F1: Começar mal para acabar bem?

Por a 2 Abril 2019 15:35

A Ferrari começou 2019 como acabou 2018. Duas corridas, duas desilusões para a Scuderia que apresenta novamente um carro capaz de lutar por vitória, mas que continua a cometer erros.

A vantagem da equipa italiana para a Mercedes ficou clara desde o início do fim de semana e na qualificação Charles Leclerc deixou os Mercedes a mais de 0.3 seg. . A surpresa terá sido mesmo a pole de Leclerc, com o jovem piloto a mostrar mais uma vez o seu grande talento. Vettel não teve resposta à altura mas na corrida largou melhor e assumiu a liderança da prova.

A primeira volta foi francamente má para Leclerc, mas o #16 não perdeu o sangue frio e voltou ao topo da classificação, com boas ultrapassagens. Charles ignorou ordens de equipa numa altura que lhe pediram para aguentar atrás de Vettel por mais duas voltas. É uma prova de carácter e da vontade que tem de triunfar, apesar de saber que tem um longo caminho. Foi uma corrida perfeita em que dominou e geriu da melhor forma tudo o que foi acontecendo. A vitória parecia estar no bolso mas o motor resolveu pregar uma partida de mau gosto. Seriam poucos os que não estavam a torcer pela vitória do piloto da Ferrari. Tal não aconteceu e teve de se contentar com um terceiro lugar. Um resultado agridoce, conquistando o seu primeiro pódio na F1, na segunda corrida pela Scuderia, sabendo no entanto que a vitória era sua por direito (se é que tal existe no desporto).

A forma tímida como recebeu os elogios de Hamilton são a prova que não tem ainda tiques de vedeta e que a sua postura humilde será genuína. A sua recuperação depois de um mau arranque são a confirmação do seu talento e da força mental. Leclerc é um dos talentos que mais entusiasma e é inevitável que acabe por ter sucesso. Foi o melhor piloto do fim de semana.

Do outro lado da box, há dúvidas e talvez alguma preocupação. Sebastian Vettel vem de um 2018 duro com muitos erros e muitas críticas. 2019 começa com duas exibições apagadas e um erro que fica mal a qualquer campeão do mundo, o que vem piorar a pressão que já tinha. Em Melbourne só não foi ultrapassado por Leclerc porque a equipa não permitiu e no Bahrein, Leclerc foi claramente melhor em toda a linha. Vettel admitiu o erro, pediu desculpa e deu os parabéns ao colega de equipa. O alemão está claramente com problemas em encontrar o equilíbrio certo no carro. Tem a capacidade técnica e a determinação para encontrar a soluções, mas começar o ano da mesma forma como acabou 2018 é um golpe que pode ter consequências. A Ferrari está a colocar sobre os seus ombros a responsabilidade da luta pelo título, mas Vettel parece estar a acusar esse peso. Tem de recuperar depressa.

A Ferrari começou 2017 e 2018 da melhor forma, com vitórias sucessivas e boas prestações. Em 2019 estão a começar mal… será que este ano a história se inverte? Para isso será preciso que Vettel melhore e que a equipa tenha mais cuidado, especialmente na estratégia onde a Mercedes tem sido regularmente superior.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado