F1, GP Bahrein, Qualificação: Charles Leclerc faz a primeira pole do ano

Por a 19 Março 2022 16:01

A primeira sessão de qualificação do ano, para o GP do Bahrein, foi emotiva e surpreendente. A luta pela pole foi renhida, com a Ferrari e a Red Bull a serem as principais protagonistas desta tarde. Carlos Sainz, Charles Leclerc e Max Verstappen perfilaram-se como os principais candidatos à primeira pole do ano e a luta sorriu a Charles Leclerc.

Q1

Os McLaren, Williams e Alpha Tauri foram logo para a pista nos primeiros segundos da sessão, enquanto o resto das equipas esperaram mais alguns minutos. Pierre Gasly (Alpha Tauri AT03/Red Bull) fez o melhor tempo na sua primeira tentativa, ficando à frente de Lando Norris (McLaren MCL 36/Mercedes), Yuki Tsunoda (Alpha Tauri AT03/Red Bull) e Daniel Ricciardo (McLaren MCL 36/Mercedes), numa fase em que as restantes equipas começavam a fazer as suas primeiras voltas lançadas.

Max Verstappen (Red Bull RB18) tratou de baixar o registo de Gasly por mais de um segundo e colocou -se no topo da tabela de tempos, seguido de Sergio Perez (Red Bull RB18) e Esteban Ocon (Alpine A522/Renault).

Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari) colocou-se na segunda posição na sua primeira tentativa e Mick Schumacher (Haas VF-22/Ferrari) fez o quarto tempo. Pouco depois, Valtteri Bottas (Alfa Romeo C42/Ferrari) tratou de ficar com o segundo lugar que era de Magnussen, com Fernando Alonso (Alpine A 522/Renault) em quarto lugar. 

Charles Leclerc (Ferrari F1-75) e Carlos Sainz (Ferrari F1-75) mostraram as suas intenções e instalaram-se nas duas primeiras posições, com vantagem para Leclerc. Faltavam apenas os Mercedes para concluir as primeiras tentativas, com George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) a fazer o oitavo tempo e Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) a fazer o quinto registo.

A sessão estava animada e com muitas surpresas, mas na zona de eliminação tínhamos Nicholas Latifi (Williams FW44/Mercedes), Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo (McLaren MCL 36/Mercedes), Nico Hulkenberg (Aston Martin AMR 22/Mercedes) e Lance Stroll (Aston Martin AMR 22/Mercedes). 

Russell tratou de melhorar o seu registo na segunda tentativa, numa altura em que Ricciardo tratava de tentar sair da zona de eliminação, o que não conseguiu, enquanto Norris carimbou a sua passagem à Q2. De fora da Q2 ficavam Latifi, Stroll, Ricciardo, Hulkenberg e Tsunoda.

Q2

Alex Albon (Williams FW 44/Mercedes) foi o primeiro a ir para a pista na Q2, mas não chegou a concluir a sua volta. Pouco depois os tempos começaram a surgir em catadupa e Verstappen tratou de fazer o melhor tempo seguido de Leclerc, Pérez, Magnussen, Hamilton, Russell, Sainz, Ocon, Alonso e Bottas. Magnussen regressou às boxes com um problema hidráulico, o que podia complicar a sua excelente prestação até ao momento. Alex Albon voltou para a pista quando faltavam cinco minutos para o fim da sessão e fez o 13º tempos, sem conseguir sair da zona de eliminação, onde tinha a companhia de  Zhou Guanyu  (Alfa Romeo C42/Ferrari), Gasly, Norris e Schumacher. Sainz destronou Leclerc do segundo lugar, com Verstappen ainda no topo. Pérez era quarto, seguido de Hamilton, Russell, Magnussen, Alonso, Gasly e Bottas.

Ficavam de fora Zhou, Albon, Noris, Schumacher e Ocon.

Q3

A luta pela qualificação prometia muito e os Mercedes foram os primeiros a ir para a pista, seguidos dos Ferrari, com os Red Bull pouco depois  e o Alpha Tauri de Gasly. Russell foi o primeiro a colocar um tempo na tabela nesta sessão e o britânico esteve apenas um segundo no topo da tabela, com Hamilton logo atrás a melhorar. Mas o melhor tempo veio de Carlos Sainz, 0.044 seg. mais rápido que Charles Leclerc, seguidos de Verstappen e Perez. A vantagem parecia cair para a Ferrari. Magnussen, Alonso e Bottas foram para a pista a três minutos do fim para as suas únicas tentativas. A incerteza era grande e a emoção também.

Russell voltou a ser o primeiro a fazer um tempo, mas não conseguiu melhorar o seu registo, tal como Hamilton. A luta entre a Red Bull e Ferrari aqueceu, Leclerc tratou de fazer o melhor tempo, Sainz não conseguiu melhorar o tempo do colega e Verstappen teve de se contentar com o segundo lugar. Leclerc ficou com a primeira pole do ano e a Ferrari coloca dois carros no top 3.

Seguiram-se Pérez, Hamilton, Bottas, Magnussen, Alonso, Russell e Gasly.

Destaques

 A Ferrari confirma o excelente momento de forma e coloca dois carros no top3. Leclerc conseguiu o melhor tempo apesar de não estar muito contente com a sua prestação. A luta pelos primeiros lugares neste arranque de época está entregue à Ferrari e Red Bull, com Verstappen a mostrar novamente a sua qualidade. Sainz ameaçou a pole e não ficou muito longe do seu colega de equipa. O duelo interno deverá ser interessante de seguir. Pérez foi novamente ator secundário na Red Bull, um papel que Hamilton teve de aceitar também nesta primeira qualificação, sem carro para muito mais do que o quinto lugar. Pior apenas Russell, que ficou atrás de Bottas, Magnussen e Alonso, pilotos com carros teoricamente inferiores. Destaque para Bottas que conseguiu o sexto e Magnussen, com um espetacular sétimo lugar e um bom sinal para a Haas. Alonso voltou a fazer o que se espera dele e colocou o carro na melhor posição possível e Gasly tirou o que podia do seu Alpha Tauri.

Destaques pela negativa para a McLaren que ficou muito abaixo do que se esperava, tal como a Aston Martin. Lance Stroll ficou atrás de Nico Hulkenberg, na primeira vez que o alemão pegou no carro. Também Ricciardo não começa bem o ano, muito longe do que Norris conseguiu. Latifi também começa o ano com o pé esquerdo com Albon a fazer melhor. Temos uma ordem completamente diferente do que tínhamos no ano passado e esta nova era da F1 parece começar com a Scuderia na frente, com a Red Bull por perto. A Mercedes tem muito trabalho pela frente, ainda mais a McLaren e a Aston Martin. A luta do segundo pelotão promete.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
24 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
SlowInFastOut
SlowInFastOut
2 anos atrás

Habemus campeonato!

Pitão
Pitão
2 anos atrás

Go Charles…Go Ferrari….

2020
2020
2 anos atrás

Estão de volta… Este ano têm de os aturar… Preparem-se que foi o mote… FORZA…….. Viva o vermelho., bem vindo novamente… Vinguem-se de quem visto gozou estes últimos anos, incluindo a época de civis em Italia… Para o “Dr” Sérgio da sportv, afinal não foi “ar de sua graça”… Esperemos que continue até ao fim….

Last edited 2 anos atrás by simiao jms
RedDevil
RedDevil
Reply to  2020
2 anos atrás

era melhor baixar a fasquia um pouco… a coisa pode virar…

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
2 anos atrás

E assim começou!
Promete. Kevin com uma excelente prestação! Vamos ver se este ano a Haas se da tao bem na corrida como na qualificação.
Bottas a bater Russell!
A Mercedes a penar mas nao deve demorar muito a saltar para a frente por isso pudemos ter uma luta a três!

2020
2020
Reply to  sr-dr-hhister
2 anos atrás

Mercedes a saltar para a frente?… Nunca, “jamais”… Como dizia o outro! Já chega….

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  2020
2 anos atrás

Leve lá o seu ódio de estimação para a casa de banho pública mais próxima.

kmsdigitais
kmsdigitais
2 anos atrás

Em boa hora a HAAS se livrou dos Russos 😀
Magnussen, Bravo!
Bottas também muito bem!

MiguelCosta
MiguelCosta
2 anos atrás

O motor da Ferrari está uma bomba, apenas os Mercedes oficiais no top 10, os outros motores clientes ficaram fora da Q3. Este ano devemos ter luta com mais equipas, o que é fantástico, estou um “cadito” farto de haver apenas um ou dois carros a lutar pela vitória.

NOTEAM1
NOTEAM1
2 anos atrás

A F1 agradece a saída do Mazepin, outra saída que seria muito bem-vinda, seria a saída de Lance Stroll, Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg são os verdadeiros heróis desta qualificação por razões óbvias, ao mesmo tempo que expõem de forma muito clara as fragilidades dos seus colegas de equipa! Grande pole do Leclerc, e sempre que ele fica na pole não me surpreende absolutamente nada, é já a décima na sua carreira e mais virão. A vantagem da Ferrari é muito ténue, talvez até anulável ao longo da corrida, veremos como correm as coisas amanhã. Bottas a dar uma “banhada”… Ler mais »

*RPMS*™
2 anos atrás

Mas que excelente qualificação! Leclerc e Ferrari de parabéns com a primeira pole do ano. Mesmo quem não gosta terá que admitir que começa a ser inegável que a Ferrari melhorou bastante com a chegada de Binotto. Leclerc esteve soberbo a bater Verstappen e a bater Sainz, que é quem tem um carro igual. Verstappen também esteve bem. Consegue ficar na primeira linha e entre os dois Ferrari, boa qualificação para o campeão. Sainz esteve rápido como é habito, só que Leclerc hoje esteve melhor. Perez a cumprir. É importante ficar nas primeiras filas e não estar muito atrasado em… Ler mais »

anotheruser
2 anos atrás

Muito bom da parte da Ferrari.
Vamos ver se Binotto não cai na tentação habitual e histórica da Scuderia de rapidamente criar primeiro e segundo piloto.

Haas pode ser a grande surpresa agradável deste ano (já há quem lhes chame de Ferrari branco (por oposição ao Mercedes cor-de-rosa de há uns anos)).

Alfa Romeo a causar boa impressão, assim como Alpine.

Esperava um pouco mais do Gasly.

Vai ser doloroso para McLaren, Williams e Aston-Martin.
Será trabalhoso para Mercedes, mas acho que conseguem lá chegar antes do verão (desde que haja folga financeira).

GuiMoreiraMclaren
GuiMoreiraMclaren
2 anos atrás

Finalmente a Scuderia está de volta, que volta incrível do Charles a bater o campeão do mundo com estilo, a provar que este Ferrari F1-75 é um grande carro e um grande motor. A Mercedes não está tão mal como se dizia aquela volta do Russell muito estranho Hamilton a provar que é um excelente piloto, acho que é cedo para tirar conclusões a Ferrari no Bahrein teve bons resultados no passado, acho que o chassis da Mercedes e da red Bull continua superior. Bem a Haas que volta do kev Mag está de volta ainda bem que abandonaram os… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado