F1: A moda do aborrecido

Por a 29 Maio 2018 15:51

A F1 é aborrecida. Está pode ser a conclusão de alguém que agora aos poucos comece a interessar-se mais pela modalidade. Não pelas corridas em si mas pelos comentários que vão aparecendo pela net, quer de fãs quer até de publicações da especialidade. E claro que ninguém vai perder o tempo a ver algo que é aborrecido. Mas será que a F1 é mesmo aborrecida? Será que um desporto onde máquinas, que são espantosas a todos os níveis, andam a mais de 200 em ruas onde  qualquer um teria dificuldade a andar a 100 pode ser considerado aborrecido?

Não há quem venda pior o produto F1 que as próprias pessoas que estão na F1, desde a pessoas com responsabilidade até aos fãs. O objectivo deste texto não é criticar a opinião  de quem acha que  o último GP foi aborrecido. Vivemos num mundo (mais ou menos) livre e a liberdade de expressão é algo muito valioso. Mas por vezes parece que virou moda apontar o dedo à F1. Sim já tivemos corridas enfadonhas, que pouco ou nada deram de entusiasmante e  por vezes o vencedor da corrida é fácil de decifrar. Mas será motivo para fazer tão má publicidade ao desporto como se faz?

2018 tem sido para já uma colheita bem interessante. Em 6 corridas tivemos 3 vencedores diferentes e temos 3 equipas com reais aspirações a chegar ao fim das provas no primeiro lugar do pódio. Ou seja para 1 vaga temos 6 interessados, todos eles com talento e capacidade para lá chegar. A meio da tabela temos uma luta feroz onde 4 equipas batalham por um lugar no top5, todas elas com diferentes argumentos (uma dependem mais das máquinas outras dependem mais dos pilotos) e mesmo as equipas do fundo da tabela têm conseguido chegar ao top 10 para surpresa da maioria. Temos tido corridas com emoção, com casos, com manobras excelentes, com decisões tácticas de génio ou mal calculadas, temos tido incidentes que decidem o curso de uma corrida. A única coisa que tem sido aborrecida é a facilidade com que se desvaloriza o espectáculo que temos.

São raros os casos em que começamos a ver um desporto e não sabemos à partida quem é o favorito e no final a previsão se torna errada. Há jogos que são excelentes de ver e no final ninguém viu um golo. Valoriza-se a táctica, a qualidade dos jogadores e a equivalência de forças. Porque não fazer o mesmo na F1 ou no desporto motorizado em geral? Dizer que o GP do Mónaco foi aborrecido é desvalorizar a conquista suada de Ricciardo, que venceu uma corrida que em teoria, nas condições que tinha, não devia ter vencido. É desvalorizar o trabalho perfeito da Red Bull durante o fim de semana. É desvalorizar a recuperação de Verstappen, a excelente corrida de Gasly, ou Ocon, ou Hulkenberg. Não temos ainda uma F1 como gostaríamos, mas não temos uma F1 tão má quanto se pinta.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado