal avanço do neerlandês ao colega de equipa, “porque sei como o Max é bom. Consegue tratar bem dos pneus e ainda consegue ser rápido”, acrescentando ainda que o piloto “tem uma capacidade incrível”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
20 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
iluminaty_luz2022_gmail_com
iluminaty_luz2022_gmail_com
8 meses atrás

Pelo carro que tem é impossivel … Não tirando mérito ao VERS tem um carro muito superior vê-se como ultrapassa os adversários principlamente na velocidade de ponta,e curvas rápidas é como uma facilidade incrivel…

Last edited 8 meses atrás by Pedro Vasco
#99
#99
Reply to  iluminaty_luz2022_gmail_com
8 meses atrás

Não tem concorrência a altura, logo não se poderá considerar imbatível em igualdade de circunstâncias. Tem aproveitado e bem do material que lhe foi posto a disposição como fez o Vettel no seu reinado.

Pu7oze
Pu7oze
8 meses atrás

Gostava de o ver num Alpha tauri ou haas e ver víamos se alguém o bate ou não…
Está personagem do Helmut só diz isto porque sabe que o RBR é bastante superior aos outros.
Até mesmo o carro do Perez é inferior…
Tal e qual como aconteceu na era do vettel-weber em que o australiano veio um dia provar que os monolugares não eram iguais.
Portanto é injusto criticar o mexicano.
Se é assim tão bom porque não o colocam em outro carro da equipa satélite ver se consegue ser assim tão rapido

2020
2020
Reply to  Pu7oze
8 meses atrás

No dia que começarem a fazer-lhe sombra ou a superar, diz que os adversários estão ilegais… Este velho é mesmo ordinário…

canam
canam
8 meses atrás

Ele é um grande talento. E com o melhor carro torna-se realmente difícil de bater. Apenas em corridas que não sejam “normais” por assim dizer isso poderá suceder…ou se tiver danos ou problemas no carro. Mas no passado outros também dominaram, nomeadamente o Hamilton recentemente. Uma sucessão de vitórias tão continuada, isso sim, parece ser realmente singular.

MiguelCosta
MiguelCosta
8 meses atrás

Já existiram outros binómios na F1, que são difíceis de bater, alguns impossíveis sem problemas mecânicos, quando o primeiro piloto é designado pela equipa, tipo Piquet e Brabham, Senna e Mclaren, Vettel e RedBull, Schumacher e Ferrari e mais recentemente Hamilton e a Mercedes, o carro provavelmente segue a evolução (às vezes até a própria concepção) do estilo de condução desse mesmo primeiro piloto, torna-se complicado para o segundo piloto atingir o mesmo nível, mesmo que seja bom. O Perez não é um Stroll ou um Tsunoda (só para citar alguns), é um bom piloto, não tem o talento do… Ler mais »

Vagueante
Vagueante
Reply to  MiguelCosta
8 meses atrás

Falta os velhos na lista dos que podem lutar com o Max, o Alonso e o Hamilton. O Fangio um fenómeno,mas não sei se o Jim Clark não estaria ao mesmo nível ou ligeiramente acima.

MiguelCosta
MiguelCosta
Reply to  Vagueante
8 meses atrás

Verdade caro forista, concordo, não citei o Hamilton e o Alonso porque já estavam no artigo, mas concerteza que estão nessa lista. O Clark, sim é um lapso da minha parte, já que pessoalmente o considero um dos melhores de sempre.

alexis
alexis
Reply to  MiguelCosta
8 meses atrás

Só um pequeno reparo ao seu comentário, o Senna nunca foi 1º piloto na Mclaren, o Senna e o Prost lutavam de igual para igual e nunca aceitavam ordens de equipa, daí ter havido alguns encontros indesejáveis, sendo o mais famoso o de Suzuka pelas razões que se conhece.

2020
2020
Reply to  alexis
8 meses atrás

E quando tinha o Berger era de igual para igual!?…

917/30
Reply to  2020
8 meses atrás

Ele deve achar que Prost foi o único companheiro do Senna na Mclaren…

917/30
Reply to  alexis
8 meses atrás

Nunca ??? lol Então em 1990, 91 e 92 com Berger e em 93 com Andretti e Hakkinen, Senna não era 1º piloto??? A sério? Convém saber do que se fala, ainda para mais quando se vem fazer “reparos”…

Last edited 8 meses atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
MiguelCosta
MiguelCosta
Reply to  alexis
8 meses atrás

O Senna depois do Prost sair, passou a ser o primeiro piloto, não me recordo mas acho que ainda lá ficou mais 5 anos, sempre como o foco principal da equipa, apenas o Hakkinnen lhe fez sombra (e de que maneira, existe o episódio famoso dos “Cojones” no Estoril).

917/30
Reply to  MiguelCosta
8 meses atrás

Excelente comentário!

917/30
8 meses atrás

Tenho a certeza que com o mesmo carro Leclerc é capaz de o fazer. A rapidez do monegasco, que considero ser o mais rápido numa volta, é mais do que suficiente para destabilizar/pôr pressão em Max e uma vez nessa situação Max pode ser batido, arrisco ainda dizer que Lando poderá conseguir fazer o mesmo.

Thor
Thor
Reply to  917/30
8 meses atrás

Talvez também o Hamilton seja capaz de o bater numa volta só. Em corrida o Alonso talvez ainda fosse capaz, tal a inteligência que demonstra em corrida. Uma volta só nunca foi a sua “especialidade.

Last edited 8 meses atrás by Thor
leandro.marques
Reply to  917/30
8 meses atrás

Lando e Alonso creio que alguma luta dariam, se o suficiente para o bater de forma consistente já tenho as minhas dúvidas. Leclerc então é que tenho mesmo mais dúvidas, vejo-o a falhar em termos de consistência para uma maratona como é toda a temporada e em termos mentais não me parece ter o que é preciso para aguentar estar sempre lá em cima. É um piloto cheio de qualidades e com um dom fantástico mas não me parece aguentar toda uma temporada em alto nível (tanto mentalmente como fisicamente).

Vagueante
Vagueante
Reply to  leandro.marques
8 meses atrás

O Max antes também era inconstante tal era a pressão de ser campeão do mundo, às vezes depois de se conseguir o desejado prémio ajuda a criar uma consistência diferente, digo eu. A pressão sobre o Leclerc é muita e quando se está na Ferrari, a pressão ainda deve ser maior, especialemnte quando “parece” que têm carro para se bater pelo titulo e depois não é bem assim

2020
2020
Reply to  917/30
8 meses atrás

Leclerc com carro igual o max e o Marko estavam aziados… Se calhar até Norris ou Russell…

2020
2020
Reply to  917/30
8 meses atrás

A malta “max” Nota-se que eram os Hamilton”s do passado recente, dos ” Vettel” da RB… No dia que lhe tirarem o tapete, “viram a página” mas dependendo da equipa possivelmente…

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado