F1: estará a FIA a temer os tribunais quanto ao caso de Abu Dhabi 2021?

Por a 18 Março 2022 14:07

Martin Brundle revelou aos microfones da Sky F1, a sua suspeita que a FIA teme que quando forem conhecidos os relatórios finais do sucedido no GP de Abu Dhabi de 2021, isso possa despoletar ações legais contra a própria federação. Recorde-se que está previsto o Conselho Mundial do Desporto Automóvel da FIA reunir-se manhã, sábado, para discutir as conclusões da investigação, e depois disso, em princípio, o relatório será revelado.

O problema é o que se possa passar depois.

Como se sabe, o anterior diretor de corrida da FIA, Michael Masi, foi despedido, a FIA clarificou recentemente as regras do Safety Car, mas nunca se pronunciou publicamente, o que é natural, sobre o caso, nomeadamente se Michael Masi, quebrou regras.

Martin Brundle acha que isso tem a ver com a possibilidade de temer ações legais: “Penso que há medo no paddock, de algumas pessoas com interesse declarado no assunto. Suponho que não querem que se conclua que foi cometido um erro, porque isso pode colocar pontos de interrogação sobre o Mundial ganho por Max Verstappen. Suspeito que tem a ver com qualquer tipo de ramificações legais, não sei, simplesmente suspeito, com Michael Masi ou algo do género”, disse Brundle à Sky Sports F1.

Na verdade, o que pareceu à grande maioria dos observadores é que Michael Masi pretendeu que o campeonato se decidisse em luta direta, mas esqueceu-se de todas as nuances, já que os dois pretendentes ao título tinham na altura da sua decisão, armas diferentes. Vamos ver como tudo isto termina. O ideal para a F1 é que os homens da Mercedes aceitassem colocar uma pedra sobre o assunto, mas se não o quiserem fazer estão no seu direito…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Génesis
Génesis
2 anos atrás

…mas esqueceu-se de todas as nuances, já que os dois pretendentes ao título tinham na altura da sua decisão, armas diferentes….
Esta só pode ser para rir.
Um director de corrida à tantos anos e fez a “cagada” que fez e não sabia?
Resta saber pq o fez……

MP67
MP67
2 anos atrás

A FIA já corre o risco de encarar os tribunais desde que afastou o Masi e clarificou as regras do SC. O erro foi cometido, o campeonato entregue ao MV é uma farsa e não há qualquer dúvida sobre isso. Se o relatório da FIA concluir que não houve erro a Mercedes vai protestar porque o Masi foi afastado e o regulamento clarificado, mas se concluir que houve erro o campeonato tem que ser atribuído ao Hamilton pois a FIA corre o risco de enterrar a F1. Estão bem entalados… é o que é!

Ferrari_ate_ao_Osso
Ferrari_ate_ao_Osso
Reply to  MP67
2 anos atrás

Eu não sei quanto a: “o campeonato tem que ser atribuído ao LH”. Digo isto porque antes da prova o líder era o MV e no máximo anulariam a prova e ficava tudo como estava, penso eu. Mas concordo, estão bem entalados, porque façam o que fizerem não vão conseguir repor a verdade sobre o que se passou… não foi um mero incidente, foi uma manobra que literalmente tirou o titulo a um e deu ao outro. Foi mesmo pena para o espetáculo e mais parecia um guião Netflix

#99
#99
Reply to  Ferrari_ate_ao_Osso
2 anos atrás

Simples a classificação é como foi em Spa com a diferença que em AD só faltavam 5 voltas para terminar.

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

LOL…
Há quem diga que 2021 já foi…
Mas… enquanto 2021 não prescrever … há sempre a hipótese de ressuscitar o “cócó” que o Masi fez…

mabofama
mabofama
2 anos atrás

Independentemente dos interesses em jogo, deve dar-se a razão a quem a tem.
Custe o que custar!

#99
#99
2 anos atrás

O justo é fazer justiça e se houver justiça o título não irá para quem foi.

2020
2020
2 anos atrás

Voltamos ao mesmo… Só houve ilegalidades quando o max beneficiou…. O outro não!…pergunto: nas mesmas condições se o H. vencesse….

Last edited 2 anos atrás by simiao jms
Pity
Pity
2 anos atrás

Meus caros, não sei se perceberam, mas a temporada de 2022 já começou, pelo que, obviamente, a de 2021 já terminou. O Campeonato de 2021 foi homologado, acabou, assunto arrumado. Uns ficaram felizes da vida, outros ficaram “piursos”. Se os papéis se invertessem, seria a mesma coisa, os adeptos do Max amarinhavam pelas paredes e os do Hamilton eram só sorrisos. Volto a dizer: o Max não tem culpa das argoladas do Masi ou, se preferirem, da pressão exercida pelos responsáveis da Red Bull. Eu também fiquei brava, mas passou-me depressa. Há coisas mais importantes na vida para nos chatearmos,… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado