F1, Helmut Marko: “Não podem provar que as regras nos afetam menos”

Por a 11 Abril 2021 15:34

Tanto responsáveis da Mercedes como a Aston Martin já vieram a público revelar que a ‘ligeira’ alteração’ de regras de 2020 para 2021 foi suficiente para que a competitividade dos seus monolugares se alterasse substancialmente.

Do lado da Mercedes as vozes que se ouviram foram pouco contundentes o que não sucedeu com a Aston Martin, que se ‘atirou’ violentamente à FIA, através de Otmar Szafnauer: “Nunca houve uma votação sobre a decisão. Se houvesse, não teria havido maioria”.

Como se percebe, esta situação pode ter alterado a correlação de forças, mas Helmut Marko nega: “Que [a mudança de regras] nos afecta menos é especulação e nada pode ser provado”, disse Marko ao Motorsport-Total.com, explicando depois o raciocínio por trás das mudanças do lado da Pirelli, que ao tornar os pneus mais duros, contribuiu também para as mudanças que se veem: “O argumento principal veio da Pirelli ao dizer que a carga [nos pneus] não deveria ser demasiado elevada,” acrescentando depois que se a Mercedes tem queixas: “Enquanto a Mercedes teve a vantagem que todos viam, não falava do conceito do seu carro, mas agora mudou. Se houve alterações nos regulamentos, eles têm que se adaptar”.

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11 Comentários
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Honda Power
Honda Power
3 anos atrás

Se há alguém que se pode queixar da alteração das regras é justamente a Red bull… sendo o seu ponto forte a aerodinâmica, a grande redução da mesma nas regras de 2021 prejudicou mais a Red Bull que a Mercedes.

Pity
Pity
Reply to  Honda Power
3 anos atrás

Viu-se…

Honda Power
Honda Power
Reply to  Pity
3 anos atrás

Viu-se… a Mercedes a ganhar mais uma vez.

Pity
Pity
Reply to  Honda Power
3 anos atrás

Pois ganhou, mas isso não significa que está melhor do que a Red Bull, a não ser em estratégia.

gtman
gtman
Reply to  Honda Power
3 anos atrás

Não meu caro. Se realmente em vez de “uma profunda convicção” tentasse perceber a aerodinâmica inferior dos carros saberia que a redução das alhetas dos tambores traseiros ( zona onde se cria a saia virtual que sela o difusor ) afecta muito mais os carros de traseira baixa devido ao diferente alinhamento da parte inferior do difusor com estas (Veja o blog do Peter Windsor onde o Scarabs explica a coisa). Por alguma razão a traseira do Mercedes é baixa mas bastante mais alta que em anos anteriores. Isto foi intencional porque o pai destes remendos nas regras é o… Ler mais »

jem
jem
3 anos atrás

Não há qualquer dúvida que o Marko é das pessoas com mais informação na F1. Não sabia é que também o fazia relativamente ao que se passa em Portugal. Este tipo de explicação só pode ser plágio do Ivo Rosa: não se pode provar, logo é tudo uma encenação. Vai fazer escola.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
3 anos atrás

Ah… Por acaso até se pode provar, há tunéis de vento para isso. E se quiserem compreender onde estão as maiores perdas para a RB ou a Mercedes vejam os vídeos do Scarbs a explicar como (por exemplo) o comprimento das entradas de ar para ventilar os travões agora não podem ultrapassar o diâmetro da jante. Isso associado à distância entre o difusor e essas entradas de ar, que também têm uma medida máxima que têm de usar, cria um buraco maior no Mercedes que no RB (devido ao “low-rake”), esse buraco maior deixa escapar uma maior quantidade de ar… Ler mais »

kkk698
kkk698
Reply to  Frenando_Afondo™
3 anos atrás

A Mercedes já não sabia disso?

gtman
gtman
3 anos atrás

..?????

Last edited 3 anos atrás by [email protected]
Pu7oze
Pu7oze
3 anos atrás

Não tenho duvidas nenhumas que todas estas mudanças foram aplicadas com o intuito de prejudicar a Mercedes com o objetivo de acabar a homogenia da equipa desde o inicio da era hibrida

kkk698
kkk698
Reply to  Pu7oze
3 anos atrás

I no início da era híbrida quando foram beneficiados?

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