F1: E se Nikita Mazepin sair mesmo da Haas?

Por a 22 Dezembro 2020 11:00

Os rumores cada vez mais insistentes da possível saída de Nikita Mazepin da Haas, por causa do escândalo do vídeo das redes sociais, podem ser um sinal que o russo não tem presença garantida na grelha de 2021.

Tudo começou com um vídeo de mau gosto em que o jovem se filma a tocar de forma inapropriada numa mulher. A onda de críticas não se fez tardar e nem o pedido de desculpa público do piloto acalmou a fúria dos internautas que criaram um movimento para impedir a ida do russo para a F1 e até já há petições para esse efeito. Entretanto o pedido de desculpa foi retirado o que apenas serviu para aumentar as críticas.

A Haas certamente que não pretende ver sair o piloto russo pois os milhões que garante são fundamentais para a sobrevivência da equipa. Mas a força das redes sociais pode obrigar a isso. Se a Haas mantiver o piloto, a onda de críticas irá inevitavelmente transbordar para a equipa que não precisa da má publicidade. A imagem do jovem está irremediavelmente comprometida e associada a um comportamento menos próprio.

A decisão da Haas não é fácil de tomar e qualquer uma terá repercussões. Nos últimos dias vimos notícias sobre a mudança da biografia de Mazepin e de Pietro Fittipaldi nas redes sociais, algo que já foi visto no caso Valtteri Bottas/ George Russell.

As redes sociais começam a ter uma força cada vez maior no nosso dia a dia e isso pode mudar a face do desporto também. Muitos pilotos têm mostrado mais da sua vida e com isso têm-se aproximado mais dos fãs. Mas se sentirem que qualquer deslize pode ser fatal para a sua carreira o mais provável é fecharem de novo essa porta. O caso de Daniel Abt por altura do confinamento é semelhante, tendo perdido o lugar na Audi, depois de ter colocado no seu lugar um Simracer numa competição virtual. Começamos a ver consequências verdadeiramente pesadas para certos comportamentos.

Assim, não é nada garantida a presença de Mazepin em 2021 e já se começam a falar de possíveis substitutos. Fittipaldi é um dos nomes falados mas também Callum Ilott, piloto da academia Ferrari e vice-campeão de F2 pode estar na calhar para uma vaga inesperada.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Jorge
Jorge
3 anos atrás

O que é MM? Aqueles chocolates?

Não me chateies
Não me chateies
3 anos atrás

Têm o Fittipaldi, o Piquet, o Alesi o David Schumacher. Qual é a diferença destes para os Latifis, Mazepins e Strolls? Talento só se for tá lento, ainda são piores, porque nunca ganharam uma corrida nas séries mais avançadas que estiveram, pelo menos os meninos dos papás ricos sempre ganharam corridas.

Last edited 3 anos atrás by Não me chateies
Pity
Pity
3 anos atrás

As redes sociais são um pau de dois bicos, têm o lado bom e o lado cruel, pelo que os seus utilizadores deveriam pensar duas vezes antes de publicar alguma coisa das suas vidas privadas. O caso do Mazepin é um entre muitos e variados. Há casos de pessoas, por exemplo,. que meteram baixa nos empregos por, alegadamente estarem doentes e, depois, publicaram fotos de férias nas Caraíbas… e acabaram despedidas. O Mazepin agiu mal, mas também não precisa de ser cruxificado, nem ele, nem a equipa, se o mantiver. Por este andar, qualquer dia voltamos ao tempo da Inquisição… Ler mais »

Lisboa
Reply to  Pity
3 anos atrás

O Mazapin tem um historial de arruaceiro tremendo, desde manobras impróprias em pista, até agressões a colegas (Calum Iolt).

Típico filho mimado de um oligarca russo, que sempre se achou acima das leis e normas.

Esta agressão sexual, é apenas mais uma das muitas que já deve ter praticado, tal foi o à vontade com que o fez.

Antes 1000 Strolls e 1000 Latifis, que uma unha deste agressor sexual.

Cágado1
3 anos atrás

Já o disse e volto a dizer: Chega! (sem qq conotação política) Mais do que as redes sociais, são os media que estão a amplificar o caso. Já vimos potenciais bons pilotos com a carreira destruída por comportamentos menos próprios fora das pistas, como o Tomas Enge, mas nesse caso podia tb ser considerado dopagem. Mais ninguém tem mais nada a ver com o caso do Nikita e sua companheira, a não ser os próprio. Deixem de dar relevo ao caso e deixem-no correr. O que me preocupa é o comportamento exagerado que tem nas pistas, mas a Haas já… Ler mais »

831ABO
831ABO
3 anos atrás

Fui dos mais críticos em relação ao Nikita Mazepin; não pelo vídeo – não sou moralista -, mas pelo seu comportamento em pista. Contudo, e apesar de estar muito longe de ser uma dessas criaturas de extrema-direita que estão sempre a papaguear contra o «politicamente correcto» (como se fosse bom e desejável ser uma besta sem princípios e sem educação!), penso que esta ditadura moral que as redes sociais e a comunicação social impõem é profundamente falsa e hipócrita. Ninguém deve ser julgado pela opinião que dele se formula nesses meios. O Nikita Mazepin errou? Com certeza. A publicação daquele… Ler mais »

can-am
can-am
3 anos atrás

Então o que não seriam os pilotos do passado ? Eram logo suspensos e irradiados na hora. Tenham juizo nessas cabeçinhas hipócritas que hoje governam este desporto…e o mundo.
Andar para trás a grande velocidade. Pior que no Feudalismo Medieval !

@00@
@00@
3 anos atrás

Este russo imberbe e rico, deve ser posto de fora, mas pelas suas atitudes perigosas nas corridas de F2. Lamentavelmente não é competitivo como se deseja, mas perigoso. No passado já vimos pilotos morrer por menos.

jem
jem
3 anos atrás

Repito o que disse quando rebentou o problema: a Haas que decida depressa (já está a demorar muito). Quanto mais tempo demorar, pior, seja qual for a decisão.

bravojohny
bravojohny
3 anos atrás

Preferia ver lá o Hulkenberg, daria a experiência necessária à equipa e seria um óptimo colega do Mick.

831ABO
831ABO
Reply to  bravojohny
3 anos atrás

Para quê? Se eles quisessem um veterano experiente, já tinham lá um – com a vantagem de ter uma dezena de pódios no currículo e ser bem mais competitivo.

bravojohny
bravojohny
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Refiro-me às actuais circunstâncias, mas acredito que o dinheiro levado pelo Mazepin seja uma proposta demasiado tentadora para recusar.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado