F1, GP da Itália: FIA explicou porque os Ferrari não foram penalizados

Por a 2 Setembro 2023 18:21

Charles Leclerc e Carlos Sainz estiveram sob investigação, com suspeitas de terem ficado acima do tempo máximo estipulado para este fim de semana na Q1 da qualificação. O tempo máximo foi estipulado para evitar acumulação de tráfego em pista, numa medida a pensar na segurança. Mas os pilotos foram ilibados e. por isso, as penalizações não foram aplicadas.

A FIA explicou que os pilotos estiveram sempre acima da velocidade necessária para ficar abaixo do tempo máximo estipulado (1:41). No entanto, para não atrapalharem a volta lançada de outros pilotos, tiveram de levantar o pé:

“Ambos os pilotos permaneceram acima da velocidade necessária para ficar abaixo de 1min41s durante a maior parte da volta, especialmente nas retas. Em ambos os casos, os comissários descobriram que os pilotos se afastaram dos outros para não atrapalharem”, dizia o comunicado da FIA. “Os comissários decidiram, portanto, que isso não pode ser visto como ‘pilotagem lenta desnecessária’ e que havia uma razão válida para não cumprirem o limite de tempo. Portanto, foi decidido não tomar nenhuma ação adicional”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
8 meses atrás

Fico feliz por não ter sido novamente a RB a conseguir a pole, mas os 1:41 já deviam ter em conta margem para imprevistos. Não me parece que faça sentido depois alarguem o tempo que já era largo. Estragava um bocado a festa, mas acho que deviam mesmo ter sido penalizados, a última volta retirada, ou algo assim.

leandro.marques
Reply to  Cágado1
8 meses atrás

Quando vi a primeira explicação para a não penalizacao na altura fez-me sentido quando a li noutro lado. Depois voltei a ler aqui e também me fez sentido.
Mas o caro aponta aí um ponto fundamental que me fez mudar a ordem de pensamento, se de facto não forma criadas margens de exceção eles deveriam ter sido penalizadas, de acordo com as notas do diretor previamente e atempadamente dadas.
Mas é Monza, noutro circuito se calhar teriam sido.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  leandro.marques
8 meses atrás

Epá, se não impediram carros nem fizeram comboinho, para quê penalizar? É aquela cena de não terem cumprido a regra mas terem cumprido com o espírito da mesma ou o caraças.
O que se pode debater é a semântica da coisa e afinar a letra da lei.

leandro.marques
Reply to  sr-dr-hhister
8 meses atrás

Percebo a sua ordem de pensamento. E também foi o meu inicial e intermédio. Mas o colega cagado apontou um ponto fundamental para a razão de agora achar o contrário. Não foram criadas condições de exceção para o que tinha sido atempadamente transmitido aos pilotos e equipas. Era 1:41 e teria de ser cumprido. Não o foi, logo teriam mesmo de ser penalizadas.

garantia4
garantia4
Reply to  leandro.marques
8 meses atrás

Não é verdade que não tenham sido admitidas excepções e foi- o expressamente. E mesmo que tal não sucedesse, sempre se podia ter em conta o espírito da lei. Por que razão foi criada esta regra? Espírito do regulamento que já serviu tantas vezes para punir a Ferrari, vamo- nos lembrar também?

leandro.marques
Reply to  garantia4
8 meses atrás

Esse último parágrafo estragou todo um raciocínio que eu estava a entender e compreender, mesmo não concordando. Já parecia o outro a queixar-se no início de carreira de perseguição que levou a que depois fosse qu se “criminoso” aplicar alguma merecida penalizacao e com isso foi quase administra total. A Ferrari já foi prejudicada alguma vezes? Sim, foi e não está isso em causa. Já foi beneficiada também? Sim, exemplo acordo secreto do motor. Mas não é por uma vezes ter sido beneficiada e outras prejudicada que da livre trânsito para não ser aplicado os regulamentos e/ou diretrizes quando eles… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  leandro.marques
8 meses atrás

Não, Leandro. Era para reciodar que há precedentes e que não há tratamento de favor neste caso., que é o que tantos insinuam.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  leandro.marques
8 meses atrás

Típico da FIA. Mas o facto da FIA ter falhado nesse ponto não significa para mim que a decisão final não foi justa.

garantia4
garantia4
Reply to  Cágado1
8 meses atrás

Há uma falha nesse raciocínio. Os comissários disseram expressamente antes da Qualificação que só em circunstâncias definidas como excecionais poderiam não aplicar essa sanção.
E, como é evidente essas circunstâncias verificaram- se. Os 2 pilotos não só não prejudicaram ninguém, nem tiraram vantagem, como não rodaram inutilmente de forma lenta. Pelo contrário, desaceleraram verdadeiramente e puseram- se de lado para os outros passaremconforme foi provado pelos dados de cronometragem, pelos onboards dos 2 carros e dos circuitos fechados.
É consentido superar o tempo limite se se roda devagar para deixar passar os adversários. Foi o que sucedeu.

nunofernandesp12023_gmail_com
nunofernandesp12023_gmail_com
8 meses atrás

Tem que haver bom senso, e houve. Muito bem.

chicanalysis
8 meses atrás

Se tivesse sido com os dois haas por exemplo, duvido que o veredicto tivesse sido o mesmo.

4RcNg
4RcNg
8 meses atrás

Bom senso? Em Monza, com os dois Ferrari? Foram olímpicamente ‘absolvidos’ e mandados em paz, para a frente do grid…!

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  4RcNg
8 meses atrás

No negro poço de corrupção que é o coração do homem há de uma luz resplandecer e nela verás o rosto de Jesus Cristo.
Amém.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado