F1: Corridas Sprint têm oficialmente luz verde
Eram já um dado adquirido mas foram hoje confirmadas. As corridas Sprint foram aprovadas pelas Comissão da F1.
As provas serão realizadas em três jornadas do campeonato deste ano. A proposta requer a aprovação final do Conselho Mundial do Desporto Automóvel, o que se espera ser apenas uma formalidade.
As equipas serão autorizadas a escolher dois conjuntos de pneus da sua alocação para a prova de qualificação de Sprint, que terá uma distância de 100 quilómetros. Será realizada uma sessão regular de qualificação às sextas-feiras durante os fins-de-semana com provas Sprint. As equipas só serão autorizadas a utilizar pneus macios durante a qualificação nesses eventos, e terão um máximo de cinco conjuntos disponíveis. As provas de qualificação de Sprint terão lugar em Silverstone e Monza, mais um terceiro local a designar.
Ficou decidido que os três primeiros classificados na qualificação para o Sprint de sábado receberão pontos, com o primeiro lugar a receber três pontos, segundo lugar dois pontos e terceiro lugar um ponto.
O formato foi definido da seguinte forma:
Sexta-feira:
– Treino Livre 1 de 60 minutos de manhã com dois conjuntos de pneus para as equipas escolher livremente.
– Formato de qualificação normal à tarde com cinco conjuntos de pneus macios disponíveis apenas.
Sábado:
– 60 minutos de Treino Livre 2 pela manhã com um conjunto de pneus para equipas para escolher livremente.
– Corrida Sprint de 100km à tarde com dois conjuntos de pneus para equipas para escolherem livremente.
Domingo:
– Grande Prémio de distância completa com dois conjuntos de pneus restantes
As condições de Parc Fermé serão aplicáveis a partir do início da Qualificação na sexta-feira, proibindo mudança de componentes principais com três objetivos:
1. Parar a construção de veículos especiais para Qualificação.
2. Limitar o número de horas necessárias para preparar o automóvel para o seguinte dia.
3. Para permitir uma reconfiguração suficiente dos carros para fazer do Treino Livre 2 de sábado de manhã uma sessão útil.
Após o início da Qualificação Sprint, os carros estarão em condições de Parc Fermé completo. Um número limitado de componentes poderão ser alterados após a Qualificação:
– A distribuição do peso poderá ser alterada.
– A unidade de potência e o arrefecimento da caixa de velocidades podem ser ajustados através da alteração de entradas de ar desde que as temperaturas ambiente declaradas pelo fornecedor de serviços meteorológicos designado pela FIA uma hora antes do início da Qualificação e uma hora antes do início da Qualificação Sprint varie em 10 graus centígrados ou mais.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Vamos ver como resulta. Parece interessante
“regras de parc Fermé desde 6f”, confirma tudo o que eu já disse sobre estas corridas de sprint, vão ser procissões, porque uma asa partida significa começar a corrida principal a partir das boxes.
E parem de chamar isto de corridas sprint, porque não são corridas, são qualificações multi-voltas. Nem sequer são comparáveis com as corridas sprint da F2 e F3, que dão pontos aos 8 primeiros. Alguém vai arriscar perder um lugar na grelha por uns meros 3pt.
Nem mais
A designação é mesmo essa “Sprint Qualifying”
O único ponto que me merece destaque, é a questão dos pneus, que podia muito bem ser transposta para os fins de semana normais: qualificação com macios e livre escolha para Domingo.
FIA: “Queremos que as equipas poupem dinheiro”
Also FIA: “Vamos introduzir corridas sprint onde as equipas têm de gastar mais pneus, carburante, desgastar o motor e se tiverem acidentes gastarem com peças extra e até comprometer a corrida de Domingo”.
As equipas: Não queremos que essa corrida seja uma corrida, não pode ter pódio nem dar muitos pontos.
Resultado: Um acordo de gentleman e manter os lugares durante os 100 km
Liberty: Vamos ser pioneiros na inovação do desporto Automóvel.
GP Macau: E nós não contamos?
Concordo absoluto, se houver acidentes com vários Carros, quero ver a grelha para a corrida normal. Palhaçada
Novas regras, aerodinâmica que não permite que os carros rodem perto uns dos outros, penalizações, pistas com escapatórias em asfalto, DRS, etc, e a F1 cada vez menos interessante.
Siga!
Antigamente fazia se ultrapassagem na marra, hoje é abrir a asinha e tá feito. Grandes campeões da treta
Não gosto nada, nada da ideia….
Passem a fazer também duas horas de repouso em Le Mans…
Ou a fazerem Ralis no Mundial de hora e meia…
Há coisas onde não se deveria mexer.
patacoada de ideia. Quanto a mim o único objetivo deste formato é colocar em risco os potenciais primeiros classificados (porque são estes que vão arriscar mais), de forma a baralhar a grelha de partida para a corrida normal.