F1: Equipas favoráveis à eliminação das mantas de aquecimento

Por a 20 Julho 2018 16:32

Uma das medidas anunciadas hoje, que foi aberto o concurso para o próximo fornecedor de pneus, poderá mudar muito a F1. As mantas de aquecimentos são uma ferramenta que tem estado presente há muitos anos, mas a FIA pretende acabar com elas. Para a maioria das equipas a mudança pode vir a ser positiva.

“Tenho certeza de que um conjunto de requisitos  pode ser acordado para termos pneus capazes de serem usados com segurança, sem mantas de aquecimento”, disse Bob Bell, da Renault. “Muitas outras séries fazem isso, e não vejo nenhuma razão para não o fazermos na F1. Se essas especificações nos permitirem contornar algumas das limitações que enfrentamos de momento, como  pressões, “cambers” ,entre outros,  se tornar essa tarefa menos onerosa para as equipas, e produzir um desempenho mais consistente durante a vida do pneu, então   é uma mudança positiva “.

“Tem sido algo debatido muitas vezes”, disse Paddy  Lowe, da Williams. “Eu gosto muito do espectáculo de uma grelha de partida com todos os equipamentos, incluindo as mantas de aquecimento. Acho que é parte da impressão que a F1 dá , de um desporto muito técnico, o topo das corridas de automóveis. Mas, por outro lado, se isso nos leva a ter pneus com uma janela operacional muito maior, pode ser bom. Eles falam em mudar a qualificação para um formato em que há menos voltas, e talvez fazer apenas uma volta única, e se acontecer com pneus que não precisam de mantas, isso levaria a pneus com uma  janela operacional muito mais ampla, o que seria bom “.

“Como engenheiro, as mudanças são sempre  interessantes”, disse Pierre Wache, da Red Bull. “Tenho certeza que podemos encontrar alguns truques e algumas possibilidades no carro para trabalhar  os pneus da melhor maneira. O desafio técnico para o fabricante será grande, tendo em conta a evolução das pressões dos pneus,  de 30ºC, até mais de 100ºC. Com a energia que colocamos nos pneus, maior do que nas outras categorias, com certeza será um grande desafio para o fabricante “.

“Dado que foi publicado apenas ontem, não houve muita discussão sobre isso”, disse Andy Green da Force India. “Acredito que vai ser necessário muita discussão, pois há muitas questões que precisam ser resolvidas daqui para a frente, relacionadas com a mudança de diâmetros da jante, como operamos os pneus, como os operamos sem cobertores… “

Assim, a questão da eliminação das mantas de aquecimento, no geral, parece estar a ser bem recebida, pois vai exigir uma janela operacional dos pneus bem maior, o que pode facilitar o trabalho das equipas. Mas a questão do diâmetro das jantes poderá dar ainda que falar e as mudanças profundas nas suspensões, poderão levar algumas equipas a questionar a alteração.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado