F1, Bernie Ecclestone: “Se mandasse, ninguém se ajoelharia antes da provas”
Bernie Ecclestone mostrou-se contra o gesto de apoio ao movimento Black Lives Matter (BLM), em que os pilotos se ajoelham no início da provas e disse que se estivesse à frente da F1, tal não aconteceria.
O movimento BLM ganhou mais ímpeto no ano passado e Lewis Hamilton tornou-se numa das vozes mais ativas. Mas Ecclestone não vê isso com bons olhos.Entrevistado pelo Telegraph, Ecclestone disse: “Eu disse ao seu pai [Anthony Hamilton] que Lewis precisa de ter cuidado porque ele está a ser usado pelas pessoas que estão a apoiar o movimento e elas estão a tirar muito dinheiro disso. E ninguém sabe para onde vai.Se eu ainda estivesse na F1, não ninguém usaria t-shirts no pódio, isso é certo. Cem por cento, não teria havido isso de ajoelhar antes das corridas.Eles fazem muito barulho pelas razões erradas. Por razões políticas”, acrescentou Ecclestone.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





831AB0
23 Março, 2021 at 10:42
OK, pronto, já és um herói outra vez. Agora vai mudar a fralda e limpa a baba.
Sr. Dr. HHister
23 Março, 2021 at 14:48
Tu és mesmo baixo.
831AB0
23 Março, 2021 at 17:47
E tu és uma merda.
...
23 Março, 2021 at 23:31
Bem, voçe disse que ele era baixo, e ele não resistiu a pôr o nível ainda mais…baixo. lol
Sr. Dr. HHister
24 Março, 2021 at 11:12
😉
...
23 Março, 2021 at 23:40
Vindo de quem ja me chamou de ser humano desprezivél quando apenas mencionei o Hulk para substituir o Alonso por causa do acidente de bicicleta e agora dizes uma coisa destas, vê lá o que é achas que te podem chamar por causa do que escreveste agora? Eu bem disse para te veres ao espelho…
[email protected]
23 Março, 2021 at 11:11
Ainda bem que não manda; os tempos, agora, são outros. Está preocupado com o destino do dinheiro porque o seu bolso já não é o fiel depositário. Este complexo da pequenez querer demonstrar grandeza, já cansa. Querer moldar a opinião das pessoas ao seu gosto, é totalitarismo; e isso, não se deve consentir. Seja onde for!…Já agora, a talhe de foice, que tal sugerir, também, a mudança de cor dos carros da mercedes? que, como todos sabem, está imbuída de simbolismo?
Pity
23 Março, 2021 at 11:44
O mal dos velhotes é ficarem parados no tempo. nem todos, felizmente. O pior, é que todos nós caminhamos para lá…
O Bernie não percebe, ou não quer perceber, que o mundo mudou. Toda a gente, pilotos incluídos, têm o direito de defender as suas ideias publicamente, mesmo que sejam erradas (o que não é o caso em questão) e demonstrá-las da forma que acham melhor. O único ponto em que concordo com o Bernie, é na questão das t-shirts no pódio, pois este é o momento mais solene do fim de semana, a par do hino do país organizador.
Sr. Dr. HHister
23 Março, 2021 at 14:49
Lá está você de novo a atacar os velhos! Não entendo a sua paranóia.
Pity
23 Março, 2021 at 15:00
Não estou a atacar os velhos, até porque estou mais perto de ser velha do que jovem, mas falo pela experiência de convívio directo com velhos da idade do Bernie. Esse convívio mostrou-me como são teimosos e com a mania de que só eles é que sabem. Mas como disse no meu comentário, nem todos são assim, mas a maioria é.
Sr. Dr. HHister
23 Março, 2021 at 15:33
Muitas vezes estão mesmo. Também há a mania dos mais novos repudiarem tudo o que venha da boca dos mais velhos só porque sim. O problema do Bernie não é ser velho, é ter uma mentalidade totalitária. Sempre assim foi e em parte essa é a razão do seu sucesso e depois tem estes espasmos ditatoriais. Não é de agora Pity. Ele até disse numa entrevista que a democracia não funciona.
Pity
23 Março, 2021 at 16:53
Sim, não é de agora, ele sempre quis ser ditador, só que agora que já não manda, ainda parece que é pior. O maior problema, é que há muita gente a pensar como ele (e não serão todos velhos), basta ver o número de pontos negativos distribuídos neste artigo, a não ser que partam essencialmente dos anti Hamilton…
[email protected]
24 Março, 2021 at 15:03
A onda negacionista tem cada vez mais adeptos!…
Estou solidário com o teu testemunho e com todos os que recusam a venda da alma a troco de dinheiro…
jose melo
23 Março, 2021 at 11:59
Julgo que o Bernie tem razão. Creio que o que ele quer dizer, e não terá nada que ver com ideias pessoais, é que a F1 não deve ser politizada e muito menos um veículo de divulgação de ideias políticas. O Bernie sabe, e aí todos nós sabemos que em muitos países que têm F1, há apoios estatais. O Bernie sabe e todos nós sabemos que em muitos desses países este tipo de ações não são bem acolhidos. O que pode significar um acrescento de problemas para os promotores no sentido de reunirem as verbas necessárias para porem em marcha as provas.
Claro que do ponto de vista mais generalizado das pessoas, até se poderia dizer: pois é assim, e se não quiserem não tenham F1. Mas são precisamente esses países, que em muitos casos até pagam mais, que propiciam que haja muitas provas, logo dinheiro para manter a F1. É uma pescadinha de rabo na boca.
HellRun
23 Março, 2021 at 14:35
Não é pescadinha. Noutros desportos os ateltas tomam posições (goste eu ou não, mas essa é a vantagem, não depende de mim ou do Bernie) e não é por isso que os desportos acabam. E os paises que podem ser problematicos a esse nivel, como Arabia Saudita ou China, não gostam ? Eu não gosto de regimes totalitarios. E há muitos candidatos a novas provas.
Chicanalysis
23 Março, 2021 at 18:37
Kimb Seal
Ma Ling Hua
23 Março, 2021 at 21:26
Corretíssimo caro forista jem, o que é que interessam os direitos humanos quando está em causa uma corrida de carros ?
HellRun
23 Março, 2021 at 14:31
O Bernie perocupado “ E ninguém sabe para onde vai ( o dinheiro)”. Bernie, pelo menos no teu tempo, sabiamos para onde ele ia, é verdade. Para o teu bolso. Quantoa o resto: agora há pilotos que pensam pela sua cabeça. Impensavel, no teu tempo e do Ballestre, p.ex. Os tempos mudam.
Sr. Dr. HHister
23 Março, 2021 at 14:48
Estou de acordo com o Bernie. Sempre achei isso uma estupidez e é óbvio o aproveitamento político. No entanto…
… há uma coisa chamada liberdade de expressão e se o piloto se quiser ajoelhar, pois que se ajoelhe. Sou é totalmente contra o apoio da FIA à retórica do BLM. Política não deve ser trazida para o desporto, mas se, como disse, o piloto quiser tomar um partido político é lá com ele e deve ter toda a liberdade para o fazer. Detesto quando se espera que um piloto se comporte como um autómato.
jo baue
23 Março, 2021 at 18:28
Pensa agora num prof. do Secundário, por exemplo. Pode doar dinheiro a um partido político, pendurar cartazes num candeeiro público, andar de porta em porta a distribuir panfletos, etc., certo?
Mas não podem distribuir os papelinhos do partido na sala de aulas. Obviamente terão que ser sancionados. Ou parece-te que a liberdade de expressão é total e absoluta e não pode ser limitada?
Um estádio de futebol ou autódromo onde “estão” milhões de microfones é comparável com o que se diz – naquele tempo e lugar– num santuário ou na cozinha lá de casa? A começar por baixo, os interesses comerciais não têm importancia? O público afastar-se por causa das opiniões fortes de 1 ou 2 produzidas naquele tempo e local não conta para nada?
Sr. Dr. HHister
24 Março, 2021 at 8:58
As únicas limitações à liberdade de expressão devem ser legais. Instigar violência. Instigar suicídio. Violência psicológica. Opiniões devem ser livres.
jo baue
24 Março, 2021 at 12:21
Estamos todos de acordo que qualquer cidadão é livre de ter e exprimir as suas opiniões. O que não significa que não possa ou deva haver limites.
Se considerarmos, ou convencionarmos, que no tempo e lugar da prática desportiva existe o dever de neutralidade, e que por isso não pode ser permitida qquer forma de propaganda ou demonstração política ou religiosa, e tendo em conta que qualquer atleta é livre de aderir ou não a essa modalidade com essas regras , onde está o atentado ao exercício desse direito? Alguém os proibiu de exprimir as suas opiniões nas conferencias de imprensa, entrevistas com os jornalistas ou nas redes sociais?
Quanto muito, e já sucede no futebol, permitam-lhes levar uma braçadeira contra o racismo , assim já podem apoiar a sua causa, respeitando essa obrigação de neutralidade. O que seria nos Jogos Olímpicos abrirem 1 execeção no pódio a manifestações políticas ou religiosas?
McFamba
23 Março, 2021 at 17:10
Na minha opinião, o problema hoje em dia é que ninguém que aceitar uma liderança, rotulam logo de ditador. Preferem uma anarquia. Hoje em dia não existe organização nem disciplina. Temos de combater o racismo, claro que sim, mas o ajoelhar não muda nada. Que adianta um individuo ajoelhar e depois praticar o racismo? O Bernie toca num ponto importante: Tudo é aproveitado para negociatas ou razões politicas, o que vai dar ao mesmo!
Frenando_Afondo™
23 Março, 2021 at 20:49
Sim sim, fácil falar quando se está de fora. Mas relembro que Bernie tomou muitas posições políticas quando lhe deu jeito (isto é, quando lhe entrou dinheiro no bolso). Por isso quase de certeza que se ele visse milhões a entrar devido ao gesto anti-racismo (que deve estar a entrar de todas as empresas que apoiam a causa contra a discriminação racial), em seguida o discurso mudava.
Por isso ainda bem que Bernie já não manda nada, a F1 está a dar o exemplo e podem dizer o que queiram, que é política, que está a ser usado pelas causas erradas, podem tentar justificar o que seja, mas aqui é que Bernie tentou virar a cabeça do prego, porque a FIA não está a apoiar o BLM ou qualquer movimento específico anti-racista, está a dar o seu apoio a qualquer forma de racismo. Daí terem criado o seu próprio movimento “we race as one” e não terem usado BLM em lado nenhum.
Agora não me venham dizer que “é errado o desporto apoiar estas causas, deviam ser neutros” porque aí então o problema está nas vossas cabeças se vêm que é errado apoiar a luta contra a discriminação racial, seja de que maneira se tentem explicar.
E por fim, tal como qualquer piloto tem direito a expressar a sua posição, a FIA, FOM e a organização da F1 também tem o direito de o fazer e estão a fazê-lo, quer o Bernie goste ou não.
...
23 Março, 2021 at 23:24
Ecclestone de santo não tem nada, muito pelo contrário e gosta sempre de dizer “se fosse comigo…”, vale o que vale. O ponto fulcral é este, a F1 apoia o BLM, igualdade e inclusão, direitos humanos, etc. etc. e tal e depois corre na Rússia, China e Arábia Saudia??? A serio??? Só falta o GP da Coreia do Norte, Cuba e Venezuela entre outros!! Há demasiada hipocrisia nisto tudo, é o dinheiro eu sei…mas mais valia mudarem o slogan “we race as one” para “we race for money” ao menos não (tentavam) enganar ninguém!
Milton Oliveira
24 Março, 2021 at 0:07
O Bernie já disse mta coisa errada, possivelmente mais errada do que certa.
Mas esta não foi uma delas. Já mete nojo tanta treta em volta de um assunto sem fundamento.