F1: Adrian Newey esteve por duas vezes tentado a trabalhar na Ferrari
Trabalhar na equipa de Fórmula 1 da Ferrari é sempre descrito como sendo um sonho tornado realidade – para quem se torna piloto, engenheiro ou até chefe de equipa – e como é um orgulho por representar uma ‘casa’ mítica. No caso de Adrian Newey, este diz ter-se sentido tentado a trabalhar na Scuderia por duas ocasiões, ambas nos anos 90, acabando por manter-se em equipas com fábricas no Reino Unido.
Com anteriores passagens pela Williams e McLaren, por exemplo, Newey tem andado de mão dada com o sucesso da Red Bull na competição. É um ativo de enorme valor para a estrutura de Milton Keynes e já por algumas vezes tem levantado a hipótese de deixar a Fórmula 1 e dedicar-se a outros projetos, apesar de manter a aura de génio com os carros recentemente desenvolvidos e que têm valido à equipa o regresso aos títulos.
“Era muito tentador ir trabalhar para a Ferrari”, disse Newey ao canal italiano da Sky. “É claro que se trata de uma marca lendária. Provavelmente a altura em que foi mais tentador foi por volta de 1993. Também, na verdade, em 1997, quando me mudei da Williams para a McLaren, foi uma escolha muito difícil”.
O engenheiro britânico só não terá tido uma carreira na Ferrari porque, segundo a sua explicação, teria que se mudar do Reino Unido para Itália numa altura em que os seus filhos eram pequenos e pudessem não se habituar a uma nova realidade. Newey deu ainda conta de não querer sair da Red Bull, uma vez que “mudar de equipa é sempre uma enorme carga de trabalho, reorganização e adaptar as práticas de trabalho, etc. Sinceramente, se eu fosse talvez 20 anos mais novo…”, disse.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





Leandro Marques
9 Junho, 2023 at 19:54
Isto (as suas declarações sobre os convites da década de 90 do século passado) já aconteceu há imensos dias. Até pensei que nada fossem referir. Estamos a ter poucas notícias sobre F1 neste espaço. Poucas e tardias. Nada foi dito sobre os testes da Mercedes com o Mick a estrear-se no monolugar e as suas declarações sobre como se sentiu. Nada foi dito do fundo pobre da minha Williams (aliás as notícias sobre a Williams são demasiado residuais para tudo o que já se trouxe a este desporto). Nada foi dito sobre as fotos que andaram a circular dos fundos da Mercedes e da Red Bull (sobretudo desta) e das mais valias ou não que podem trazer para as outras equipas (apesar de quando conseguirem fazer algo parecido seja perto do GP de suzuka e aí já estará um fundo obsoleto . Nada foi dito sobre Marko ter ficado a conversar bastante com Fitipaldi de quem se fala que no próximo ano ou no a seguir estará na Alpha Tauri, indo Tsunoda para a Haas enquanto a Honda não entra na Aston Martin passando o japonês para lá. Nada foi dito sobre a possibilidade de Espanha ter dois grandes prêmios e a opinião de Sainz sobre isso e também as opiniões sobre o carro de Sainz se souberam por aqui. Gosto muito deste espaço mas estar a pagar para tão pouco começa – cada vez mais – a deixar de fazer sentido. Noutros espaços conseguem-se mais informações (algumas bem técnicas e não apenas traduções de notícias obtidas no cyberespaço) e de forma gratuita. Tenho pago para vos ajudar e porque me foram acompanhando ao longo da minha meninice, depois na minha juventude e durante toda a minha fase adulta. Mas uma relação tem de ter duas vias e chega a um ponto que não havendo retorno mais vale os caminhos serem separados, da minha parte seria uma pena. Fica a reflexão para que, por favor, se esforcem mais um pouco a colocar mais e melhores notícias e sobretudo de forma atempada.
Nrpm
9 Junho, 2023 at 22:35
Completamente de acordo.
Invistam em melhor jornalismo especializado, reacertem a equipa de redação, com valores e qualidade em meios humanos.
Não seria bom o AS desaparecer, acompanhou-me como ao Leandro este tempo todo. Mas, se forem vocês a decidir ‘morrer’, será uma grande pena. Adeptos há, aderentes pagadores pelos vistos também há,… daí em diante é tudo convosco.
Fast Turtle
10 Junho, 2023 at 17:18
Nao se preocupam com os leitores. So com a carteira.
Nrpm
9 Junho, 2023 at 22:39
Ainda bem que Adrian Newey se ficou pelo UK. Tinha sido um grande risco sacrificar este talento,aos desígnios oscilantes da Scuderia. Assim manteve-se intacto um valor seguro. 👋
celso santos
10 Junho, 2023 at 11:36
É um génio!