/formula1/f1/f1-gp-bahrein-qualificacao-charles-leclerc-faz-a-primeira-pole-do-ano/
F1, GP Bahrein, Qualificação: Charles Leclerc faz a primeira pole do ano | AutoSport

F1, GP Bahrein, Qualificação: Charles Leclerc faz a primeira pole do ano

Por a 19 Março 2022 16:01

A primeira sessão de qualificação do ano, para o GP do Bahrein, foi emotiva e surpreendente. A luta pela pole foi renhida, com a Ferrari e a Red Bull a serem as principais protagonistas desta tarde. Carlos Sainz, Charles Leclerc e Max Verstappen perfilaram-se como os principais candidatos à primeira pole do ano e a luta sorriu a Charles Leclerc.

Q1

Os McLaren, Williams e Alpha Tauri foram logo para a pista nos primeiros segundos da sessão, enquanto o resto das equipas esperaram mais alguns minutos. Pierre Gasly (Alpha Tauri AT03/Red Bull) fez o melhor tempo na sua primeira tentativa, ficando à frente de Lando Norris (McLaren MCL 36/Mercedes), Yuki Tsunoda (Alpha Tauri AT03/Red Bull) e Daniel Ricciardo (McLaren MCL 36/Mercedes), numa fase em que as restantes equipas começavam a fazer as suas primeiras voltas lançadas.

Max Verstappen (Red Bull RB18) tratou de baixar o registo de Gasly por mais de um segundo e colocou -se no topo da tabela de tempos, seguido de Sergio Perez (Red Bull RB18) e Esteban Ocon (Alpine A522/Renault).

Kevin Magnussen (Haas VF-22/Ferrari) colocou-se na segunda posição na sua primeira tentativa e Mick Schumacher (Haas VF-22/Ferrari) fez o quarto tempo. Pouco depois, Valtteri Bottas (Alfa Romeo C42/Ferrari) tratou de ficar com o segundo lugar que era de Magnussen, com Fernando Alonso (Alpine A 522/Renault) em quarto lugar. 

Charles Leclerc (Ferrari F1-75) e Carlos Sainz (Ferrari F1-75) mostraram as suas intenções e instalaram-se nas duas primeiras posições, com vantagem para Leclerc. Faltavam apenas os Mercedes para concluir as primeiras tentativas, com George Russell (Mercedes F1 W13/Mercedes) a fazer o oitavo tempo e Lewis Hamilton (Mercedes F1 W13/Mercedes) a fazer o quinto registo.

A sessão estava animada e com muitas surpresas, mas na zona de eliminação tínhamos Nicholas Latifi (Williams FW44/Mercedes), Yuki Tsunoda, Daniel Ricciardo (McLaren MCL 36/Mercedes), Nico Hulkenberg (Aston Martin AMR 22/Mercedes) e Lance Stroll (Aston Martin AMR 22/Mercedes). 

Russell tratou de melhorar o seu registo na segunda tentativa, numa altura em que Ricciardo tratava de tentar sair da zona de eliminação, o que não conseguiu, enquanto Norris carimbou a sua passagem à Q2. De fora da Q2 ficavam Latifi, Stroll, Ricciardo, Hulkenberg e Tsunoda.

Q2

Alex Albon (Williams FW 44/Mercedes) foi o primeiro a ir para a pista na Q2, mas não chegou a concluir a sua volta. Pouco depois os tempos começaram a surgir em catadupa e Verstappen tratou de fazer o melhor tempo seguido de Leclerc, Pérez, Magnussen, Hamilton, Russell, Sainz, Ocon, Alonso e Bottas. Magnussen regressou às boxes com um problema hidráulico, o que podia complicar a sua excelente prestação até ao momento. Alex Albon voltou para a pista quando faltavam cinco minutos para o fim da sessão e fez o 13º tempos, sem conseguir sair da zona de eliminação, onde tinha a companhia de  Zhou Guanyu  (Alfa Romeo C42/Ferrari), Gasly, Norris e Schumacher. Sainz destronou Leclerc do segundo lugar, com Verstappen ainda no topo. Pérez era quarto, seguido de Hamilton, Russell, Magnussen, Alonso, Gasly e Bottas.

Ficavam de fora Zhou, Albon, Noris, Schumacher e Ocon.

Q3

A luta pela qualificação prometia muito e os Mercedes foram os primeiros a ir para a pista, seguidos dos Ferrari, com os Red Bull pouco depois  e o Alpha Tauri de Gasly. Russell foi o primeiro a colocar um tempo na tabela nesta sessão e o britânico esteve apenas um segundo no topo da tabela, com Hamilton logo atrás a melhorar. Mas o melhor tempo veio de Carlos Sainz, 0.044 seg. mais rápido que Charles Leclerc, seguidos de Verstappen e Perez. A vantagem parecia cair para a Ferrari. Magnussen, Alonso e Bottas foram para a pista a três minutos do fim para as suas únicas tentativas. A incerteza era grande e a emoção também.

Russell voltou a ser o primeiro a fazer um tempo, mas não conseguiu melhorar o seu registo, tal como Hamilton. A luta entre a Red Bull e Ferrari aqueceu, Leclerc tratou de fazer o melhor tempo, Sainz não conseguiu melhorar o tempo do colega e Verstappen teve de se contentar com o segundo lugar. Leclerc ficou com a primeira pole do ano e a Ferrari coloca dois carros no top 3.

Seguiram-se Pérez, Hamilton, Bottas, Magnussen, Alonso, Russell e Gasly.

Destaques

 A Ferrari confirma o excelente momento de forma e coloca dois carros no top3. Leclerc conseguiu o melhor tempo apesar de não estar muito contente com a sua prestação. A luta pelos primeiros lugares neste arranque de época está entregue à Ferrari e Red Bull, com Verstappen a mostrar novamente a sua qualidade. Sainz ameaçou a pole e não ficou muito longe do seu colega de equipa. O duelo interno deverá ser interessante de seguir. Pérez foi novamente ator secundário na Red Bull, um papel que Hamilton teve de aceitar também nesta primeira qualificação, sem carro para muito mais do que o quinto lugar. Pior apenas Russell, que ficou atrás de Bottas, Magnussen e Alonso, pilotos com carros teoricamente inferiores. Destaque para Bottas que conseguiu o sexto e Magnussen, com um espetacular sétimo lugar e um bom sinal para a Haas. Alonso voltou a fazer o que se espera dele e colocou o carro na melhor posição possível e Gasly tirou o que podia do seu Alpha Tauri.

Destaques pela negativa para a McLaren que ficou muito abaixo do que se esperava, tal como a Aston Martin. Lance Stroll ficou atrás de Nico Hulkenberg, na primeira vez que o alemão pegou no carro. Também Ricciardo não começa bem o ano, muito longe do que Norris conseguiu. Latifi também começa o ano com o pé esquerdo com Albon a fazer melhor. Temos uma ordem completamente diferente do que tínhamos no ano passado e esta nova era da F1 parece começar com a Scuderia na frente, com a Red Bull por perto. A Mercedes tem muito trabalho pela frente, ainda mais a McLaren e a Aston Martin. A luta do segundo pelotão promete.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
24 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
RogerM
RogerM
1 ano atrás

Fenomenal ver a Ferrari de volta às Poles com um carro rápido e com potencial de ser campeão, aliado a um dupla de Pilotos forte e equilibrada. Se não ocorrerem encontros imediatos na primeira curva, o Verstappen em teoria, olhando para os tempos dos stints longs nos treinos, tem grandes chances de vitória.

Pity
Pity
1 ano atrás

Isto promete 🙂 Max entalado entre os Ferrari, esperemos que não dê faísca na largada. Ferrari e Red Bull a ocuparem as duas primeiras linhas era o esperado, pelo que se viu nos testes e nos treinos livres. Esperemos que Leclerc seja mais feliz amanhã, do que foi em 2019. Mercedes ainda com problemas mas, ainda assim, Hamilton conseguiu espremer todo o sumo do carro. Bottas a confirmar que quando o carro funciona, não é nada mau (palavras do próprio). Grande regresso do Magnussen, o Haas parece que nasceu bem. Esperava mais da McLaren, em especial do Norris, já que… Ler mais »

escape-livre
escape-livre
1 ano atrás

Grande Ferrari!!espero k possam lutar pela vitória amanhã e seria espectacular uma dobradinha🙏Forza Ferrari ❤

RedDevil
RedDevil
1 ano atrás

Pela 1ªvez Binotto apresenta um carro “decente”… vamos ver se consegue manter o nível… Alfa e Haas em grande… a Alfa apresentou um andamento semelhante à Mercedes… sim… Bottas não faria melhor com o W13… Mag e Hulk a mostrarem que os “pilotos pagantes” não têm lugar na F1… sim… no lugar do Stroll e do Mazepin deviam estar estes 2… McLaren (e Williams também) muito abaixo das expectativas… podem estar com algum “berbicacho” que os esteja a fazer perder muito tempo, mas… estão muito longe de onde eu gostaria de os ver… E a Aston… o Stroll a “indignificar”… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  RedDevil
1 ano atrás

Não ponha o Stroll e o Mazepin no mesmo saco. O canadiano já fez algumas boas exibições, não é um portento, mas também não é um zero.

RedDevil
RedDevil
Reply to  Pity
1 ano atrás

Também tenho uma opinião melhor do Stroll… mas… o Hulk fez 3 corridas pela Racing Point há 2 anos, chegou esta semana sem nunca ter conduzido este carro e faz melhor que o Stroll ?!?! Até o Vettel deve estar envergonhado…
Estes “pilotos pagantes” têm sempre uma postura de “amadores”… não lhes falta só talento, falta-lhes tudo o resto que faz um “grande piloto”…

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
Reply to  Pity
1 ano atrás

Facto. Mas comparar o desempenho de um piloto no seu ano de estreia (com o pior carro do grid) com o de outro que já lá anda há uns anos mais, também não será muito justo. Não foi o stroll no seu primeiro ano também uma desgraça?

Pity
Pity
Reply to  alvesba22020_gmail_com
1 ano atrás

Não, o Stroll, no seu primeiro ano até conseguiu um pódio. É um bocado inconstante, isso sim.

old-player
old-player
1 ano atrás

Vamos ter campeonato, não haja dúvida

Cágado1
1 ano atrás

O primeiro sinal para já diria que é dos motores. 4 motores Ferrari nos 10 primeiros é uma coisa que há um tempo não se via. 4 Mercedes nos 4 últimos, tb não é o normal. O lugar médio de classificação dos motores Ferrari foi 7,3; dos RBPT foi 8; dos Mercedes 14,4; dos Renault 9,5 (mas só com 2 carros não tem valor estatístico). Claro que há os carros, há os pilotos, há tudo isso, mas de certeza que os Ferrari deram um pulo de competitividade e os Mercedes uma queda. Vamos ver se em modo de corrida é… Ler mais »

O Costa do Castelo
O Costa do Castelo
1 ano atrás

Já falta pouco para tudo começar e quer-me parecer que vamos ter surpresas das grandes no resultado final desta 1.a prova. A ver vamos se me engano… pois há dois jovens com tempos de corrida muito interessantes, mesmo, que não estão na primeira linha e que sabem vencer…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1