F1, GP de Las Vegas: O dia em direto

Por a 17 Novembro 2023 16:00
  • Começou mal o GP de Las Vegas. A expetativa é alta para este fim de semana, que foi “vendido” como um dos mais espetaculares da temporada 2023 da F1. Mas o Treino Livre 1 terminou prematuramente devido a uma tampa de válvula de água que se soltou.

Christian Horner – “Eles vão ter de verificar todas as tampas para se certificarem de que é seguro correr. Estes carros atingem uma velocidade tão elevada e tão perto do chão. Só temos de nos certificar de que é seguro. Temos de ser flexíveis”.

Fred Vasseur – “O motor, monocoque e a bateria estão danificados. Acho que é simplesmente inaceitável. Custou-nos uma fortuna. Estragámos a sessão para o Carlos. De certeza que não vamos participar no TL2. Acho que é inaceitável para a F1 hoje.”

  • A meia hora do arranque agendado do TL2, a sessão foi adiada e ainda não se sabe quando terá início. Há a possibilidade de não termos mais ação em pista hoje, enquanto se avaliam e reparam as tampas todas do circuito citadino.

Toto Wolff – “Como é que se podem atrever a falar mal de um evento que estabelece novos padrões, novos padrões para tudo. E depois falam de uma tampa de esgoto que se soltou e que já aconteceu antes – não é nada, é o TL11. Dêem crédito às pessoas que criaram este Grande Prémio, que tornaram este desporto muito maior do que alguma vez foi.”

  • Ainda não há confirmação, mas espera-se que o segundo treino do GP de Las Vegas comece às 10h de Portugal, duas da manhã em Las Vegas. A organização do circuito continua a verificar se todas as condições de segurança estão asseguradas.

Imagem da tampa que cedeu

  • Num dia que está ser repleto de más notícias, há mais novidades vindas de Las Vegas. O treino deverá arrancar às 10:30, 2:30 da manhã em Las Vegas. Um horário pouco comum, de tal forma que não teremos adeptos nas bancadas. A F1 anunciou que ia encerrar os espaços dos fãs à 1:30, uma hora antes do treino, devido a considerações logísticas. Os fãs que se deslocaram para ver os carros em pista acabaram por ver muito pouco. Como a organização não consegue garantir o staff para assistir os fãs, decidiram fecharam as bancadas. Assim, o TL2 será feito à porta fechada.

  • A Ferrari conseguiu reparar o monolugar de Carlos Sainz a tempo do TL2. Com danos no motor, monocoque e bateria, a Scuderia teve de trocar o chassis e instalar novas peças. Mas isso implicará uma penalização a Sainz.
  • A Ferrari conseguiu reparar o monolugar de Carlos Sainz a tempo do TL2. Com danos no motor, monocoque e bateria, a Scuderia teve de trocar o chassis e instalar novas peças. Mas isso implicará uma penalização a Sainz.
  • A Ferrari apresentou um pedido à FIA para substituir a bateria, sem que isso implicasse penalizações (Sainz já usou a sua alocação para esta época) para o piloto, dado que os danos foram provocados pela tampa de drenagem que se soltou. A FIA tentou encontrar nos regulamentos alíneas que permitissem a troca de peças sem penalizações, mas com não existiam nos regulamentos, nem existiam precedentes, Sainz irá ser penalizado pela troca de componentes no seu carro.
  • Chalres Leclerc foi o piloto mais rápido no Treino Livre 2 para o GP de Las Vegas, uma sessão alargada para compensar o tempo perdido no TL1. A Ferrari mostrou bom andamento e Carlos Sainz conseguiu o segundo lugar, seguido de Fernando Alonso a completar o top 3, no final de um dia atribulado para a F1.

  • Está confirmada a mais que esperada penalização para Carlos Sainz depois da troca completa de chassis que a Ferrari teve de operar. Os danos foram significativos e motivaram uma troca completa de chassis. O uso de uma terceira bateria no carro de Sainz (duas baterias permitidas por época) motiva uma penalização de dez lugares para o piloto espanhol. Num fim de semana em que os Ferrari parecem competitivos, é um rude golpe para o piloto do carro #55.

Max Verstappen – “Já tive pistas melhores na minha vida. Eu já disse isso ontem e não há nada de novo que eu tenha descoberto”.

Lewis Hamilton – ” “É um desafio enorme e, apesar de termos longas retas, não há muitos sítios para ultrapassar. A aderência é baixa e o cone de aspiração não é muito potente, um pouco como em Monza. Mas diverti-me imenso, toda a gente está a lutar contra o jet lag, mas sinto-me ótimo”.

Carlos Sainz – “O que aconteceu hoje é um exemplo muito claro de como este desporto pode ser melhorado de muitas formas. Neste caso poderia ter sido aplicada a force majeure para que eu não sofresse uma penalização, mas as pessoas encontram sempre formas de tornar a situação pior. Neste caso, é a minha vez de pagar o preço. Tive uma grande pancada nas costas e no pescoço no incidente que todos viram. Infelizmente, o chassis, a unidade motriz, a bateria e até o meu banco ficaram danificados após o incidente. “

Fernando Alonso – “É um circuito interessante, com muitas curvas diferentes e longas retas que, à noite, fazem com que os pneus percam um pouco de temperatura, pelo que as zonas de travagem são interessantes e um pouco aleatórias em termos de aderência. É interessante, a corrida vai ser divertida, com muitas oportunidades também. Vamos ver se conseguimos otimizar as coisas”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

2 comentários

  1. HellRun

    17 Novembro, 2023 at 10:58

    Benvindos à F1 espectaculo, à americana! Podiam manter as tampas a saltar na corrida. Em vez de paragens obrigatorias para mudanças de pneus, cada piloto tinha de passar por uma tampa solta, em volta à sua escolha.

  2. Pedro Coelho

    17 Novembro, 2023 at 11:49

    Se calhar os americanos pensaram que assim era mais espetacular.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado