F1: “Bom dia Vietnam!”

Por a 7 Novembro 2018 15:27

A F1 anunciou hoje a confirmação da ida para o Vietnam em 2020. É mais uma adição ao calendário e como seria de esperar as reações ao anúncio foram … mistas.

Se perdermos cinco minutos a percorrer as redes sociais, que para o bem e para o mal, são um barómetro da opinião geral, podemos entender que não há unanimidade. Se uns parecem entusiasmados com a ideia, outros não pouparam nas palavras (como acontece frequentemente nas caixas de comentários) e mostraram de forma vincada o seu descontentamento.

Uns elogiaram o traçado, outros criticaram o facto de ser um citadino. Uns eram a favor da “descoberta” de novos palcos, outros criticaram o esquecimento de alguns palcos históricos, outros até foram buscar dados estatísticos para mostrar a probabilidade de chuva para a altura em que está pensado o GP do Vietnam.

A expansão da F1 para outros países era inevitável. O mercado asiático é demasiado forte para ser ignorado e a F1 iria sempre aumentar o número de pistas nessa zona do globo. Não é surpreendente este anúncio e nem será surpreendente se outra nação asiática receber um Grande Prémio. Quanto ao traçado em si, o melhor mesmo é esperar pela primeira corrida e avaliar então. A vontade assumida de ir Hermann Tilke ir buscar inspiração a curvas icónicas de outros circuitos poderá resultar (como resultou no COTA). Claro que o sonho de qualquer fã de F1 é ver as suas curvas preferidas, reunidas numa só pista, mas… pessoalmente acho que um traçado tem de ter carácter próprio. Vivemos num tempo em que subitamente as ideias desapareceram e limitamo-nos a ver remakes e adaptações. Se é para ver os “esses” de Suzuka, o melhor é ir a Suzuka. Mas como disse, prefiro esperar para ver. Lembro-me de torcer o nariz quando vi o desenho de Baku e a pista tem proporcionado boas corridas.

O facto de ser um traçado citadino para mim é um factor positivo. Os Citadinos têm a capacidade de transformar uma cidade e quem tem o privilégio de assistir à mutação das ruas que percorre todos os dias para uma pista, não pode deixar de ficar espantando. É um crescendo de entusiasmo à medida que as estruturas vão sendo colocadas e a pista ganha forma (claro que para quem não gosta é uma dor de cabeça). E os citadinos são uma fórmula interessante. As pessoas estão cada vez mais comodistas e os próprios fãs nem sempre fazem o esforço para irem aos autódromos. A Fórmula E, usou isso muito bem e entendeu que a melhor forma de convencer novos fãs é levar as corridas até eles (e os circuitos mais pequenos ajudavam muito a disfarçar a falta de velocidade de autonomia das máquinas). E claro, num traçado citadino tudo parece mais rápido, mais dramático e mais intenso.

 

Nunca fui contra a mudança na F1 e acredito que os próprios fãs têm de se adaptar às constantes evoluções que o desporto tem. Mas esta ida para o Vietnam no fundo deixa-me algo triste. É que temos tantas pistas com qualidade e que mereciam receber a F1 que estão postas de parte. Dizia-se nas caixas de comentários do AutoSport que o grande trunfo da F1, atualmente é ter o nome F1. Há alguma razão nessa afirmação e para a F1 não deixar de ter a mesma força, não pode esquecer as raízes. É difícil aceitar novas pistas quando há pistas míticas que podem perfeitamente receber a F1 e que são esquecidas e outras que correm o risco de deixar de receber o Grande Circo. Essas pistas existem onde a maioria dos fãs estão presentes e que não podem ser tidos como garantidos. São eles a grande força da F1.

O WRX está a seguir uma via que a F1 usou no passado, indo em busca apenas do dinheiro esquecendo a história, a tradição e os fãs, colocando de parte traçados míticos, com as reacções que são conhecidas. A F1, com a Liberty, voltou atrás nessa filosofia e começou a fazer um regresso às origens com resultados positivos. Mas como fã gostava de ver algo mais ambicioso e ver outras pistas voltarem ao activo (entendendo que não é tarefa simples).

Há pistas que mereciam ver de novo a F1,  pela história que lá se escreveu e que merecia ser relembrada com o regresso da competição. Há pistas que já receberam a F1 e pela qualidade do seu traçado deveriam ver os monolugares mais rápidos de sempre em pista. E as pistas tradicionais, tendencialmente dão-nos as melhores corridas.

Não é tarefa fácil encontrar um equilíbrio entre tradição e inovação num calendário que para bem das equipas e do pessoal envolvido não deve ter muito mais que 20 corridas por ano. Haverá sempre compromissos a serem feitos e pessoas mais felizes e outras menos. Haverá sempre pistas que mereciam receber a F1 que ficam de fora pois um desporto global tem de chegar a zonas onde antes não chegava. Este desabafo talvez se deva por morar num país que está esquecido pela F1 ( e que também fez por se esquecer), que tem um circuito que marcou uma era, especialmente um dos maiores pilotos de sempre e outro circuito recente, com uma infraestrutura fantástica, com um traçado original, exigente e entusiasmante, que certamente iria encantar os fãs de todo o mundo.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado