F1: Alonso quer deixar a competição “no auge”, e pode ser já em 2026

Por a 19 Setembro 2025 12:40

Fernando Alonso sugeriu que uma temporada forte em 2026 poderia ser suficiente para convencê-lo a aposentar-se da Fórmula 1. O espanhol de 44 anos, que não vence desde 2013, espera que as novas regulamentações e o investimento da Aston Martin — incluindo a contratação de Adrian Newey — lhe deem uma última oportunidade de conquistar o título.

Alonso admitiu que, embora a Aston Martin possa estar mais forte em 2027 ou 2028, uma vez que a equipa se estabilize sob a liderança de Newey, ele poderá optar por ficar mais tempo se 2026 for dececionante, para que possa terminar em alta.

No entanto, se o carro for competitivo, ele vê 2026 como o provável ponto final da sua carreira. O bicampeão mundial salientou que só se irá reformar enquanto ainda estiver a competir ao mais alto nível, querendo deixar a F1 com a reputação de estar entre os melhores.

“Sei que tenho mais hipóteses de me sair bem em 2027 ou 2028, quando houver estabilidade no grupo humano que temos agora com Adrian Newey e os outros”, disse Alonso, citado pelo AS. “No primeiro ano, eles podem fazer as coisas bem, mas no segundo ou terceiro ano é garantido que farão as coisas bem. Mas tenho de ver isso por mim mesmo. Se o carro não estiver bem, há uma possibilidade de que continue por mais um ano para acabar com um bom sabor na boca. Se o carro estiver bem, 2026 será provavelmente o meu último ano.”

“[A reforma] não será por falta de competitividade”, disse ele. “Quando deixar a Fórmula 1, quero deixá-la como está agora, considerando-me o melhor. E que as pessoas de fora, pelo menos 30 ou 40 por cento, continuem a considerar que sou o melhor. Não quero deixá-la porque perdi as minhas capacidades. Vou aproveitar o próximo ano e vou levar um ano de cada vez. Mas sim, quero deixá-la no auge.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

5 comentários

1. goncalos

19 Setembro, 2025 at 14:30

Penso que o “terminar a carreira” que escrevem deve ser tomado como terminar de correr na F1, porque o próprio Alonso já disse que quer explorar outras modalidades do desporto automóvel, como Le Mans e voltar a fazer o Dakar.

2. Bryan

19 Setembro, 2025 at 15:30

F. Alonso é um exemplo de um piloto que tem uma excelente imprensa. Não consegue nada há anos, perdeu títulos para pilotos com 1 ano de F1, está atrás de um dos pilotos mais odiados da F1 no mesmo carro, o Stroll, e ainda assim é considerado “um dos melhores”. Compara-se com o tratamento que tem o Hamilton que também não está a fazer uma boa época mas está na época de estreia numa nova equipa e tem um companheiro que é um dos melhores pilotos de F1. É o que dá ter boa imprensa e ser amigo do max. A incoerência dos novos fãs da F1 oriundos da netflix é patética.

3. F1 FOR FUN

19 Setembro, 2025 at 16:01

Especialmente se as corridas forem só gerir recuperação de energia. Se for um falhanço, vão ter de avançar para os V8 já em 2027.

4. Canam

19 Setembro, 2025 at 17:11

Com a idade dele é realmente dificil para não dizer impossivel ser campeão.Ganhar GPs já de si será dificil, quanto mais outras coisas.Para mais está numa equipe secundária sem história nem peso, por mais voltas que se dê.

5. Pity

19 Setembro, 2025 at 17:43

Sair no auge? Mas o Alonso já não está no auge, a prova disso é que tem sido batido pelo Stroll mais vezes do que seria normal. Não falo no facto do canadiano estar à frente no campeonato, pois o espanhol tem mais abandonos, refiro-me a corridas em que ambos terminaram e em treinos. E a qualidade de pilotagem entre ambos não tem comparação.
    Acredito que 2026 será a despedida de Alonso da F1.

Para o F1 For Fun: se pensar um bocadinho, verá que o que escreveu não poderá acontecer. Um motor não se faz estalando os dedos, nem as equipas vão querer deitar para o lixo tanto investimento. Para o novo ciclo de regulamento, em 2030 ou 2031, poderá ser que sim.

Deixe aqui o seu comentário

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado