F1, GP Arábia Saudita: As circunstâncias da “vitória” de Ocon

Por a 28 Março 2022 17:48

Esteban Ocon e Lando Norris protagonizaram uma luta pela vitória no Segundo Pelotão até à linha de meta do Grande Prémio da Arábia Saudita, acabando o francês da Alpine por levar a melhor ao beneficiar do desaparecimento de outros actores.

O francês tinha dado o mote logo na qualificação quando, para além de bater Fernando Alonso pela primeira vez este ano, impunha-se também a George Russell.

Lando Norris, por seu lado, evidenciava uma ligeira melhoria da McLaren, conseguindo o décimo primeiro posto na grelha de partida, mas ainda assim, sem conseguir ascender pela primeira vez este ano à Q3, evidenciando que na equipa de Woking ainda há muito trabalho pela frente, não parecendo ser um factor na luta pela primazia atrás dos pilotos das “Três Grandes”.

Esse papel parecia destinado aos pilotos da Alpine, Valtteri Bottas e Pierre Gasly, no entanto, um conjunto de circunstâncias conspiraram para que o inglês estivesse no final da corrida em condições de ameaçar Ocon.

A primeira foi a luta entre os dois pilotos da equipa do construtor gaulês.

Depois de Russell ter suplantado o francês da Alpine ficou evidente que Alonso estava ligeiramente mais rápido que o seu colega de equipa e lançou um ataque a este. Porém, sem que existissem ordens de equipa, os dois pilotos entregaram-se a uma luta fratricida que os fez perder tempo.

Durante três voltas, enquanto se digladiavam, os dois colegas de equipa rodaram a quase dois segundos do seu potencial, o que permitiu a aproximação de Bottas, e de Lando Norris, ainda que à distância, que então rodava em décimo primeiro, a cerca de seis segundos.

Este duelo acabaria por deixar Ocon exposto aos ataques do finlandês da Alfa Romeo, que acabaria por suplantar o piloto da Alpine quando estavam decorridas catorze voltas.

Tudo parecia encaminhar-se para que fosse Alonso e Bottas os contendores à vitória no Segundo Pelotão, dado serem os que evidenciavam um ritmo mais forte e rodavam em quinto e sexto.

No entanto, na décima sexta volta, outra circunstância jogava a favor de Lando Norris, que, entretanto, caíra para décimo segundo ao ter de se vergar perante Lewis Hamilton.

Nicholas Latifi, que já tinha batido na qualificação, despistava-se na última curva e, com o seu Williams parado em pista e bastante danificado, foi activado o Safety-Car Virtual para, logo de seguida, o Safety-Car entrar em pista, o que precipitou a entrada de quase todo o pelotão nas boxes para trocar de pneus.

O grande perdedor, para além de Sérgio Pérez, era Pierre Gasly que, tal como o mexicano, parara imediatamente antes do acidente do canadiano, ficando definitivamente em desvantagem.

Na prática, o francês da Alpha Tauri saía da frente de Norris, que beneficiava ainda da estratégia de Lewis Hamilton e Kevin Magnussen, que tinham iniciado a corrida com pneus duros, tal como Nico Hulkenberg, enquanto os restantes optaram pelos médios, e decidiam continuar em pista. Assim, Norris tinha apenas Daniel Ricciardo entre si e Esteban Ocon, depois de se completar a primeira ronda de paragens nas boxes, o que lhe poderia permitir lutar com o francês.

Ainda assim, Alonso e Bottas pareciam ser os principais candidatos à vitória no Segundo Pelotão, tendo estes dois se mantido juntos, com o Alfa em zona de DRS, ao passo que Ocon rodava a cerca de cinco segundos do seu colega de equipa.

Porém, na trigésima quinta volta haveria outra ocorrência que colocaria o francês e Norris na luta pelo triunfo atrás dos pilotos das Três Grandes.

Bottas rumava às boxes com problemas de sobreaquecimento no seu monolugar, ao passo que Fernando Alonso, na volta seguinte, sentia uma súbita perda de potência no seu Alpine que o levaria ao abandono. No mesmo momento, Ricciardo via também o seu McLaren parar na entrada das boxes, onde seria acompanhado por Alonso pouco depois.

Em poucos momentos, Ocon ascendia ao comando do Segundo Pelotão, tendo no seu encalço Norris, ainda que com dois segundos de vantagem.

No entanto, o inglês foi-se aproximando paulatinamente do Alpine, entrando em zona de DRS na quadragésima quinta volta.

Três voltas depois, Norris lançava um ataque na travagem para a última curva, ascendendo a sexto, mantendo a sua posição na recta da meta. Porém, na volta seguinte, Ocon contra-atacava, recuperando o seu lugar na aceleração para a primeira curva.

O inglês da McLaren ainda tentou desfeitear o seu adversário na última volta a caminho da linha de meta, mas o francês mostrava ter mais velocidade de ponta e conquistava o triunfo no Segundo Pelotão, com uma vantagem de 0,107s para o seu antagonista.

Pierre Gasly, apesar do azar do Safety-Car no pior momento, conseguiu terminar em oitavo à frente de Kevin Magnussen e Lewis Hamilton.

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