F1: Haas-Maserati pode ser realidade já em 2018

Por a 8 Dezembro 2017 14:43

O último rumor da Fórmula 1 é o possível regresso da Maserati já em 2018. Depois do acordo da Ferrari com a Sauber, que permitiu o regresso da Alfa Romeo à competição, Sergio Marchionne, presidente da Fiat Chrysler Automobiles, poderá tentar fazer uma parceria parecida com a Haas, para o regresso da Maserati 60 anos depois.

A equipa americana tem uma forte parceria com a Ferrari desde que entrou na Fórmula 1, com uma relação técnica através do fornecimento dos motores e de outras peças. Tal como com a Sauber, essa parceria poderia ser fortalecida sob a forma de um importante patrocinador vinculado à Ferrari, que alguns relatos acreditam que geraria mais 20 milhões de euros por ano para a Haas.

Existe também outro vínculo potencial entre a Haas e Maserati, já que a equipa americana usa chassis Dallara. A Dallara e a Maserati já trabalharam juntas em alguns projetos no passado, além de terem as suas fábricas em zonas muito próximas.

A Maserati tem uma história rica com a Fórmula 1, com Juan Manuel Fangio a conquistar dois Campeonatos do Mundo com a Maserati em 1954 e 1957.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
14 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
F1_4ever
6 anos atrás

Pelos vistos estão a usar a Fórmula 1 para promover as marcas pertencentes ao grupo Fiat, só é pena que não façam o mesmo com a Lancia que infelizmente é uma marca esquecida e agonizante só com um modelo em produção e pelo que vi no site deles já nem sequer é comercializada cá em Portugal. Uma marca com os pergaminhos e passado desportivo glorioso como a Lancia tem não merecia este fim que pelos vistos se perspectiva. Nós leitores do Autosport mostrámos como ela para nós não está esquecida ao termos eleito a Lancia como a melhor marca nos… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  F1_4ever
6 anos atrás

Que saudades da Lancia em competição. O Ypsilon é o único modelo à venda e só em Itália. Vemos a Alpine, DS, Bugatti ou Mini a terem um 2º fôlego mas o Marchionne (sempre ele) sepultou a Lancia após 10 anos a tentarem promovê-la no mercado mediterrânico ( na América não tem valor) com resultados desastrosos ( para não falar nos flops Thema ou Flavia cabriolet). Mas também não é por acaso que os estrangeiros na conseguem comprar a Lancia. — Foi genial a operação com a marca Alfa Romeo, mas não acredito que a Maserati se associe à Haas… Ler mais »

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  F1_4ever
6 anos atrás

A gestão do grupo Fiat é ruinosa! Lancia quase extinta, Alfa anos a fio quase sem modelos, Ferrari ultrapassada a nível tecnológico, Maserati com imensos carros estacionados nos stands, à espera de comprador. Enfim, que desgraça! Hoje em dia a publicidade que conta não está nas grandes montras mundiais, está nas redes sociais, principalmente Youtube, no que a carros diz respeito.

ernie
ernie
Reply to  F1_4ever
6 anos atrás

A Lancia vai fechar mais dia menos dia! Só produz o Ypsilon que praticamente só os italianos compram, e vende algums “chassos” da Chrysler. De qualquer das formas, o que produziu a Lancia de verdadeiramente atractivo, excluindo os carros para ralis? Nunca foi marca com apreciável volume de vendas, e nos últimos 40 anos apenas carros com manifesta falta de qualidade em termos de acabamento, corrosão e problemas eléctricos (a marca foi mesmo proibida no Reino Unido), quanto a estética, lembro-me de um elegante Lancia Gamma Coupé, tenho saudades do Fulvia coupé, mas esse tem mais de 40 anos, dos… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  ernie
6 anos atrás

O Marchionne falou no filme “A escolha de Sofia”. A Alfa e a Lancia estavam em declínio há muito, só uma podia sobreviver, a escolhida foi a Alfa. A seguir até os sites estrangeiros da lancia fecharam Mas quando vemos a Geely com a Volvo ou a Tata com a Jaguar, não pode passar despercebido que eles não vendem a Lancia aos chineses ou quaisquer outros, les não são estúpidos, e os puristas lembram-se bem que em 1969 a Fiat comprou a marca por 1 lira. — Ernie, naquele 14 de março de 76 não houve Físico-Química nem Desenho, não… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Alguém se lembra qual era o motor?

https://www.youtube.com/watch?v=CF_XPulgqQM

F1_4ever
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

O motor era o Ferrari Dino 2.4 V6 . Este lancia Stratos continua para mim a ser o carro de ralis mais bonito de sempre.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Lancia_Stratos_HF

rodríguezbrm
rodríguezbrm
Reply to  F1_4ever
6 anos atrás

Ora bem.
E voto também no Stratos.Então com o mago Munari ao volante, mesmo aos 71 anos….

https://www.youtube.com/watch?v=h3CiwcECim0

ernie
ernie
Reply to  rodríguezbrm
6 anos atrás

Olá rodriguezbrm, primeiro, faço notar que no meu comentário excluí os carros de ralis, e também posso excluir os fantásticos Beta Montecarlo de Gr5 ou os LC1 e LC2 protótipos. É claro que nesse dia não fui olhar para as trombas da professora de Matemática, fui até à Curva d’Água (Lagoa Azul) ver os Statos do Sandro Munari e do Lele Pinto (e depois a noite final), e dois ou três anos mais tarde vi o carro azul da Chardonet pilotado pelo Darniche numa prova que acompanhei no final (já sem esse carro em prova) desde Viseu até ao Estoril… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Vamos lá colar mais uns autocolantes aqui ao motor Ferrari… *descola autocolante da Ferrari, cola autocolante Maserati* Done! Olha-me para esta beleza da engenharia da Maserati! E não deu trabalho nenhum!

ernie
ernie
Reply to  Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Tal como nos motores de série, no entanto, acredito que o California e agora o Portofino, foram buscar a plataforma ao Granturismo. No entanto, isso não me choca, a Lancia usou motores Ferrari no Strato’s e no LC2, se é isso que é preciso para manter essas marcas, que seja feito. A Lotus patrocinou uma equipa de F1 de quem ninguém sabe o nome (Genii F1?), e toda a gente acha que o Raikkonen venceu as suas duas últimas corridas na Lotus. Porque não hão-de a Alfa Romeo (qeu já aparecia nos Ferrari depois da FIAT), a Maserati fazê-lo? A… Ler mais »

nuz18t
nuz18t
6 anos atrás

Nao vejo mal nenhum na maneira que o grupo Fiat está a promover as suas marcas, acho muito bem e faz mais sentido do que Tag-hauer ou Aston Martin! A F1 nao pode usar nos motores a mesma regra que usa nos chassis (chassis unico), era bom era 10 fabricantes! Ao mesmo tempo a Ferrari fortalece o seu estatuto para ter mais voto na direcao (leia-se regulamentos) que os novos donos e a FIA seguem…

anotheruser
6 anos atrás

Não era a Ferrari que há umas semanas ameaçava sair da F1?!
Pois parece que o grupo Fiat está a investir cada vez mais e a depositar cada vez mais esperanças na F1.

ernie
ernie
6 anos atrás

…Existe também outro vínculo potencial entre a Haas e Maserati, já que a equipa americana usa chassis Dallara. A Dallara e a Maserati já trabalharam juntas em alguns projetos no passado, além de terem as suas fábricas em zonas muito próximas… Não percebo a conveniência para a HAAS na proximidade das fábricas da Dallara e da Maserati ou até das duas marcas já terem trabalhado juntas, já que qualquer cooperação tem a ver apenas com o “rótulo” nos motores Ferrari e outros componentes eventualmente fornecidos à HAAS, em cujo projecto e fabrico a Maserati não mete o nariz. Mas o… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado