F1: Exigências de arrefecimento ‘tramaram’ Mercedes na Áustria

Por a 3 Julho 2019 16:10

Na corrida de Spielberg, no último fim-de-semana tivemos duas novidades deste Mundial de Fórmula 1: Não só a Mercedes não venceu, como também nem sequer lutou pela vitória. Com Lewis Hamilton penalizado e a sair de quarto, e Valtteri Bottas a sair de terceiro, o finlandês nada ganhou face À posição de partida e o inglês perdeu um lugar. Mas o que terá acontecido?

Apesar de ter havido melhorias aos carros de Ferrari e Red Bull, é improvável que este fenómeno se explique apenas pelas melhorias dos carros dos adversários. O que sucedeu foi uma ‘tempestade perfeita de conjugação de calor e altitude que prejudicou os Mercedes.

O Red Bull Ring localiza-se a 660 metros acima do nível do mar. Nesta altitude já existe menos poder de arrefecimento do motor (pois existe menos oxigénio), e juntando isso ao calor que se fez sentir (34º a 36º), o resultado foi pior ainda.

Também a forma da pista contribuiu, já que esta é formada por retas curtas, que obrigam a um esforço maior do motor.

A Mercedes lutou muito com o sistema de arrefecimento, sendo que este também prejudica a aerodinâmica. Por isso a Mercedes decidiu, ao contrário de Red Bull e Ferrari, ‘carregar’ mais a aerodinâmica. Assim, os pilotos da Mercedes, tiveram que rodar à ‘defesa’ na Áustria, tal como referiu Valtteri Bottas.

“A temperatura do motor podia subir demasiado, então tínhamos de estar sempre a vigiar. Assim defender é difícil, e atacar também”, disse o finlandês.

Será que em pistas com as mesmas dificuldades – como na Hungria e México – a Mercedes sentirá as mesmas dificuldades?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
13 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado