F1: Gasly quer um sistema mais justo para jovens talentos

Por a 13 Setembro 2018 12:39

Pierre Gasly irá em 2019 para a Red Bull, uma equipa de topo, o que é uma oportunidade de ouro para qualquer piloto. Mas o francês tem noção que nem todos os jovens talentosos tem este tipo de oportunidade e olha para a situação de Esteban Ocon como um caso prático de que é necessário mudar algo na F1:

“Claramente, há aqui um problema”, disse Gasly à Autosport. “Não sei se está cada vez mais difícil entrar na F1, mas parece, pelo que vemos com o que está a acontecer com o Esteban, que ainda não tem nada definido para o próximo ano. Eu também corri com Antonio Giovinazzi na Fórmula 2, e é um piloto talentoso, muito trabalhador e ele merece uma hipótese na F1, tal com o  George Russell. [Mesmo] para mim, depois de vencer a GP2, eu tive um ano no Japão e o mesmo aconteceu com Stoffel Vandoorne, e por aí  vemos que é difícil. Eu não sou a pessoa  que pode mudar as coisas, mas claramente a F1 deve procurar encontrar uma maneira de não tornar as coisas mais fáceis, mas sim um pouco mais justas, para que quando um talento mereça  entrar e ficar  na F1,termos a certeza que isso acontece. Eu acho que o desempenho deveria ser o único critério para estar no grid.”

Infelizmente esta é uma questão já antiga na F1. Nem sempre a categoria rainha do desporto automóvel tem os melhores pilotos na sua grelha. Outros interesses, especialmente os financeiros, sobrepõem-se e se por vezes os “pagantes” justificam o lugar com talento e boas prestações, outros apenas andam na F1 porque é um veiculo de promoção poderoso e o sonho de muitos. A situação dos jovens da Mercedes é complicada e mesmo Giovinazzi irá provavelmente ficar de fora com o ingresso de Kimi na Sauber. A F1 não tem mecanismos que permitam uma renovação mais fluída e mesmo as equipas por vezes não olham para isso. A própria estrutura da Red Bull, que tanto apregoa a aposta na qualidade já teve vários casos em que os interesses económicos se sobrepuseram na hora de fazer a escolha. Haverá capacidade para mudar este cenário? Esperemos que sim.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado