F1, Antevisão da Época 2025: Racing Bulls

Por a 10 Março 2025 15:30

A RB foi das equipas que menos evoluiu de 2024 para 2025, um indicador de que a temporada que arranca no próximo fim de semana pode ser difícil para a equipa secundária da Red Bull.

As expetativas em relação à RB seriam sempre baixas. O objetivo da estrutura é ser um viveiro para os novos talentos emergentes do programa de jovens pilotos da Red Bull. A RB neste momento é uma das equipas que menos interesse suscita, quer por aquilo que se espera, quer pela aparente evolução demonstrada nos testes de pré-temporada.

Tendo terminado a época 2024 no oitavo lugar, muito graças as prestações de Yuki Tsunoda, no que terá sido o seu melhor ano na F1 (apesar dos resultados modestos, motivados por um monolugar que demorou a evoluir), a RB mantém o rótulo de equipa de meio de tabela, com aspirações a chegar ao top5, sem nunca o ter conseguido.

No entanto, deve ser reconhecido o esforço feito na formação de jovens pilotos para a Red Bull, trabalho que tem sido feito sem mácula. Liam Lawson, agora piloto da Red Bull, beneficiou da RB para mostrar o seu valor, algo que Daniel Ricciardo não conseguiu fazer. É que a equipa secundária da Red Bull já foi palco também para o regresso de talentos cuja a carreira passou por maus momentos. Nomes com Daniil Kvyatt e Pierre Gasly regressaram à casa de partida para dar novo fólego as carreiras, algo que apenas Gasly conseguiu.

Nem o conceituado Daniel Ricciardo conseguiu mostrar que tinha ainda o que era preciso para chegar à Red Bull. Assim, pode-se dizer que a RB continua a ser muito útil, servindo como escola e exame final para quem quer subir à Red Bull.

Para este ano, apesar de não se esperaram mais a nível competitivo, há pontos de interesse a destacar, nomeadamente os pilotos.

Os Pilotos

Yuki Tsunoda vai para a sua quinta temporada na F1, sabendo que já não tem lugar na Red Bull. A oportunidade de agarrar um lugar na equipa “titular” passou-lhe entre os dedos, sendo Liam Lawson o escolhido. Se poucas dúvidas havia que Tsunoda, apesar da sua rapidez inata, sempre revelou pouca estrutura mental para aguentar a pressão de uma equipa grande. Isso pesou na decisão e o japonês sabe agora que tem apenas uma temporada para mostrar o que vale e convencer outras equipas.

Se A RB é uma montra para os responsáveis da Red Bull, Tsunoda terá de a transformar na sua montra pessoal para outras estruturas que olhem para o jovem japonês como uma possibilidade. A maturidade vai chegando e com 24, terá forçosamente de mostrar mais, sendo agora o líder da equipa, papel que já desempenhou em 2024 com relativo sucesso.

Ao seu lado terá o estreante Isack Hadjar,a jovem promessa francesa. Hadjar é mais um produto da academia Red Bull, um jovem com muito potencial, que chega agora ao palco desejado por todos. Em teoria, Hadjar é um dos rookies mais interessantes da temporada, mas terá de provar o seu valor neste ano.

Conhecido por ser temperamental, tal como era Tsunoda na sua idade, deverá evitar os erros do seu colega de equipa, que minou as hipóteses de progressão por uma postura demasiado volátil e imatura. Pode e deve aprender com Tsunoda, um desafio difícil, pois apesar de tudo, o japonês é ainda muito rápido e superou nomes como Nyck de Vries, Daniel Ricciardo e até Liam Lawson.

O que fez a Racing Bulls nos testes?

A RB foi das equipas que aparentemente menos evoluiu nestes últimos meses, com os tempos dos testes no Bahrein a darem pouco motivos para sorrir. Mesmo o novo monolugar, além da espetacular decoração, parece ter poucas melhorias face a 2024. Por isso, não se espera muito da RB. Se a época anterior deu um oitavo lugar, 2025 não deverá dar muito mais à estrutura de Faenza.

Os números da equipa

  • GP – 375
  • Vitórias – 2
  • Pódios – 5
  • Poles – 1
  • Melhores voltas – 4
  • Campeonatos do mundo de construtores – 0
  • Campeonats do mundo de pilotos – 0

Yuki Tsunoda

  • GP – 87
  • Vitórias – 0
  • Pódios – 0
  • Pontos – 91
  • Poles – 0
  • Melhores voltas – 1
  • Melhor resultados – 12º no Campeonato do mundo

Isack Hadjar

  • GP – 0
  • Vitórias – 0
  • Pódios – 0
  • Pontos – 0
  • Poles – 0
  • Melhores voltas – 0
  • Melhor resultados – 0

Fotos: Philippe Nanchino /MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
1 mês atrás

O maior interesse será ouvir o team radio dos pilotos desta equipa…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1

Instale a APP AutoSport

aqui
×
Ativar notificações? Sim Não, obrigado