F1: A “missão” da Renault em 2020

Por a 29 Junho 2020 10:45

A Renault encara 2020 com uma mentalidade nova e com vontade de colocar para trás das costas os recentes desaires.

“Temos uma missão. Sentimos alguma frustração pelo ano passado e o que fizemos. Eu acredito que podemos fazer melhor este ano. Certamente temos um carro que nos deve permitir fazer melhor, então esse é o foco”. Estas foram as palavras de Cyril Abiteboul na antevisão da primeira prova do ano.

Sim, de facto a Renault tem uma missão… a de provar que o projeto pode finalmente dar um passo em frente, sem depender das falhas dos adversários para sobressair. A trajetória da Renault desde o seu regresso nesta era híbrida tem sido de altos e baixo, reestruturações e de promessas não cumpridas. Não falta talento à Renault, nem experiência. Enstone já provou num passado não muito distante que consegue produzir carros com qualidade, sem precisar de orçamentos faraónicos. A Renault sabe como fazer motores vencedores e que permitiram vencer títulos. Nunca esteve em causa a valia da estrutura. Mas o que está em causa este ano é o orgulho e mais que isso, o mostrar que o projeto tem pernas para andar e que o investimento que a Renault faz é justificado, o que até agora é difícil de dizer.

Abiteboul lutou muito pelos novos regulamentos, pelo limite orçamental e a sua luta foi bem sucedida. Mas falta-lhe mostrar uma equipa com um rumo, que não trema nas situações mais complicadas e que encontre soluções para os inevitáveis problemas que sempre surgem durante a época. Não é um ano de “mata mata”, usando a gíria futebolística, mas é um ano importante para mostrar a capacidade de criar um bom carro, para assim convencer as chefias do bom trabalho e convencer pilotos a ingressarem na equipa. Os primeiros dados em Barcelona foram relativamente animadores e a luta pelo melhor lugar no meio da tabela será feroz. A Renault não pode contar com deslizes alheios para brilhar. 2020 e 2021 terão de ser um aperitivo bem apetecível para o que virá em 2022. Caso contrário o projeto fica cada vez mais pressionado.

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas F1
últimas Autosport
Lost your password? Please enter your username or email address. You will receive a link to create a new password via email.