F1: Compostos de pneus iguais ao ano passado para Baku e Miami, mas diferentes em Imola

Por a 17 Abril 2023 15:58

Para os próximos 2 Grandes Prémios de Fórmula 1 – Azerbaijão, Miami – a Pirelli selecionou os mesmos três compostos utilizados nestas corridas no ano passado. Para o GP da Emilia-Romagna em Imola, no final de maio, os compostos serão mais macios do que em 2022, havendo ainda um novo formato de qualificação a ser experimentado.

No circuito citadino de Baku, as equipas terão à sua disposição o C3 como composto duro, o C4 como médio e o C5 como pneus macios. São os compostos que a Pirelli considera adaptaram-se melhor às curvas apertadas de parte do traçado, bem como às longas retas onde os carros atingem uma velocidade máxima de 340 km/h. A estratégia mais comum para o Grande Prémio do Azerbaijão é fazer apenas uma paragem. Em 2022 a corrida realizou-se em junho, com a degradação térmica a tornar-se um fator devido à elevada temperatura do asfalto.

Para Miami, a Pirelli escolheu três compostos no meio da sua gama, com o C2 como composto mais duro, C3 será o médio e C4 o mais macio. O foco está na versatilidade para mais um traçado citadino. A corrida pode ser completada parando apenas uma vez, como vários pilotos demonstraram no ano passado com uma boa gestão de pneus. O tempo na Flórida é uma variável constante, podendo alterar as estratégias das equipas.

No Grande Prémio da Emilia-Romagna os compostos serão mais macios devido à baixa exigência do circuito e ao desgaste comprovado nos pneus no ano passado. O C3 é o composto duro, o C4 o médio e o C5 o composto macio. Um novo formato de qualificação também será experimentado em Imola, com apenas um composto utilizado em cada sessão. Na Q1 apenas os pneus duros estarão disponíveis, na Q2 os médios, enquanto que os macios serão apenas na Q3 para os restantes 10 carros em pista. Esta seleção, que também será utilizada noutro fim de semana durante o ano após o Imola que ainda não foi revelado, reduz a alocação total de pneus para cada carro de 13 conjuntos para 11. Os novos pneus de chuva Pirelli que não precisam de mantas de aquecimento também farão a sua estreia na corrida italiana.

Imagens: Pirelli

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado