F1: Haas revelou fragilidade nas regras e outras equipas podem seguir o exemplo

Por a 12 Março 2024 15:48

O facto da Haas ter optado por estratégia agressiva para tentar, e alcançar o seu objetivo, pontuar na corrida do Grande Prémio da Arábia Saudita, abdicando da corrida de Kevin Magnussen – com duas penalizações de 20 segundos cada – para atrasar o pelotão que se formou de pilotos na luta pelo único ponto disponível, de forma a dar a Nico Hülkenberg uma paragem na box sem perder a posição, abriu a controvérsia no paddock da Fórmula 1. Os adversários garantem ter sido uma tática antidesportiva, mas também avisam que o exemplo pode ser seguido, colocando em causa a atualização das penalizações que a FIA realizou para esta ano a pedido… das próprias equipas e pilotos. 

Nico Hülkenberg optou por não ir às boxes durante o período do Safety Car na corrida do GP da Arábia Saudita, mantendo-se no top 10, com Kevin Magnussen alguns lugares atrás. No entanto, Magnussen teve uma defesa de posição para lá do que é considerado legal à tentativa de Alexander Albon, resultando numa penalização de 10 segundos para o piloto dinamarquês. Mais tarde, enquanto lutava com Yuki Tsunoda, Magnussen saiu da pista, mas manteve a sua posição, tendo sido novamente penalizado com 10 segundos. Com a sua corrida significativamente comprometida, a equipa deu-lhe instruções para aguentar o pelotão de perseguição para dar ao companheiro de equipa tempo suficiente para ir às boxes e manter-se nos pontos, uma tarefa que Magnussen executou com perícia. 

Enquanto Nico Hülkenberg sublinhou a importância do ponto conquistado em Jidá, Laurent Mekies, chefe de equipa da RB considerou esta situação “a própria definição de comportamento antidesportivo. Tenho a certeza que nós e outras equipas vamos falar com a FIA sobre isso para as próximas corridas”.

Recentemente, foram envidados esforços para resolver a questão das penalizações brandas na Fórmula 1. Em resposta às críticas de que as penalizações de cinco segundos eram demasiado leves, a FIA deu instruções aos comissários desportivos para imporem penalizações de 10 segundos nos casos em que um piloto ganhe uma posição ao sair da pista, com a lógica subjacente a esta decisão de criar um maior efeito dissuasor, tornando menos apelativo para os pilotos aceitarem uma penalização em troca de ganharem uma vantagem. Kevin Magnussen tornou-se o primeiro piloto a receber uma penalização de 10 segundos ao abrigo desta nova regra, mas esta revelou-se insuficiente, uma vez que a Haas ficou a ganhar.

No entanto, Alexander Albon coloca a possibilidade de outras equipas terem um comportamento semelhante, uma vez que as margens são tão curtas entre todo o pelotão para alcançar as posições de pódio. 

Sublinhando que não houve qualquer mal-entendido em relação ao seu episódio e que resultou na primeira penalização de Magnussen, o piloto da Williams explicou, no final da corrida saudita, que “a outra foi um pouco descarada, a outra de 10 segundos com o Yuki. Quer dizer, basicamente garantimos pontos ao nosso colega de equipa com uma penalização de 10 segundos”. 

“Porque é que não se deve fazer isso sempre? Não me parece que cinco a dez segundos sejam corretos. Acho que é preciso devolver a posição e deixar as coisas assim”, acrescentou Albon, colocando a hipótese de “qualquer equipa faria a mesma coisa se sacrificasse um piloto para garantir pontos. Talvez as equipas de topo não o façam, mas as equipas do meio da tabela, que precisam de ganhar pontos em qualquer oportunidade, fá-lo-iam sempre. Penso que mais pilotos o farão apenas para garantir pontos a um companheiro de equipa”.

Já Ayao Komatsu, o responsável da Haas, esclareceu ter-se tratado de um “esforço de equipa fantástico e estou muito contente por ter sido o resultado de um grande trabalho de equipa. Estávamos a lutar pelo 10º lugar – um ponto – mas contra outros oito pilotos, por isso tudo tinha de ser perfeito para aproveitar a oportunidade”.

Veremos como a FIA ‘descalça’ esta bota, uma vez que esta matéria deverá ser discutida antes da próxima prova da temporada, na Austrália.

Foto: LAT Images

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