F1: A motivação de Lewis Hamilton na melhor exibição do ano

Por a 6 Agosto 2019 13:31

Lewis Hamilton voltou a mostrar porque é um dos melhores. A forma como conseguiu alcançar Max Verstappen foi do melhor que se viu em 2019. E tudo graças a uma pequena frase.

Lewis Hamilton não estava confiante que a estratégia delineada pudesse permitir a vitória. O plano era arriscado e dependia muito do ritmo que o britânico fosse capaz de colocar em pista nas últimas voltas. A troca para os pneus médios para as últimas voltas deixou Hamilton longe de Verstappen e era preciso colocar um ritmo de qualificação em cada volta. Hamilton conseguiu-o, sem erros e ainda com alguma margem, algo que parecia quase impossível no início do último stint.

Toto Wolff explicou que a motivação que o engenheiro Peter Bonnington foi dando ao seu piloto fez a diferença:

“Tínhamos muitas dúvidas porque sabíamos que precisávamos ganhar um segundo por volta. Houve um período em que Max usou modos de potência superiores o que lhe permitiu igualar o ritmo de Lewis. Quando [o engenheiro de Hamilton] Bono lhe disse que os tempos eram iguais, pudemos sentir a descrença na voz de Lewis por termos feito a segunda paragem .

“Mas de alguma forma ele voltou ao estado de espírito certo, provavelmente porque o motivamos pelo rádio. Uma coisa que o pai dele me disse é que precisamos apenas de uma frase: “Tu consegues”. E sabíamos que ele poderia fazer isso. Mesmo que o plano tivesse mostrasse que já não tínhamos margem, pensamos que dizendo que ele estava a alcançar o Max, poderíamos ajudar. E foi exactamente isso que aconteceu.”

“Foi uma execução brilhante da equipa. Nós discutimos todas as variações pela manhã e as duas paragens não pareciam ser competitivas. Mas eles reagiram da maneira correta, com todas as lições que tiramos de Hockenheim.

“Nessa altura, Lewis estava aproximar-se de Max e parecia que ele poderia ultrapassá-lo com os pneus duros, mas estávamos no limite dos travões e não podíamos continuar a persegui-lo dessa forma. Então, a única opção para evitar o P2 era arriscar. No começo, não parecia muito bom, mas a partir do momento em que Lewis cheirou a oportunidade, não havia como voltar atrás.”

Como habitualmente, os flechas de prata regressam aos triunfos após um fim de semana negativo. É isso que faz da Mercedes uma equipa dominante. A capacidade de aprender com os erros e evoluir. Mérito também à Red Bull que conseguiu bater o pé a Mercedes e a Max Verstappen por tudo o que fez em pista. As grande vitórias conquistam-se contra grande adversários e finalmente vimos aquelas que são provavelmente as melhores equipas da actualidade frente a frente. Queremos mais!

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
23 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado