F1: Alpine pondera hipóteses para segundo piloto em 2026
Os nomes de Jack Doohan e Paul Aron, ambos atuais reservas, continuam em cima da mesa, mas as suas hipóteses surgem com reservas: Doohan já perdeu o lugar para Colapinto este ano, enquanto Aron — apesar do pódio final na Fórmula 2 em 2024 — não corre esta temporada, o que torna o seu regresso ao ativo uma incógnita maior. Valtteri Bottas e Sergio Pérez, vistos como alternativas de experiência, optaram por ingressar na novata Cadillac, esvaziando a oferta de pilotos experientes disponíveis para 2026.
Tsunoda e Dunne entre as alternativas
No panorama internacional, Yuki Tsunoda surge como forte hipótese caso a Red Bull o liberte, já que o japonês deverá ser substituído por Isack Hadjar no próximo ano. Tsunoda, com quatro temporadas de experiência na F1, poderia aportar estabilidade ao projeto, caso a Alpine procure uma solução de currículo comprovado.
Entre os jovens talentos, destaca-se o irlandês Alex Dunne, que tem impressionado no seu ano de estreia na Fórmula 2. Apesar de estar sob contrato com a equipa de Woking, Dunne é visto com atenção por Flavio Briatore, conselheiro executivo da Alpine, que valoriza o seu potencial ascendente.
A Alpine mantém-se focada no desempenho dos seus jovens pilotos e só irá tomar uma decisão definitiva após as provas finais de 2025. A equipa estabeleceu novembro como o prazo final para anunciar quem será o próximo parceiro de Gasly, assegurando que todos os cenários continuam sob avaliação rigorosa por parte da administração.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

NOTEAM
18 Setembro, 2025 at 10:06
Tsunoda não devia estar nessa lista, se a ideia é olhar para um piloto que pertence a outra equipa de F1, então acho que se devia olhar com mais atenção para o Felipe Drugovich.
Dunne sem dúvida, continuando a olhar para a F2, é impossível não admirar o que o Fornaroli tem feito, parece-me alguém com enorme margem de progressão, e não está actualmente ligado contratualmente a nenhuma equipa de F1, o que podia facilitar a sua entrada na Alpine.
Olhando para fora da F1 e F2, acho que valia muito a pena olhar para o Théo Pourchaire, acho que encaixava que nem uma luva na Alpine ao lado do Gasly.
O Pourchaire tem apenas 22 anos de idade, ainda muita margem de progressão, tendo em conta o que demonstrou na F2 e F3 há alguns anos atrás, estou certo que faria tembém um bom trabalho na F1
Cágado1
18 Setembro, 2025 at 10:25
Se é para olhar para um piloto experiente, neste momento sem volante, eu punha o Zhou à frente da lista (até já foi piloto da academia Renault).
Um inexperiente, mas com muita bagagem, velocidade e cabecinha, o Drugovich.
Pilotos na F2, acho que o pelotão deste ano está ainda pouco maduro. O Dunne é muito rápido e agressivo, mas fazia-lhe falta mais um ano de F2 para ganhar calo e calma. O Fornaroli é o contrário, tem muita calma e cabeça, mas acho que não tem a velocidade pura necessária.
Pity
18 Setembro, 2025 at 11:44
Se a Alpine (Briatore) quiser um piloto que atire outros para fora da corrida, Dune será a escolha certa. Já perdi a conta a quantos pilotos ele já estragou a corrida este ano, a alguns, mais de uma vez. Pode ser muito rápido, mas falta-lhe cabeça.
NOTEAM
18 Setembro, 2025 at 14:23
É verdade o que diz Pity, mas o Dunne tem 19 anos de idade apenas, há muita margem para crescer. É mais difícil colocar rapidez num piloto ponderado, do que fazer de um piloto rápido mais contido. Mas concordo consigo que para ser bem sucedido teria de se refrear um pouco, concordando também com a opinião do Cágado1, talvez lhe fizesse bem mais um ano na F2.