F1: Asas flexíveis ainda dão que falar

As equipas de F1 vão enfrentar um maior escrutínio sobre as suas asas traseiras no Grande Prémio da Austrália, uma vez que a FIA aplica medidas mais rigorosas para evitar as asas flexíveis. Uma nova diretiva técnica introduzirá câmaras de alta definição para monitorizar a deformação da asa traseira utilizando autocolantes de referência, garantindo o cumprimento das verificações estáticas.
Esta medida surge no meio de uma nova controvérsia sobre as suspeitas de “mini-DRS”, com a Red Bull a acusar a Ferrari e a McLaren de explorarem os regulamentos após os testes de pré-época no Bahrain. A McLaren já tinha enfrentado um escrutínio em 2024 devido a uma questão semelhante.
Embora os testes mais rigorosos da asa dianteira estejam agendados para o Grande Prémio de Espanha, em junho, Christian Horner, da Red Bull, questionou a razão pela qual a FIA adiou a sua implementação até à nona corrida, sugerindo que teria sido melhor abordá-la antes do arranque da temporada.
O diretor técnico da Red Bull, Pierre Wache, acusou a McLaren e a Ferrari de explorarem os regulamentos.
“Isso ainda está a acontecer”, disse Wache ao The Race. “Acho que a Ferrari e a McLaren ainda têm mini-DRS”.
Foto: Philippe Nanchino / MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Só podia ter vindo da RBR pensam se calhar são todos como eles … Aceitem que doi menos…
Não me parece que os dirigentes da McLaren e Ferrari (nem de nenhuma outra) sejam idiotas ou anjinhos, pelo que não acredito que caiam no erro de insistirem nas asas flexíveis, sabendo que têm a FIA e as outras equipas à perna. Podem tê-las utilizado nos testes, para compararem o desempenho com outras que não flexionem. Isso não é ilegal, só passa a sê-lo se as utilizarem em qualificação e / ou corrida.
Bem já falta pouco para a primeira corrida, mas a competição já começou fora de pista, com a pressão sobre os rivais.
Acho ridículo por parte da Red Bull este tipo de comentários.
Começam a demonstrar que estão mesmo muito preocupados com as rivais McLaren e Ferrari.
Devia estar preocupado com o tribunal que nem educação tem em todos os niveis…