F1: As lições que Fernando Alonso aprendeu com Michael Schumacher

Por a 17 Outubro 2021 10:38

Fernando Alonso já tem alguns anos de F1, tantos que foi ele um dos poucos a conseguir bater o pé a Michael Schumacher nos tempos da luta Ferrari vs Renault. Neste tipo de lutas intensas, ficam sempre ensinamentos e o espanhol recordou os mais marcantes.

Alonso batalhou com Schumacher e conseguiu sair por cima, algo que poucos pilotos podem dizer, mas o respeito do agora piloto da Alpine pelo alemão é claro:

“Acima de tudo, aprendi uma coisa com ele: nunca desistir!” Alonso disse à F1-Insider. “Por exemplo, nessa altura, com pneus Michelin para nós ou pneus Bridgestone para a Ferrari de Michael, poderia haver grandes vantagens para um lado ou outro nas várias pistas. Ainda assim, quando eu estava na pole, ele era sempre segundo ou terceiro, e não sexto. Ele sabia que se não podia ganhar, estava satisfeito com o segundo lugar e ajustava a sua corrida em conformidade. Ele estava apenas a pensar no Campeonato do Mundo e isso foi extremamente instrutivo para mim enquanto jovem na altura. Ele foi sempre simpático para mim, tínhamos muito respeito um pelo outro. Em 2006, ele estava muito emocionado após o último GP, pois era a sua última corrida em F1. Ele dizia sempre: ‘Desfruta e diverte-te! “”.

No entanto, Alonso admite que foi muito importante levar a melhor sobre o alemão, embora o triunfo tenha sido difícil:“Foi muito especial porque, como equipa Renault, ficámos cada vez mais fortes”, acrescentou Alonso. “Em 2003, já estávamos bem, 2004 foi ainda melhor, e em 2005, estávamos prontos. Eu tinha 24 anos na altura e fui capaz de vencer uma lenda do nosso desporto. Isso foi mais cedo do que eu esperava e deixou-me extremamente orgulhoso. Mas não foi fácil, e toda a minha vida mudou de uma vez. Foi muito difícil lidar com isso. Naquela idade, não se consegue lidar com todas as emoções que enfrentamos todos os fins-de-semana”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
2 anos atrás

O Alonso teve o grande mérito de ter derrubado o rei da F1 do seu castelo. Como o Vestappen tenta fazer hoje com o Hamilton. Na época toda a gente estava básicamente saturada com o domínio sem fim que a Ferrari e o alemão vinham exercendo, e o Alonso foi saudado como uma lufada de ar fresco. Pensava-se que os números do Schumacher seriam insuperáveis. Ninguém imaginava o que estava para vir com a Mercedes/ Hamilton. A diferença é que nesses anos a FIA, consciente da monotonia perigosa em que tudo andava, tomou medidas para tentar equilibrar o jogo e… Ler mais »

garantia4
garantia4
Reply to  can-am
2 anos atrás

Comparar o “domínio” dos 5 anos da Ferrari/ schumacher ; 2 deles somente conseguindo o campeonato na última corrida; em que os adversários faziam livremente milhares de kms de testes ( P.e. a Ferrari sozinha a testar os Bridgestone e a irmandade a dividir-se com os Michelin); em que a 1ª vitória foi fruto de muitos anos de trabalho ( e quanto tem custado à Ferrari conseguir ganhar algumas vezes na sua história…), com o que anda a fazer a mercedes /FIA/Pirelli desde 2014, ano em que já com a mesa aparelhada e posta para se servir esta mercedes começou… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
2 anos atrás

à parte de 2003 que foi garantido com um mísero oitavo lugar qual foi o outro campeoanto decidido na última corrida? A Ferrari sozinha com a Bridgestone? Quem te lê até parecem uns heróis. Nos anos em que desenvolveram os pneus quase em exclusivo para Ferrari não se queixavam…

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  can-am
2 anos atrás

E realmente a FIA conseguiu algo? Além de destruir a imagem da FIA?! aquelas poles de uma única volta ou o sistema de pontos teve algum sentido?
A única coisa que derrubou a Ferrari foi o desenvolvimento tecnológico da Michelin e da Renault.
Os períodos de monotonia têm muito mais a ver com a incapacidade de construção sustentada dos adversários que qualquer alteração de regulamentos.
O fim dos reinados da Mclaren foram sempre com a Williams e Ferrari em ascendência tecnológica e não com regulamentos alterados.

garantia4
garantia4
2 anos atrás

” e em 2005 estávamos prontos”. Quer dizer, I) cortaram as pernas ao teu adversário II) desse modo, conseguiste “disfrutarlo “. E é preciso “lata” para andares a falar nos Bridgestone versus Michelin.
De resto, é feio dizeres que tinhas “muito respeito” para com o alemão. Há quem tenha boa memória do que disseste dele e da Ferrari, em 2006, e jamais o irá apagar. Como bem sabes, aliás.

Last edited 2 anos atrás by jo baue
*RPMS*™
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Eterna azia…
Em 2006, Alonso ao derrotar Schumacher (limpinho e com um carro equivalente), impede o alemão de concretizar o seu grande sonho: retirar-se campeão!

Cumprimentos

garantia4
garantia4
Reply to  *RPMS*™
2 anos atrás

Sim sim claro. O Renault estava absolutamente conforme o famoso artigo 1º, nº 4 . do Reg Técnico.
E sim, o seu grande sonho era retirar-se da Fórmula 1 no fim de 2006, e com o título no bolso, ele disse-o a toda a gente,. Pena é não haver registo de tal em parte nenhuma do mundo.
Azia? Pois. Vê-se como vocês tratavam o vettel também por ser amigo e em parte discípulo dele; aquele que aos 5 somou + 4.

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
2 anos atrás

uns aprendem com a idade. Como bem refere o Alonso no texto. Outros, como tu vivem preso num passado muito especial.

garantia4
garantia4
Reply to  Lagaffe
2 anos atrás

Será que tens noção do significado das palavras que escreves? Apesar de os 2 campeonatos do Briatore/Alonso terem sido uma autêntico roubo de igreja, usando o mesmo critério com que vocês brindam os adversários, ele não tem tanta importância como isso. Só neste site cheio de “viúvas” ( termo usado universalmente), dentro e fora da redacção, é que ele é (ainda…)o centro do universo . Na Ferrari foi apenas 1 entre tantos e tantos; bom piloto em corrida , ninguém o põe em dúvida, mas que apenas se destacou pelos seus ataques verbais. E vai uma aposta em como nem… Ler mais »

Lagaffe
Lagaffe
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Realmente não sei com exactidão nem me interessa. É totalmente irrelevante. O importante é que até um. Egocêntrico como o Alonso vai aprendendo com a idade e admite as suas dificuldades emocionais na época. E para que fique claro isso tem repercussão nas suas declarações do momento.
Seria aterrador que continuasse tipo Prost ou Mansell que passados 20 anos consideram que foram perfeitos e que nunca admitem qualquer erro.

Esse “um Entre tantos” estará entre os 3 melhores pilotos dos últimos 30 anos da Ferrari para a maioria das pessoas. (retiro a actual dupla de pilotos pela sua juventude)

*RPMS*™
Reply to  garantia4
2 anos atrás

Só os, eternamente aziados, é que andam a “rabuscar” o lixo a ver se encontram alguma coisa má que o Alonso possa ter dito.
Aziados e queixinhas…

Cumprimentos

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
2 anos atrás

Uau, Alonso aprendeu algo de outro piloto? Quem ouve falar os seus fanáticos fica com a impressão que ele já nasceu ensinado e é ele que ensina tudo a toda a gente.

Quem diria… hahahaha

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado