F1: Corrida de Las Vegas ao sábado recupera tendência antiga e abre a porta às exceções no calendário de 2024

Por a 14 Novembro 2023 18:04

A corrida do próximo Grande Prémio de Las Vegas, que marca o regresso da Fórmula 1 à ‘Cidade do Pecado’ em mais de 40 anos, terá lugar no sábado, o que pode parecer estranho, uma vez que estamos habituados à corrida se realizar no domingo, mas não é nada inédito na história da competição. Na próxima temporada, além da repetição da corrida de Las Vegas ao sábado, teremos mais casos. 

A última vez que a F1 esteve em Las Vegas, Michele Alboreto venceu a corrida de 75 voltas em redor do circuito de Caesars Palace, um traçado muito diferente daquele que veremos este ano. Depois de 1982 a competição mundial não mais regressou aquela cidade, havendo pouco interesse das duas partes até à entrada da Liberty Media e do sucesso repentino da série nos EUA.

Excluindo as corridas Sprint, que se realizam sempre ao sábado, esse dia costuma ser dedicado à qualificação que ordena a grelha de partida para a corrida de domingo. Mas não será assim em Las Vegas, com a prova marcada para as 22 horas locais de sábado, dia 18 de novembro (com a diferença horário serão 6 horas de domingo, 19 de novembro, em Portugal continental).

Será a primeira corrida do campeonato do mundo a realizar-se num sábado desde o Grande Prémio da África do Sul de 1985, em Kyalami. No entanto, na história da F1 é comum encontrarmos exemplos de corridas ao sábado. 

O primeiro Grande Prémio do Campeonato do Mundo realizou-se num sábado, em Silverstone, em 1950, seguindo este exemplo ao longo dos anos nas provas da África do Sul, Países Baixos, Suécia ou Canadá, por exemplo. No total, até esta altura, as corridas tiveram lugar no sábado por 58 vezes.

Este facto vai-se repetir na prova do calendário do próximo ano, não sendo único. A temporada 2024 da Fórmula 1 começa no Bahrein a 2 de março, com corrida no sábado à noite pela primeira vez naquela que será a edição 20 daquela prova. A corrida formará uma dupla jornada no Médio Oriente, com o Grande Prémio da Arábia Saudita, a 9 de março, a decorrer uma semana mais tarde, também agendado para sábado à noite, tudo para acomodar as celebrações do Ramadão naqueles dois territórios. 

Por isso, as corridas ao sábado não serão tão raras como até aqui, pelo menos em 2024.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado