F1, Cesare Fiorio: “Binotto devia deixá-los correr livremente em pista”
O antigo chefe da Ferrari, Cesare Fiorio, não vê uma batalha de pilotos pelo “número um” ser benéfico.
Durante o Grande Prémio do Bahrein, numa das comunicações rádio de Charles Leclerc, o jovem pediu para passar para à frente do companheiro de equipa, Sebastian Vettel. Do muro das boxes a mensagem foi clara: o piloto monegasco deveria esperar duas voltas para tal.
Após o Grande Prémio, Fioro afirmou que Leclerc veio dar imensos problemas à Ferrari ao colocar pressão sobre Vettel, pois é algo que causa muito desconforto ao quatro vezes campeão do mundo:
“No ano passado segui o Leclerc com muito cuidado na Alfa Romeo e vi que, depois das primeiras quatro ou cinco corridas em que aprendeu o seu ofício, ele dominou a equipa, humilhando o seu companheiro de equipa e entregou grandes resultados com aquele carro. Portanto, quando chegou à Ferrari, pensei imediatamente que seria um grande problema para Vettel, que é um piloto que erra quando é colocado sob pressão.”
Fiorio também comentou a posição do chefe de equipa, Matia
Binotto, dizendo que é um excelente engenheiro a construir carros, mas que tem
de ter imenso cuidado ao gerir a relação entre estes dois pilotos. Fiorio acha
que Binotto deveria deixá-los correr livremente e deixar que tudo se resolva
dentro da pista.
“Ele está na Ferrari há décadas e é um engenheiro da mais alta qualidade. Sabe como fazer carros de corrida e pode consegue cuidar das falhas. Isto é excelente para a Ferrari.”
“No entanto, ele provavelmente não esperava que Leclerc fosse imediatamente competitivo, como eu esperava que fosse. Isto vai ser um grande problema para ele. Se fosse eu a decidir, não nomearia um piloto número um ou número dois, deixá-los-ia correr livremente para já. Mais tarde talvez se pudesse fazer algo.”
Fiorio geriu colegas de equipa potencialmente explosivos
como Alain Prost e Nigel Mansell durante o seu mandato em Maranello e concorda
que há semelhanças:
“Sim, um pouco, mas na altura, apesar de Prost e Mansell serem muito competitivos um com o outro, nunca houve problemas. Agora é necessário não colocar Vettel numa posição de cometer erros, remover a pressão, mesmo que não seja fácil, numa luta tão apertada como esta.”
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI