F1: FIA faz um aviso às equipas sobre o design das suspensões

Por a 28 Fevereiro 2017 15:23

 

Continua a polémica quanto às suspensões utilizadas por várias equipas de Fórmula 1. A FIA comunicou às equipas que poderiam ser obrigadas a remover os seus sistemas de suspensão se ficasse provado que eram usadas com fins aerodinâmicos.

O debate continua sobre a legalidade de dispositivos de suspensão hidráulica desde que a Ferrari colocou o problema à FIA no final do ano passado. Na altura a ‘Scuderia’ de Maranello não especificou o nome de nenhuma equipa em concreto que estivesse a utilizar o sistema, ainda que se acredite que a Mercedes e a Red Bull o fizessem.

As últimas reuniões entre as equipas no começo do mês não chegaram a uma conclusão, pelo que a FIA decidiu emitir uma diretiva técnica a clarificar a situação. No documento enviado às equipas a FIA sublinhou a intenção de perceber a legalidade de sistemas de suspensão, com particular ênfase na forma como atuam em termos de performance aerodinâmica.

A entidade federativa escolheu cinco características ou componentes que considera não conformes.

São eles:

Qualquer sistema que mude a forma como o carro responde às acelerações do corpo.

Não haver relação direta entre o comportamento da altura do carro e os sistemas de travagem ou de direção.

Controlo da altura por via de auto nivelação.

Armazenamento de energia para retardar a mudança de qualquer sistema que resulte numa assimetria incidente na resposta a mudanças de carga aplicadas às rodas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
7 anos atrás

Ora já cá faltava o lobby FIA/Ferrari a trabalhar. Ainda a época não começou.
Já tinhamos saudades!

kmsdigitais
kmsdigitais
Reply to  can-am
7 anos atrás

Enfim…
…porta do cavalo!!!
(razão tem o outro, que mais cedo ou mais tarde abandona a F1 e vai plantar/criar/desenhar árvores/plantações aerodinâmicas na agriculta! Bem mais interessante!!! De longe!!!)

Pity
Pity
7 anos atrás

Antigamente, as equipas quando viam algo de inovador nas rivais, copiavam, não iam fazer queixinhas para a Fia, por isso a F1 evoluiu. Colin Chapman não seria a lenda que é hoje se, no seu tempo, tivesse encontrado a mesquinhez dos actuais responsáveis. Façam-se à vida, puxem pelos neurónios.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Pity
7 anos atrás

Nem mais, além que estes sistemas ajudam no equlíbrio do carro, o que permite às equipas extrair mais potência do motor, porque conseguem maior aderência em curva por causa dessa estabilidade extra. Ora isso só ajuda a que algumas equipas sejam mais rápidas e assim se aproximem da Mercedes. A outra questão é a monetária, a FIa anda toda assanhada para reduzir custos, ao banir sistemas obriga as equipas a gastar mais dinheiro para desenvolver novos sistemas para colmatar os que foram banidos… Em vez de simplesmente copiarem o da mais forte (que é sempre mais barato). Mas pronto… FIA… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  Pity
7 anos atrás

Mesmo assim, proibiram muitas das ideias do génio.

RedDevil
RedDevil
7 anos atrás

O grande problema das regras da F1 é que deixaram de ser puramente técnicas e passaram a ser tipo “Guia Espiritual”… não se consegue perceber bem o limite da coisa, deixa no ar muitas dúvidas e atrofia o desenvolvimento das equipas. Regras devem ser sempre claras e inequívocas, coisa que não acontece actualmente e depois surgem estas situações, neste momento não sei (nem as equipas, nem a FIA parecem saber) se a Ferrari deveria simplesmente copiar e/ou aperfeiçoar ou se a FIA deveria eliminar o tipo de suspensão (isto segundo as regras actuais)… Olhando para os 5 pontos referidos pela… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
7 anos atrás

#aculpaédaferrari

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

E do Vettel.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

A FIA é burra todos os dias… Em vez de permitir estes sistemas, que permite a equipas como RB e Ferrari de copiar e até melhorar estes sistemas e assim recortar distâncias com a Mercedes, acaba sempre por tentar castrar numa tentativa de fazer a mais rápida perder tempo. (e até equipas mais pequenas fazerem o mesmo e assim o plantel ficar mais compacto a nível de performances). Mas depois a Mercedes usa um sistema de back-up que já está a ser investigado caso o primeiro seja banido. Porque eles julgam que ao fazer isto, reeditam a época em que… Ler mais »

ernie
ernie
7 anos atrás

O problema da Ferrari, é sempre o mesmo, chegam aos primeiros testes, e percebem que alguém teve uma ideia que eles já não vão a tempo de copiar e testar antes dos outros começarem a obter resultados, então em vez de irem para os “estiradores”, telefonam ao advogado, para arranjarem maneira de anular essa desvantagem. A Ferrari devia investir mais em engenheiros e menos em advogados, e tentar interpretar os regulamentos de forma a obter o maior desenvolvimento técnico, em vez de procurar forma de impedir o desenvolvimento dos outros. O nosso problema, é que a Ferrari e a FIA… Ler mais »

admiradordef1
admiradordef1
7 anos atrás

Estranho ver aqui toda a gente a cair em cima da Ferrari e na notícia que diz que a red bull tentou proibir as barbatanas de tubarão ninguém comenta será que não as duas equipas de fórmula 1 ou só uma delas é que tem um estatuto tal que incomoda muita gente que gostava de ter o estatuto da mesma? Caso eu me lembre bem e tenha percebido bem as notícias que saíram acerca deste assunto as primeiras é que a Ferrari estava atentar fazer uma suspensão igual à da Mercedes e Red Bull e depois de ter pelo menos… Ler mais »

mitoswrc
mitoswrc
7 anos atrás

C’mon, blue flag! Honestly!

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  mitoswrc
7 anos atrás

Bwoaaaaaaah get that McLaren out of my way!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado