F1: Haas pode voltar a optar por um piloto estreante

Por a 18 Dezembro 2023 18:41

A Haas pode optar por dar uma oportunidade a pilotos estreantes no futuro, possivelmente em 2026, até porque Günther Steiner acredita que as mudanças planeadas para essa temporada podem levar os pilotos e equipas a assumirem compromissos ainda em 2024, tendo em conta as oportunidade que podem surgir com as alterações regulamentares.

A Haas experimentou colocar dois pilotos estreantes aos comandos dos seus monolugares em 2021, após a saída de Kevin Magnussen e Romain Grosjean dos quadros da equipa norte-americana. Nikita Mazepin trazia um bom patrocínio e Mick Schumacher era piloto do programa de jovens da Ferrari, fornecedora da Haas. No entanto, o conflito na Ucrânia e a posterior restrição da FIA a pilotos russos resultaram na saída de Mazepin, enquanto Schumacher se manteve mais uma temporada ao serviço da Haas, até que Günther Steiner mudou a abordagem ao mercado de pilotos e escolheu dois pilotos mais experientes para regressaram à Fórmula 1. 

Kevin Magnussen e Nico Hülkenberg – surgem ainda rumores do interesse do projeto da Audi nos serviços do piloto alemão para 2026 – mantêm o posto para a próxima temporada, mas sem qualquer acordo para o ano seguinte.

Sobre o facto de ter fechado a porta aos estreantes e jovens pilotos, Steiner esclareceu que “foi uma posição dura”, mas “em 2025, a situação é diferente. A certa altura, teremos novos pilotos a entrar na F1, porque alguns estão a seguir a sua carreira. Ainda é muito cedo para tomar decisões, mas penso que no próximo ano muitos vão preparar-se, no início da época, para garantir que em 2025 estão num bom lugar”.

Oliver Bearman, piloto da academia Ferrari, realizou os treinos livres obrigatórios pela Haas, testando ainda em Abu Dhabi. Steiner vê com bom olhos essa ferramenta para os pilotos terem mais experiência de F1, mas admite que é pouco tempo, apesar de não poder dar tempo de pista com testes privados, porque “gastamos dinheiro, dinheiro, dinheiro”. Ainda assim, os testes com os carros anteriores, “que continuam a ser bastante rápidos”, são uma boa forma para adquirirem experiência, considera Steiner.

Foto: Philippe NANCHINO/MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
dannyricfanclub
dannyricfanclub
4 meses atrás

De facto, já devem ter percebido que não vão a lado nenhum com este par de veteranos que, manifestamente, já não têm nada a dar à F1. Mais vale darem oportunidades a jovens pilotos.

Cágado1
Reply to  dannyricfanclub
4 meses atrás

Basta comparar o Schumacher com o Magnussen em 2022 e o Magnussen con o Hulk em 2023, para ver quem é que tem ou não capacidade. Só que tu preferes sempre mandar bocas, em vez de olhares para a evidência dos resultados. Eu defendo totalmente a renovação de pilotos, passo a vida a dizer que as carreiras são longas demais e há que dar lugar à juventude, mas há que preparar a juventude; saber escolhê-los bem; não pôr 2 jovens sem qq experiência na mesma equipa. A 1ª é difícil com a limitação de treinos, mas nas outras 2 a… Ler mais »

dannyricfanclub
dannyricfanclub
Reply to  Cágado1
4 meses atrás

Ah, a evidência dos resultados… não se iluda nem tente iludir ninguém, porque olhei bem para os resultados. E com um pouco mais de clareza que o meu caro, que aparentemente vê resultados onde estes não existem. Olhei os resultados da dupla da Haas e vi que um dos pilotos tem no palmarés o recorde de participações em GPs sem uma única subida ao pódio – mesmo com carros que conquistaram pódios, como os Force India e os Renault. Isto não é uma «boca»: é mesmo olhar aos resultados. Quanto ao Magnussen, tem vantagem sobre o companheiro de equipa por… Ler mais »

917/30
4 meses atrás

O problema desta equipa vai bem além dos pilotos, trata-se de falta investimento e de estrutra, e sem ovos….
Quanto a pilotos, K Mag aviou Schumi jr no ano passado, e Hulk teve alguma actuações bastante interessantes este ano. Sem serem pilotos de topo são bastante competentes. Por outro lado, gostaria e faria todo sentido ver um jovem piloto ao lado de um deles, pois dois jovens na equipa seria uma idiotice e iria certamente dar mau resultado…mas gente com teorias idiotas e que fala mal por falar mal, é o que por aqui há mais!

Last edited 4 meses atrás by Haters...coisa mais estúpida não há!
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado