F1 GP Azerbaijão, Sprint: Sergio Pérez vence

Por a 29 Abril 2023 15:14

Mais uma demonstração do poderio da Red Bull. Sergio Pérez conseguiu a vitória na corrida sprint, depois de passar Charles Leclerc. O piloto da Ferrari largou da pole, mas não teve argumentos para aguentar o #11 da Red Bull. Leclerc conseguiu o segundo lugar, à frente de Max Verstappen, que depois de uma luta muito acesa com George Russell, conseguiu o terceiro lugar. Russell tentou o pódio, mas não conseguiu mais do que o quarto, à frente de Carlos Sainz, que completou o top 5. Os Aston Martin conseguiram mais pontos, com Fernando Alonso em sexto, à frente de Lewis Hamilton, com Lance Stroll em oitavo. Alex Albon e Oscar Piastri completaram o top 10.

Foi uma corrida sprint algo morna que valeu pelas primeiras voltas. Depois, as lutas foram feitas à distância. Destaque para os Red Bull que foram muito fortes, com Leclerc a tentar manter-se na luta como conseguiu.

Com 36.6 °C de temperatura do asfalto e 22 °C de temperatura no ar (61% de humidade) e pouco vento (ao contrário do que é habitual em Baku), os pilotos enfrentavam condições de pista distintas das que enfrentaram ontem. Charles Leclerc, o homem mais rápido até ao momento, largava da pole, com Sergio Pérez, Max Verstappen e George Russell por perto. Havia muitas dúvidas sobre o comportamento dos pneus para este fim de semana, com poucos dados recolhidos no encurtado treino livre 1, a única oportunidade que as equipas tiveram de testar. Nenhuma equipa tinha feito stints longos e, por isso, a Sprint era uma oportunidade para aprender um pouco mais.

Apenas Lando Norris (usados) e Valtteri Bottas (novos) usaram pneus macios no arranque da Sprint, com Charles Leclerc, Carlos Sainz, Oscar Piastri, Zhou Gunayu, Yuki Tsunoda, Pierre Gasly e Nyck de Vries a usarem pneus médios novos. Os restantes usaram pneus médios usados para esta corrida de 17 voltas. Logan Sargeant ficou a ver a corrida pela TV (demasiados danos depois do acidente da qualificação sprint) e Esteban Ocon largou da via das boxes.

O filme da corrida.

Volta 1 – Charles Leclerc largou bem e manteve o primeiro lugar, enquanto Pérez manteve o primeiro lugar. Mais atrás, Russell foi muito agressivo, mas conseguiu passar Verstappen. Ninguém se destacou no arranque e pilotos Russell, Alonso, Norris e Bottas conseguiram ganhar uma posição.

Volta 2 – Yuki Tsunoda ficou sem o pneu traseiro direito, o que motivou bandeiras amarelas e pouco depois um Virtual Safety Car. O japonês voltou à pista, mas a suspensão da equipa estava danificada e o japonês teve de regressar às boxes para acabar a corrida mais cedo.

Volta 3 – Safety Car acionado para limpeza de pista. Max Verstappen reclamava da manobra de George Russell, depois do toque entre ambos na luta da primeira volta. O Red Bull ficou alguns danos.

Volta 6 – No recomeço Lelerc manteve a posição, Verstappen passou Russell e Sainz passou Lewis Hamilton, que também foi passado por Fernando Alonso.

Volta 8 – Sergio Pérez alcançou a liderança da corrida. O piloto da Red Bull passou pelo Ferrari de Leclerc com facilidade.

Volta 10 – Pérez liderava com facilidade. Leclerc estava a ser pressionado por Max Verstappen e o segundo lugar parecia em perigo. Seguiam-se Russell, Sainz, Alonso, Hamilton e Alex Albon, que se defendia de Lance Stroll (que tinha mais uma vez problemas no seu DRS). Lando Norris foi para as boxes para trocar de pneus, pois a aposta nos macios revelou-se errada.

Volta 12 – Lance Stroll passa Albon e entrou nos pontos. Leclerc cada vez mais pressionado por Verstappen.

Volta 15 – Poucas mudanças no pelotão. Pérez liderava confortavelmente, Leclerc já estava a mais de dois segundos, mas Verstappen também não parecia aproximar-se do Ferrari. Russell estava isolado na quarta posição e as distâncias entre o top 8 eram cada vez maiores.

Volta 17 – Sergio Pérez cruza a linha de meta em primeiro e conquista vitória na corrida sprint, com cinco segundos de vantagem para Charles Leclerc. Max Verstappen tentou um ataque final, mas Leclerc conseguiu aguentar o segundo lugar, com Verstappen a ficar com o terceiro lugar. Russell, Sainz, Alonso, Hamilton e Stroll completaram o top 8 que pontuou.

Max Verstappen, no final da corrida, confrontou George Russell, que se foi desculpar pelo toque nas primeiras voltas e o ambiente entre os pilotos não era o melhor.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
1 ano atrás

Pelo menos não tivemos um final à la F2 🙂

garantia4
garantia4
1 ano atrás

Pergunta para o Domenicali ( e foristas q até acham piada a “isto”): Mas aos jovens são estas as “corridas” que lhes interessam ?!

( obviamente que não lhes interessa um c- rno saber a resposta)

leandro.marques
Reply to  garantia4
1 ano atrás

Mesmo. Ainda estou para perceber o que isto traz de benéfico.

Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Goste-se ou não deste formato a verdade é que o Checo esteve muito bem, para os lados da Ferrari face ao últimos desempenhos acho que estiveram bem qualquer um dos pilotos.E depois tivemos os ânimos quentes entre o Verstappen e o Russell que vai ser interessante ver no futuro. O Alonso também bem e por fim o Albon a fazer também uma corrida interessante com o Williams

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado