F1: Aston Martin não acredita que a vitória fosse possível
Para muitos, foi o momento que definiu a corrida e em que a Aston Martin desperdiçou uma potencial vitória. Mike Krack admitiu que houve um erro na avaliação, mas defende que a equipa não deixou escapar a vitória por entre os dedos.
Estávamos na volta 54 do GP do Mónaco e Fernando Alonso entrou nas boxes para a sua troca de pneus, A chuva começava a cair e afetava a zona de Mirabeau até a Portier. O resto da pista estava seca, mas aquela zona já tinha alguma água em pista, o suficiente para justificar intermédios. Alonso entrou e colocou pneus médios. A decisão acabou por se revelar errada e na volta seguinte, Alonso voltou a entrar para colocar intermédios, já com Verstappen com os pneus marcados a verde colocados no seu monolugar. E se Alonso tivesse colocado os intermédios logo na primeira paragem? É essa pergunta que todos se colocam.
Alonso já defendeu a equipa e disse que a decisão foi acertada no momento em que foi tomada, pois apenas uma parte muito pequena do traçado estava molhada. Krack admitiu que a decisão se revelou errada, mas afirma que a vitória não teria sido possível, ainda assim:
“Tentamos ficar em pista o máximo de tempo possível nestas condições, quando não sabemos realmente o que vai acontecer”, começou Krack. “Para ser sincero, não estávamos à espera de tanta chuva. Pensámos que seria apenas uma chuva curta e que secaria rapidamente porque a pista estava muito quente. Então, normalmente, diríamos: ‘ok, vamos ficar mais uma, duas ou três voltas’, mas os pneus já estavam bastante gastos. Pensámos que podíamos ir até ao fim com os médios porque a pista secaria rapidamente”, argumentou Krack. “Mas depois julgámos mal que estava a chover porque [nas boxes] demorou muito tempo chegar a chuva. Penso que também foi nesta zona que começou a chover menos. Por isso, provavelmente foi um erro de avaliação, porque pensámos que os pneus intermédios se iriam desgastar muito nesta parte da pista.
“No final do dia, foi uma decisão consciente optar pelos médios”, acrescentou. “Vimos uma volta depois que não ia funcionar e decidimos chamá-lo de volta. Não acho que tenha sido perdido uma vitória porque, se tivéssemos colocado intermédios, Max teria colocado intermédios também. E também ele tinha a diferença, então não acho que teria mudado muito.”
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Eu também acho que não mudaria o resultado final, mas teria dado para Alonso pressionar Verstappen.
A Aston tendo Alonso com pneus duros NUNCA deveria ter chamado o espanhol para mudar de pneus antes da RB chamar Max. Krack diz que os pneus de Alonso “já estavam bastante gastos”, e então os médios de Max? Estavam como? Para mais, quando Alonso sai das boxes pela 2ª vez (já com intermédios) está a 19/20 seg. de Max, se descontarmos o tempo perdido na primeira paragem para meter os médios (20/21/22 seg) podia ter dado para ficar à frente de Max. Krack diz ainda: “se tivéssemos colocado intermédios, Max teria colocado intermédios também” Sim, mas uma volta depois!… Ler mais »
Isso mesmo, as contas são mesmo essas. Conforme diz o forista garantia4 o Alonso não teve opinião? Estou habituado ao Sainz e Russel reclamarem muito nas estratégias, o Alonso com a experiência que tem, se não disse, devia ter dito.
Alonso disse: “7 and 8 good for inters the rest of circuit is dry, I don´t know mate”, Alonso não tinha certeza, e a equipa tomou a decisão. Se a equipa viu que ele estava indeciso podia ter esperado mais uma volta, mas mandou-o entrar. O piloto não tem a visão completa de tudo o que se está a passar, se Max estava com dificuldades ou a perder tempo, nem sabe se vai chover mais ou não. É suposto ser a equipa a dar essa orientações e quando muito podiam ter feito o que a RB fez, deixar a decisão… Ler mais »
Ok. Tomou a errada nesse caso, mas quem estava fora tinha perfeita noção do que se passava (ou devia ter, aparentemente muitas têm spotters longe para ver o tempo e a posivel chuva), todas as outras equipas foram para inters. Tenho pena, podia ter animado um pouco e provavelmente a unica hipoese de alguem conseguir incomodar Max, pelo menos tão cedo em corrida. Em treinos podem chegar perto ou mesmo ficar à frente em corrida…. não acredito muito
E o Alonso não teve nenhuma responsabilidade nessa decisão? É essa pergunta que também se impõe. Se estão tão preocupados em despejar tudo para cima da equipa, que tal transcreverem as palavras do espanhol quando ia no túnel?
E porque é que ele ficou tão mansinho se foi asneira da equipa? É porque não está no seu feitio atacar os seus colegas? Tem medo do Stroll Sr. ?
Se Alonso ralha com a equipa é porque é mau colega.
Se Alonso não ralha com a equipa é porque é “mansinho”.
Você, trate de ir a um especialista (e eu não digo que seja psicólogo porque isso já não tem tratamento), mas um especialista para tratar desse fígado, porque com todo esse fel que você deita contra o Alonso, esse fígado já deve estar todo corroído…
Cumprimentos
😁
alonsianos, que gente…
“e eu não digo que seja psicólogo porque isso já não tem tratamento),”
“O utilizador concorda em não transmitir a este site qualquer conteúdo ilícito, ameaçador, insultuoso, racista, discriminatório, acusatório, difamatório, ofensivo (…)”
Não há moderador aqui? É preciso dar entrada a uma reclamação na Entidade Reguladora para a Comunicação Social para acabar com o silêncio do autosport.pt ? Há alguma razão especial – de proximidade, por exemplo – para o autosport.pt cobrir este indivíduo, *RPMS*, reincidente em ataques pessoais, injuriando publicamente outros foristas e não só?
E acrescente também esta ao rol das queixinhas: o forista RPMS diz que o forista garantia4 só sabe ver F1 com pálas anti-Alonso…
Registe sff.
Cumprimentos
Está visto. Este rpms tem a proteção do autosport. pt.
Porque será? Ou será que?
Ó garatia4 não sabia que deixavam os meninos do infantário utilizar a Internet. Vá, depois do almoço vai fazer uma soneca que passa logo a birrinha.
*garantia4
Na altura que ele entrou só existia uma opção possível – Intermédios, se o tivesse feito teria ganho a corrida porque o Verstappen ficou mais uma volta a perder uma carrada de tempo.
Agora é muito fácil dizer o que devia ter sido feito mas acho que Alonso entrando primeiro como entrou e metendo intermédios ganhava a corrida…o holandês perdeu imenso tempo na volta antes de entrar nas boxes quando já chovia bastante. Para o Alonso mesmo que a chuva parasse mesmo com intermédios e mudasse para médios acho que ficava na mesma em segundo.
Já cá faltavas tu.
Questionei a Inteligência Artificial sobre quais são as cinco principais questões que intrigam a Humanidade, tendo obtido o seguinte resultado:
a) De onde viemos?
b) Para onde vamos?
c) Estamos sós no Universo?
d) Quem é que telefonou ao SIS?
e) Como é que Max Verstappen ganhou o Grande Prémio do Mónaco sem que, até hoje, ainda ninguém tenha orquestrado uma teoria da conspiração relativamente à sua vitória e a recente notícia da parceira entre a Aston Martin e a Honda?
Pois se fosse o Binotto e a Ferrari a fazer o mesmo com o Leclerc, seria crucificado como foi na qualificação no Brasil.
Como não dá para fazer um desenho vou explicar muuuiitooo devagarinho.
Alonso entra para trocar de pneus com 8.5s de atraso para o 1°, coloca médios, quando sai das boxes começa a chover forte, o Verstappen encontra-se mais ou menos nessa zona da pista e anda a dar cabeçadas nos ralis…Alonso ganha só nessa volta 5s com os pneus errados…imaginem com os intermédios que a Aston colocou no Stroll uma volta antes