Durante o fim de semana do Grande Prémio de Emilia-Romagna a FIA emitiu duas diretivas técnicas com vista ao esclarecimento de dois pontos. Estas passaram despercebidas, mas começam agora a ser referidas pelos media.
Antes do Grande Prémio, a FIA emitiu esclarecimentos técnicos – e não alterações às regras – em duas áreas fundamentais:
- Skid Block e materiais do fundo: A primeira DTclarificou a forma como os materiais dos Skid Blocks são medidos, abordando o facto de algumas equipas terem encontrado formas criativas de passar nos testes de profundidade pós-corrida, continuando a conduzir os seus carros extremamente baixos em relação ao solo.
- Métodos de arrefecimento dos pneus: A segunda DT não foi uma reinterpretação regulamentar, mas sim uma resposta às questões levantadas pela Red Bull à FIA sobre sistemas que poderiam ajudar a arrefecer os pneus – incluindo conceitos que envolvem o arrefecimento a água de conjuntos de rodas e pneus. A resposta da FIA foi distribuída a todas as equipas, proibindo efetivamente quaisquer sistemas existentes nesse domínio.
Estas clarificações chamaram a atenção, sobretudo da Red Bull, que deu a entender que a McLaren poderia estar a utilizar uma gestão inteligente dos pneus. Max Verstappen e Christian Horner comentaram o desempenho da McLaren, sugerindo surpresa com a falta de ritmo em Imola. No entanto, a McLaren negou quaisquer alterações ou irregularidades, referindo que os seus carros passaram nas inspeções da FIA e descartando as suspeitas dos rivais como distrações. Note-se que a Red Bull também foi forte em Jidá e Suzuka, pistas com exigências semelhantes a Ímola (curvas de alta velocidade)
Será difícil entender se estas diretivas tiveram ou vão ter algum efeito na performance de algumas equipas. O Mónaco é muito específico e a gestão da temperatura dos pneus não é problemática e em Espanha, entram em cena os novos testes de deflexão das asas dianteiras, o que pode mudar a ordem competitiva, só por si. O que pareceu óbvio foi o abaixamento de forma da McLaren e a subida da Red Bull. Se estas flutuações foram apenas pontuais ou estão mesmo relacionadas com estes esclarecimentos, só o tempo dirá.









