F1: Force India com mais um ano de sucesso

Por a 4 Novembro 2017 09:48

Se há equipa do meio da tabela que merece consideração pelo excelente crescimento que tem evidenciado é a Force India. A equipa garantiu no México o 4º lugar, repetindo a melhor classificação de sempre, conquistada no ano passado. O objectivo anunciado para o início desta época era o ataque ao 3º lugar, um objectivo claramente ambicioso demais para o orçamento à disposição. Mas o quarto lugar dificilmente poderá ser considerado um mau resultado, ficando à frente de equipas de fábrica (McLaren e Renault).

A história da equipa começa em 2007, ano em que Vijay Mallya e Michiel Mol compraram a Spyker (que antes foi Midland e que antes tinha sido…Jordan Grand Prix). Naquela altura nomes como Colin Kolles e Mike Gascoyne lideravam a equipa, que fez a primeira época em 2008.

Marcaram os primeiros pontos e subiram ao pódio pela primeira vez em 2009, pela mão de Giancarlo Fisichella (em Spa). Em 2010, conseguiram 68 pontos e um positivo 7º lugar no campeonato. 2011 viu a equipa fazer 69 pontos acabando em 6º lugar. Em 4 anos a equipa passou de 10º para 6º, feito que não pode ser menosprezado pois equipas como a Caterham e Marussia não conseguiram o mesmo e muitas outras ficaram pelo caminho.

Em 2011 a equipa sofreu o primeiro percalço, acabando em 7º, um resultado que teve a mão do actual piloto Sérgio Perez, que nesse ano pilotava pela Sauber, que para além de um carro muito bom, tinha um piloto capaz de aproveitar as oportunidades que surgiram, subindo duas vezes ao pódio e com isso convencendo os responsáveis da McLaren para ficar com a vaga deixada em aberto por Hamilton.

Em 2013 voltaram a subir para o 6º lugar (77 pontos) e em 2014, com aproximadamente o mesmo orçamento do ano anterior e com os novos regulamentos, foram a equipa que mais brilhou na primeira fase da época, desvanecendo-se esse esforço ao longo do ano com mais um 6º lugar com 155 pontos. 2015 permitiu que a equipa subisse mais um degrau (5º lugar final, com 136) e em 2016, novo objectivo superado com o 4º lugar final (173 pontos), feito repetido este ano, com já 175 pontos no bolso.

A Force India sempre apresentou chassis muito equilibrados que permitiam aos pilotos ter boas prestações. O grande problema da equipa era a pouca capacidade financeira que impedia que o carro evoluísse ao ritmo dos adversários. A Force era conhecida por fazer excelentes metades de épocas, ao que juntavam uma outra metade menos boa. Desde a mudança dos regulamentos que a equipa superou esse trauma e consegue manter um rendimento constante ao longo do ano, algo que não pode ser dissociado da mudança de túnel de vento que ocorreu em 2015, passando a equipa a usar o túnel da Toyota.

É a equipa que melhor sabe aproveitar os recursos e deve ser das equipas que menos gasta por ponto conquistado e por isso é a mais acérrima defensora do tecto orçamental.

Outro dos pontos fortes desta equipa é a pouca vontade de utilizar pilotos pagantes. Até o ano passado a Force era a equipa do meio da tabela que mais gastava com pilotos (esquecendo a McLaren) e com resultados muito positivos. Hulkenberg e Pérez eram uma dupla forte e consistente amealhando muitos pontos em cada corrida. Este ano Ocon substituiu na perfeição Hulkenberg e já conquistou 83 pontos (apenas não pontuou no Canadá).Esta filosofia de ter os melhores pilotos em vez de ter os que mais pagam tem dado frutos e não deixa de ser um exemplo para outras equipas.

O futuro da Force poderá não ser tão risonho como até aqui. A Renault e a McLaren vão certamente voltar a níveis de competitividade mais condizentes com equipas de fábrica e lutar pelo top 5 será uma tarefa muito mais difícil. Mas a Force India já mostrou que consegue fazer muito com pouco e se lhes derem mais recursos poderão bater o pé as equipas grandes.

A mudança para o rosa no início deste ano foi uma excelente notícia pois isso significou um patrocinador com vontade de investir a sério na equipa, um investimento que deve ser considerado positivo. A equipa começa já a preparar o futuro, e Otmar Szafnauer já garantiu que vão testar peças novas para 2018 nas corridas que faltam. A F1 precisa de uma Force India forte e a equipa, pelo esforço e qualidade que demonstrou até agora, merece mais apoio para continuar a crescer.

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2 Comentários
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old-player
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6 anos atrás

Sao precisas mais 2 Force India pelo menos e 2018 sera muito interessante .

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
6 anos atrás

Esperemos que continuem a crescer.

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