F1 2024 – BWT Alpine F1 Team: nem o sexto lugar está seguro…

Por a 26 Fevereiro 2024 13:10

Pilotos para 2024

Pierre Gasly #10: 1 vitória em Grande Prémio, 4 pódios, 394 pontos, 130 GP

Esteban Ocon #31: 1 vitória em Grande Prémio, 3 pódios, 422 pontos, 133 GP

Tendo em conta que é uma equipa de fábrica a Alpine tem vindo a produzir muito abaixo do exigível e as coisas não estão aparentemente muito melhores este ano. O ano passado foi mau em pista e muito mau fora dela para a equipa, e tudo começou logo nos desaguisados entre os pilotos. O que sucedeu em Melbourne com os dois carros da equipa completamente destruídos depois de baterem um no outro roçou a ‘tragicomédia’.

Com parcos resultados em pista, pelo menos face ao que era esperado, houve uma grande revolução entre a equipa dirigente.

Em termos desportivos, depois de cair do quarto para um solitário sexto lugar na classificação dos construtores, resta saber se a remodelação irá desencadear um período mais positivo em pista, mas para já as perspectivas não parecem nada animadoras.

Pierre Gasly mudou para a Alpine para 2023, depois de Fernando Alonso ter dado vida ao mercado de pilotos ao assinar com a Aston Martin. Esteban Ocon juntou-se à Renault para 2020, registando a sua primeira vitória histórica na F1 durante o primeiro ano da equipa como Alpine, no Grande Prémio da Hungria de 2021.

Gasly e Ocon continuarão a ser companheiros de equipa durante uma segunda época, enquanto se esforçam por colocar a Alpine novamente na direção certa. Em primeiro lugar, convém não repetirem alguns dos episódios que protagonizaram em luta um contra o outro. Quem perdeu foi sempre a mesma: a equipa.

Em 2023, depois do quarto lugar de 2022, a ideia era trabalhar para chegar mais perto ou ao pódio, mas o que sucedeu foi caírem para o sexto lugar na classificação dos construtores, sendo ultrapassada pela McLaren e pela Aston Martin.

Houve alguns pontos positivos, como os pódios de Ocon no Mónaco e Gasly nos Países Baixos, mas isso ficou longe de ser suficiente para satisfazer os chefes da Renault. O Diretor da Equipa Otmar Szafnauer e o Diretor Desportivo Alan Permane saíram ambos após o Grande Prémio da Bélgica, Bruno Famin tem sido o chefe de equipa desde então, mas se algo vai ser diferente este ano fica por ver.

O ano de 2024 será super-importante para a equipa, mas neste momento está a apontar mais para piorar do que o contrário. Tendo em conta o que já se viu, o carro está longe de estar perfeito, a equipa está em sétimo no ritmo de qualificação e em oitavo no ritmo de corrida, o que a confirmar-se é pouco menos que ‘trágico’ para os franceses. Pouco motor, pouca aerodinâmica, peso a mais no carro e bons pilotos. É isto hoje em dia a Alpine. Pierre Gasly já disse que vai ser preciso tempo para desbloquear o desempenho, mas arriscar não passar na Q1 é muito mau. Já estão planeadas atualizações, que visam reduzir o peso e aumentar o desempenho aerodinâmico pelo que o melhor é esperar para ver. O problema é que neste momento estão a olhar para trás ao invés do estarem a fazer para a frente…

FOTO MPSA/Phillippe Nanchino

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado