F1: A nova experência de Lowe

Por a 18 Julho 2018 16:23

Paddy Lowe tornou-se num dos nomes mais conhecidos da F1. O engenheiro de 56 iniciou a sua aventura na F1 em 1987 e desde então que tem estado constantemente em equipas de topo… até este ano.

Começou exactamente na Williams, onde foi subindo até se tornar num dos responsáveis da inovadora suspensão activa que permitiu à equipa arrasar a concorrência. Mudou-se para a McLaren como responsável pelo departamento de pesquisa e desenvolvimento da equipa em 1993 até chegar a Director Técnico em 2011. Ficou até 2013, mudando-se para  a Mercedes, como Director Técnico  executivo, cargo que ocupou até 2017, quando optou por se mudar para a Williams, também como responsável técnico da equipa.

Conquistou sete títulos mundiais de pilotos e cinco títulos de construtores.

A ida para a Williams marcava um ponto final na sua contribuição na Mercedes e a vontade de assumir um novo desafio e talvez tomar um lugar de ainda mais relevo na estrutura da equipa britânica. Mas o desafio tem sido muito maior que o esperado.

O primeiro carro feito sob a sua supervisão marcou uma rotura com o passado recente. Os Williams estavam mais “vocacionados” para velocidade em recta, com pouco arrasto, embora o apoio aerodinâmico não fosse o melhor. A fórmula resultou em cheio nos primeiros anos dos híbridos, mas à medida que as performances dos motores se foram equivalendo, a vantagem foi- se diluindo. Era preciso um novo conceito, com mais apoio aerodinâmico. O FW41 foi desenhado para ter mais performance em curva e que isso permitisse competitividade em todos os traçados e não apenas nos mais rápidos ou menos exigentes a nível aerodinâmico.

O resultado foi desastroso e a equipa fez um carro pior do que o antecessor. O problema principal está na estabilidade do carro na entrada das curvas e em travagem. As deficiências no desenho do carro exageram os desequilíbrios do carro nessas fases de maior instabilidade e é frequente ver os pilotos saírem de pista.

Para Lowe tem sido uma situação nova e pela qual nunca passou:

“Houve alguns outros desafios que enfrentei em diferentes frentes, mas este é um novo desafio para mim. Tive a sorte de não trabalhar numa equipa que não era capaz de lutar pelos lugares da frente, em termos de desempenho. Era lá que estamos constantemente, ou  no top 10, ou  na frente do top 10. É uma experiência nova para mim estar numa equipa que tem muito trabalho pela frente se quiser regressar a esses lugares. Isso cria novos desafios para mim, por isso estou a aprender muito. Algumas coisas acertamos, algumas coisas no ano passado faria de forma diferente, mas acho que é a natureza da vida. Enfrentamos desafios e aprendemos com eles e esperamos que se construa a experiência necessária para fazer um trabalho melhor da próxima vez. Quanto mais entendemos onde estamos e o que não está a funcionar, mais faz sentido. Temos uma óptima equipa, algumas pessoas muito criativas, e acho que, se pudermos trabalhar na direcção certa, como temos feito até agora e creio faremos  bons progressos.”

Esta é uma das piores épocas da Williams (senão a pior) e já muitos começam a olhar Lowe de lado e a duvidar da sua capacidade. O britânico terá de provar que é capaz de levar a equipa a bom porto e se o conseguir, será provavelmente um dos seus maiores feitos na F1. Resta saber se será capaz… ou se lhe dão o tempo suficiente para isso.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado