F1, Bernie Ecclestone: “Se o Hamilton fosse para a Ferrari seria batido pelo Leclerc”

Por a 10 Abril 2020 10:54

O antigo patrão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, em entrevista à AutoCar, afirmou que Lewis Hamilton seguiria o mesmo caminho de Sebastian Vettel se fosse para a Ferrari, ou seja, seria batido por Charles Leclerc.

Mesmo tendo sido batido pelo colega de equipa, Ecclestone

garante que Vettel continua a ser um dos melhores pilotos do desporto, e dá uma

explicação para o que se sucedeu.

“Ele ficou um pouco aquém. Provavelmente por causa da maneira como o trataram dentro da equipa. Ele era o número um, e, subitamente, vem um miúdo do nada e tem uma performance extraordinária. Todos se apaixonaram na Ferrari.”

“Talvez ele tenha sido colocado… num canto. É o que sinto, mas, apesar de ser muito próximo dele não falamos sobre essas coisas.”

Na mesma entrevista, Ecclestone nomeou Vettel, Hamilton e

Max Verstappen como os melhores pilotos de momento na Fórmula 1, mas afirmou

que o suporte das respetivas equipas é crucial.

“Todos eles têm uma grande equipa de suporte, sendo que o Lewis tem o máximo. Não lhe falta nada. Ele está habituado a estar no comando. Se ele for para a Ferrari, ele continua a ser bom, mas acho que não sobreviveria. O Leclerc faria o mesmo que fez com Vettel.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

15 comentários

  1. jose melo

    10 Abril, 2020 at 11:45

    Sendo certo que o Charles obteve mais pontos que o Vettel, a verdade é que o Vettel terminou mais provas à frente do Charles que o contrário. Quem ler a notícia e não souber os resultados parece que o Charles ficou sempre ou quase sempre à frente do Vettel. Até me atrevo a dizer que se o Vettel não tivesse cometido alguns erros teria ficado à frente no campeonato por razoável vantagem relativamente ao Charles.

    • CJ22

      10 Abril, 2020 at 14:14

      Na minha opinião não acho que faça qualquer sentido dizer que “se o Vettel não tivesse cometido alguns erros teria ficado à frente”, porque se os cometeu é porque fraquejou, não esteve à altura. É a mesma coisa que dizer que se a equipa X não tivesse sofrido golos teria ganho o jogo, mas sofreu. As coisas são como são. Há pilotos que sabem lidar bem com a pressão e outros que não, como o Vettel. Sob pressão fraqueja muito, já aconteceu várias vezes nos ultimos anos.

      Se formos a fazer comparações faz mais sentido referirmos episódios em que o piloto não teve culpa e saiu prejudicado pela equipa ou pelo azar, por exemplo dizer “se o motor do Leclerc não tivesse avariado no Bahrain ele teria ganho.”, ou o erro da equipa na qualificação do Monaco. Repare que não falei no erro do Leclerc na Alemanha, porque foi culpa dele.

      • O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

        10 Abril, 2020 at 16:05

        Muitíssimo bem escrito!

        Cumprimentos

      • jose melo

        10 Abril, 2020 at 16:38

        Concordo. Mas no final o que eu pretendia dizer e o que comentou não me parece que altere a conclusão, e porque estamos a comentar o que disse o Bernie, não me parece que de modo algum o Charles tenha sido muito superior ao Vettel. Aliás há até “doentes” da estatística que demonstram que quer em treinos quer em prova a diferença entre eles não chegou sequer a um segundo (publicada num jornal espanhol). Aliás parece-me que quando a diferença final é inferior ao resultado máximo de uma prova, não se deve falar em supremacia esmagadora.

    • Pity

      10 Abril, 2020 at 15:29

      Leclerc também não esteve isento de erros, embora os de Vettel fossem mais “vistosos”.

    • MLS_OLD

      10 Abril, 2020 at 15:33

      A razoa principal não foram esses erros….Vettel na reta do campeonato teve algumas desistências das quais nada teve culpa….Russia e USA….

  2. Pity

    10 Abril, 2020 at 15:33

    Muito gosta o “tio” Bernie de dizer coisas 🙂
    Mas onde é que estaria o mal do mais jovem bater o mais experiente? Hamilton sabe que esse dia chegará, seja com Leclerc, com Verstappen ou outro dos jovens lobos.

  3. O Verstappen comeu o Hamilton de cebolada

    10 Abril, 2020 at 16:10

    É algo arriscada esta afirmação do Ecclestone.
    É verdade que Leclerc no seu primeiro ano de Ferrari bateu, incontestavelmente, Vettel.
    Bateu-o em pontos, venceu mais corridas, fez mais pole-positions. Bateu-o em toda a linha!

    No entanto, não se pode comparar Vettel com Hamilton. O piloto inglês é muito melhor que o alemão e está num patamar muito superior.

    Cumprimentos

  4. Frenando_Afondo™

    10 Abril, 2020 at 18:38

    Bernie Ecclestone: “Se ele (Hamilton) for para a Ferrari, ele continua a ser bom, mas acho que não sobreviveria. O Leclerc faria o mesmo que fez com Vettel.”

    Na mesma entrevista: Ecclestone nomeou Vettel, Hamilton e Max Verstappen como os melhores pilotos de momento na Fórmula 1

    Em que é que ficamos? Porque Se Vettel é um dos melhores do momento mas perdeu porque a Ferrari se apaixonou por Leclerc… Então isso faz do Leclerc apenas bom porque tem a paixão da equipa? E se Leclerc bateria Hamilton e bateu Vettel em 2019, então não deveria Leclerc estar junto com os outros três nomes?

    Pessoalmente discordo da opinião de Ecclestone, porque uma das razões que Vettel ficou atrás de Leclerc em 2019 foi devido a vários erros, que o fizeram perder muitos pontos e alguns abandonos por falta de fiabilidade. Ora nesse campo (dos erros, claro, a fiabilidade é outra coisa), Hamilton está bem acima de Vettel, basta ver o que foram os últimos 3 anos do inglês a pouquíssima quantidade de erros que cometeu. Isso sem contar com a maturidade que Hamilton tem agora, que é outro factor que para mim o faz ser o melhor actualmente. Por isso não acredito que Leclerc o batesse apenas por estar na Ferrari (aka a “sua” equipa).

  5. Miguel Costa

    10 Abril, 2020 at 19:52

    Até respeito as opiniões do Ecclestone, pois ele percebe mais de F1 que eu. Mas os “Ses” valem aquilo que nós quisermos. O Vettel é, e sempre foi um piloto propenso a erros quando pressionado, na minha opinião, também acho que o Alemão não está ao nível do Hamilton, nunca esteve para mim. É verdade que o Inglês comete menos erros, e tem na Mercedes a vida muito, mas muito facilitada com um colega que nem para o Vettel chega, não lhe faz frente e não tem metade do talento do Inglês, logo a pressão só vem de fora, quando alguém tem carro para isso, o que não é o caso desta era híbrida. O Hamilton dos tempos do Rosberg cometia mais erros, e o Vettel do tempo do Webber e do Kimi também os cometia menos, a pressão faz os pilotos cometer mais excessos e os erros advém disso mesmo, sendo que considero o Leclerc o melhor dos pilotos mais novos que chegou à F1 nos últimos anos (mais que o Max), faz com que o conforto do Vettel (acomodado e sem sombra dentro da equipa), tenha evaporado, ainda para mais começou logo na Áustralia a ver-se que o puto era mais rápido e tinha vontade de mostrar serviço para não se tornar num “Massa” ou “Barrichello” só para comparar a alguns “táxistas” que a Ferrari já teve, o GP de Itália deu cabo do resto. Foi essa a razão, para mim, que impediu a subida do Russell à Mercedes, a sombra que ele poderia fazer ao Hamilton, o que calha na categoria dos “Ses”, também, mas que é óbvio que seria sempre maior (a sombra) do que lhe faz o Bottas.

  6. j-fernandoricardogmail-com

    10 Abril, 2020 at 20:52

    Este Bernie já devia estar reformado e ter vergonha do que fez à fórmula 1.

  7. Osmane Damianse

    11 Abril, 2020 at 0:36

    Nem concordo nem discordo. Não tem como saber. Subestimar o Hamilton porquê? Qual motivo?

  8. ZeCambota

    11 Abril, 2020 at 8:09

    Já lhe vai faltando o bom senso. Dá uma na bota outra na perdigota, como se usa dizer.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1