F1, GP da Austrália: Max Verstappen faz a pole, Mercedes no top 3
Max Verstappen alcançou mais uma pole, a segunda deste ano, a 22ª da sua carreira. O piloto da Red Bull esteve sempre a no controlo das operações e conseguiu uma excelente pole, seguido da grande surpresa do dia. A Mercedes alcançou o segundo, graças a George Russell e o terceiro lugar graças a Lewis Hamilton. Os Flechas de Prata surpreenderam com um ritmo de qualificação acima do esperado. Quem ficou a perder foi Fernando Alonso, “apenas” em quarto, quando parecia favorito ao segundo posto. Carlos Sainz conseguiu o quinto posto, seguido de Lance Stroll e Charles Lecelrc, mais uma vez longe do topo. Alex Albon foi um dos destaques do dia, com um oitavo lugar, à frente de Pierre Gasly e Nico Hulkenberg (grande qualificação)
Foi com uma temperatura de 20.4ºC nem pista e 14.4ºC no ar que os pilotos encararam a Qualificação com uma pista ainda ligeiramente húmida, pois a chuva tratou de voltar a aparecer antes da sessão, o que mudou os níveis de aderência. Depois do TL2 afetado pela chuva, as equipas tiveram de recolher os dados que necessitavam num atribulado TL3. Mas Verstappen era um dos grandes favoritos, com os Aston Martin por perto, com Sergio Pérez a enfrentar grandes problemas na derradeira sessão de preparação. Com a chuva, o cenário poderia mudar completamente.
Q1
Alex Albon e Logan Sargeant foram os primeiros a ir para a pista, seguidos dos Alpha Tauri, dos Alda Romeo, dos Haas e dos McLaren. Alex Albon foi o primeiro a entrar no segundo 18, sendo destronado por Nico Hulkenberg. As equipas mais rápidas foram para a pista pouco depois e a sessão foi interrompida pouco depois, com Sergio Pérez a sair de pista e a ficar preso na caixa de gravilha e a ficar fora da sessão, com o mesmo problema que o afetou noTL3.
No recomeço, Verstappen tratou de se colocar no topo da tabela, com Hulkenberg a manter o segundo e Lance Stroll em terceiro. Seguia-se Lewis Hamilton, Albon e Russell, com Alonso apenas em sétimo.
Nesta fase, estavam na zona de eliminação Yuki Tsunoda, Esteban Ocon, Piere Gasly, Logan Sargeant.
Albon colocou-se no segundo posto, seguido de Carlos Sainz que tratou de se colocar no top3. Fernando Alonso melhorou na segunda volta rápida, e conseguiu o segundo lugar, atrás de Vertappen que melhorou a sua primeira marca. Os pilotos não entraram para as boxes e iam mantendo os mesmos pneus desde o recomeço da sessão.
Max Verstappen foi o primeiro a entrar no segundo 17. No outro extremo da tabela, estavam fora da Q2 Zhou Guanyu, Logan Sargeant, os McLaren e Valtteri Bottas.
As últimas voltas confirmaram os cinco pilotos eliminados e Oscar Piastri, Zhou, Sargeant, Bottas e Pérez ficavam fora da qualificação.
Max Verstappen foi o mais rápido (1:17.384), Russell, Hamilton, Ocon e Fernando Alonso.
Q2
O arranque da segunda sessão foi animado com muitos carros em pista desde os primeiros segundos. Pela liderança da tabela passaram Alonso, Stroll e Charles Leclerc, enquanto esperávamos uma volta rápida de Max Verstappen, que chegou pouco depois, instalando-se no primeiro lugar, com mais de três décimos de vantagem sobre Leclerc.
A meio da sessão, estavam na zona de eliminação Yuki Tsunoda, Pierre Gasly, Kevin Magnussen, Nyck de Vries e Lando Norris.
No final da sessão ficavam de fora da qualificação Esteban Ocon, Yuki Tsunoda, Lando Norris, Kevin Magnussen e Nyck de Vries. Max Verstappen ficou com o tempo de 1:17.056, seguido de Fernando Alonso, Carlos Sainz e Charles Leclerc. As grandes surpresas eram Nico Hulkenberg (5º) e Alex Albon (10º).
Q3
O arranque da Q3 foi animado, com todos os pilotos a irem para a pista, exceto Lance Stroll que esperou mais um pouco na sua box. Max Verstappen, que já tinha prometido uma volta no segundo 16 na Q2, fez 1:17.578 na sua primeira tentativa, destronado por Fernando Alonso, que por sua vez foi destronado por Lewis Hamilton. O top 5 era Hamilton, Alonso, Russell, Sainz, e Leclec. Verstappen era sexto.
Na segunda tentativa de Verstappen, o piloto da Red Bull tirou 0.009 segundos ao tempo de Hamilton.
O fim da sessão chegou pouco depois e Verstappen conseguiu finalmente entrar no segundo 16, alcançando a pole, seguido de George Russell e Lewis Hamilton, com Fernando Alonso em quarto e Carlos Sainz em quinto. Seguiam-se Lance Stroll, Charles Leclerc, Alex Albon, Pierre Gasly e Nico Hulkenberg.


O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





GUILHERME Rodrigues
1 Abril, 2023 at 7:36
Grande qualificação certamente a melhor do ano, mais competitiva e imprevisível, certamente a utilização dos C4 em vez dos C5 do ano passado foi um grande tiro nos pés da FIA e de quem organizou este GP, muitas dificuldades para todos os pilotos e carros em colocar temperatura nos pneus! Pole do grande favorito Max Versttapen e do RB19 mas foi mais apertado que o habitual, estas condições frias baralharam muito as coisas e ia dando uma de Hungria de 2022 para quem se lembra! Mais uma vez a provar que o choradinho dos mercedes e do toto wolff este ultimo mês afinal este W14 é muito melhor que o W13 e só choram porque não têm um carro 1 segundo mais rápido que a concorrência para colocar o bieber no pedestral e é isso, a equipa que ninguém pode confiar a equipa mais falsa da história mundial, mas há muita gente que adora esses discursos e comunicação à la inglesa muito além, nada alemã sem ser os motores obvio! Quanto ao Alonso desilusão esperava mais, mas ele nunca foi o forte dele em qualificação, e os 2 ingleses da mercedes são muito rápidos não haja duvidas! Mas amanhã em corrida vamos ver, o Alonso tem de tentar arriscar no arranque sem penalizar e tentar ultrapassar pelo menos 1 dos mercedes, senão o podio fica complicado, mas ele vai tentar em alguma curva ainda por cima se o hamilton estiver à frente como no Bahrein ele vai dar tudo e mais alguma coisa, ainda por cima depois das declarações ao Léquipe vai haver guerra dura amanhã vai valer tudo, tem tudo para acabar em desastre! Ferrari nem vale a pena falar até dão pena, quem os viu quem os vê, apesar de terem o melhor motor da f1 o chassis é uma bela porcaria grande trabalho dos engenheiros sem duvidas, que casa a arder, a desorganização total, por isso os ingleses os desprezam e gozam tanto com eles, ainda por cima latinos e emocionais, uma equipa completamente à deriva! Albon excelente qualificação, este williams em reta é de longe o melhor, grande volta da williams parece estar de volta! Quanto à Mclaren muito muito mal, coitado do Piastri logo na sua corrida do país e cidade natal, incrivel ainda piores que a Ferrari, parece não haver dinheiro e engenheiros para segurar o barco, até a Williams com menos faz muito muito mais!!!!!
Bryan
1 Abril, 2023 at 8:44
O motor Mercedes é Inglês, desenvolvido e fabricado em Brixworth, Northamptonshire.
RedDevil
1 Abril, 2023 at 13:53
Não é só o motor… é tudo… a unidade de motores é “descendente” da Illien e o resto é Brawn/Honda/BAR/Tyrrell…
Pity
1 Abril, 2023 at 17:42
Descendente da Ilmor. Illien era só a primeira metade do motor.😀
RedDevil
1 Abril, 2023 at 18:56
Certo e errado… Sim, o fabricante chamava-se Ilmor, esta empresa foi fundada por Mario Illien e Paul Morgan e posteriormente adquirida pela Mercedes e transformada na Mercedes AMG High Performance Powertrains Ltd.
Quando a Mercedes adquiriu a Ilmor já só havia o Illien… portanto… era o motor todo… não metade…
Utilizei (erradamente) o nome Illien porque era a “figura de proa” da empresa…
Pity
1 Abril, 2023 at 9:06
A surpresa da qualificação veio da Mercedes, bem melhor do que eu esperava. Albon também muito bem. A “fava” saiu ao Perez, acontece.
Danny Ric Fan Club
1 Abril, 2023 at 10:04
A vedeta da qualificação foi o Albon. Para mim é uma satisfação enorme ver a Williams a dar sinais de progresso.
jo baue
1 Abril, 2023 at 10:09
Comparação 2022-2023:
RB baixou o crono 1, 4 s
MB: 2s
Ferrari: 0,5 s, ( 0,7, se a referência fôr o Sainz Jr)
Stroll, não dá para confrontar porque não fez a quali em 2002, mas de qualquer maneira 1 ano depois e na mesma pista o Astroll Martin baixou o tempo em 4 s. Quatro segundos.
Luis Filipe
1 Abril, 2023 at 10:53
Vai ser interessante a primeira curva amanhã, Hamilton/Alonso. No início do campeonato sobretudo o Hamilton e Toto vieram com declarações de derrotismo, na altura eu comentei que me pareciam exageradas para uma primeira corrida e parece que o tempo me está a dar razão, até porque uma equipa como a Mercedes tem meios técnicos e humanos para evoluir. Russell mais uma vez muito bem e a bater novamente o colega. Leclerc a reconhecer que não pilotou bem o que lhe fica bem embora parece que saiu prejudicado na q3 ao rodar atrás do colega agora é esperar que o Checo faça uma grande corrida de traz para a frente para animar ainda mais a prova amanhã
Canam
1 Abril, 2023 at 12:33
Desta vez o azar calhou ao Perez ( um erro dele). Até onde poderá ir na corrida ?
A Mercedes com o choradinho do costume, vai-se chegando. O Max tem vantagem mas tudo pode acontecer.
Que se passa com a Ferrari ? O carro, sendo uma evolução do ano passado, que era bom, parece estar a ficar para trás.
Danny Ric Fan Club
1 Abril, 2023 at 12:55
Precisamente por ser uma evolução do ano passado. Todas as equipas da frente evoluíram os carros menos a Ferrari, que se fiou na «bomba» que era o motor. Agora não tem chassis nem motor. E, aparentemente, nem pilotos.
NOTEAM1 NOTEAM1
1 Abril, 2023 at 14:45
Max absolutamente imbatível com o melhor carro da grelha. O Checo Perez ainda não se aproxima do nível do seu companheiro de equipa na minha opinião. Terá de mostrar mais.
A Mercedes a aparecer rejuvenescida em Melbourne, o carro nunca foi um desastre como tantas vezes se anunciou publicamente, mas parece claro que encontraram um extra nesta circuito, o que só pode ser encorajador para a Mercedes.
Russel underrated? Muito…
Alonso continua a amassar o Stroll, é um dado quase adquirido, mas poucas vezes referenciado.
Os Ferrari continuam a sua travessia no deserto, é uma enorme desilusão, a maior até ao momento. Após a primeira corrida, julgava que a Ferrari pudesse estar a fazer aquilo que a Mercedes parece estar a fazer em Melbourne, mas a verdade é que a Scuderia está um passos atrás, sendo que neste momento é a 4a força na grelha.
O Leclerc hoje teve uma má performance, o suficiente para alguns haters saírem do armário para apanhar ar, é que já fazia algum tempo que o podiam fazer. Eu prefiro pensar nesta má performance do Leclerc, e enfantizar o que ele tem feito pela Ferrari ao longo do último ano. Nas duas primeiras qualificações do ano, o Leclerc colocou-se entre os três primeiros num Ferrari.
Underrated? Muito…
Mais uma brilhante qualificação do Albon, é bom vê-lo a justificar o seu inegável valor.
Gasly bem, Ocon quase, mas faltou-lhe aquele bocadinho que parece faltar-lhe com frequência.
Hulk a provar que velhos são os trapos, para quem se interroga sobre o porquê da Haas contractar o piloto alemão, teve hoje uma resposta.
De Vries a deixar uma má impressão até ao momento, confesso que esperava mais, sem tirar mérito ao começo sólido do Tsunoda.
Venha a corrida
Leandro Marques
1 Abril, 2023 at 17:42
Imensamente contente pelo Albon. Fiquei um pouco triste pelo Checo, adoro este piloto e teve imenso azar quando tinha uma enorme oportunidade de continuar a lutar pela liderança do quadro de pilotos. Mas ainda estamos no início, ainda vai a tempo. E mesmo nesta pista ele tem grande hipóteses de subir bem na classificação porque é uma pista que poderá dar azo a várias entradas do SC.