F1, GP de Singapura: Pneus mais macios da gama, para fim de semana exigente

Por a 12 Setembro 2023 12:11

A F1 está de regresso a Singapura, um dos desafios mais exigentes do ano para os pilotos. A sucessão de de curvas, a humidade e o calor, a concentração necessária são pontos fulcrais neste fim de semana. Para os pneus, não é dos piores fins de semana e a Pirelli, como habitualmente, leva os pneus mais macios da sua gama.

A primeira edição do Grande Prémio de Singapura teve lugar em 2008. Desde então, foi disputado mais 12 vezes na pista de Marina Bay, mas não se realizou nenhuma corrida em 2020 e 2021 devido à pandemia de Covid-19. No total, houve cinco vencedores diferentes: Sebastian Vettel (cinco vitórias), Lewis Hamilton (quatro vitórias), Fernando Alonso (duas vitórias), e Nico Rosberg e Sergio Perez, que venceram uma vez cada. As equipas com mais vitórias são a Mercedes e a Red Bull, com quatro vitórias cada, enquanto a Ferrari estabeleceu o maior número de pole positions: seis.

O traçado foi modificado este ano, com a secção da pista entre as curvas 16 e 19 a tornar-se uma reta com cerca de 397 metros de comprimento. Isto significa que o número de curvas desce de 23 para 19, enquanto o comprimento total da volta é agora de 4,940 quilómetros (em comparação com os 5,063 anteriores). A corrida foi alargada para 62 voltas: mais uma volta do que no ano passado.

Há muito “mobiliário urbano” nas estradas públicas que compõem o circuito de Marina Bay, tais como linhas brancas pintadas e sarjetas, que podem afetar os níveis de aderência, especialmente se chover.

Uma estratégia de uma paragem é a melhor opção, também porque o tempo de perda nas boxes, de cerca de 28 segundos, é o mais elevado da época, juntamente com Imola. O composto mais duro disponível é normalmente o pneu de corrida principal se o tempo permanecer seco.

Tal como acontece com outras pistas de rua, a posição na grelha é normalmente crucial para uma boa finalização, dadas as limitadas oportunidades de ultrapassagem. A qualificação tende a ter uma forte influência no resultado final.

No ano passado, o início da corrida foi adiado por uma hora devido a uma tempestade que atingiu Marina Bay alguns minutos antes da formação da grelha. Os carros começaram a corrida com pneus intermédios e depois mudaram para médios e macios – com um Safety Car Virtual a influenciar também a estratégia.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado