ERC/CPR: Azores Rallye com muitas novidades

Por a 27 Fevereiro 2019 13:50

Foi apresentada a 54ª edição do Azores Rallye, evento que vai para a estrada de 21 a 23 de março será a segunda prova do Campeonato de Portugal de Ralis e a primeira do Campeonato da Europa de Ralis. Um evento emblemático, não só pelas características da prova mas também pela beleza natural que envolve todo o percurso.

Assim, foram desvendados alguns detalhes daquilo que será o figurino da prova deste ano do Grupo Desportivo e Comercial: De modo a
não terminar tão tardiamente, a ‘City Show’ disputada nas ruas de Ponta Delgada, será realizada apenas num sentido.

A primavera de 2019 tem início no primeiro dia competitivo do Azores Rallye, com a qualificação para determinar a ordem de partida no habitual troço de Remédios, na manhã do dia 21 de Março. Sensivelmente a meio da tarde, o rali arranca com o regresso da especial Coroa da Mata, numa versão mais extensa, com início próximo do miradouro de Santa Iria e a ganhar quase três quilómetros em relação à versão de 2014.

Segue-se a nova especial Mediana/Remédios, que utiliza partes do antigo Soluções M, com incursão pela pista de motocross, com dois saltos interessantes, seguindo pela mata da Agraçor, até ligar à secção final que irá terminar em Remédios, próximo do Parque Natural de Macela. O primeiro dia termina mais uma vez na super especial Grupo Marques que terá cerca de 200 metros mais, em relação ao ano anterior.

A continuação da primeira etapa terá lugar na sexta-feira, dia 22 de março, com dupla passagem em três especiais renovadas na zona poente da ilha. Pico da Pedra perde a secção de asfalto inicial, mas irá ganhar cerca de quatro quilómetros em piso de terra mais a norte, para depois retomar os restantes seis quilómetros do ano anterior.

Sete Cidades ‘renovada’
A mítica especial de Sete Cidades irá recuperar a versão disputada em 2014, com o aproveitamento da primeira cumeeira, já recuperada, sendo melhor para as viaturas de duas rodas motrizes, com menos quilómetros a subir, tal como a nova especial de Vista do Rei/ Feiteiras que tem uma nova secção com três quilómetros, para depois retomar cerca de cinco quilómetros da versão anterior, mas em sentido inverso. O dia termina como no anterior, com nova passagem por Grupo Marques.

Igualmente com alterações, a derradeira etapa inicia-se na especial de Graminhais, tendo um novo início, acrescentado em cerca de dois quilómetros, mas a clássica especial de Tronqueira mantém a versão 2018, sendo mesmo o único troço sem qualquer alteração. A penúltima secção termina com a única passagem por Vila Franca/São Brás, onde foi retirada a derradeira descida abrasiva em piso de asfalto, seguindo-se a segunda passagem por Graminhais e Tronqueira, que antecede a cerimónia do pódio em Ponta Delgada.

O Azores Rallye e a sua Comissão Organizadora demonstraram mais uma vez, as suas preocupações com questões ambientais, no que diz respeito ao bom tratamento dos resíduos e à importância de deixar imaculados os locais por onde passa a prova.

Pondo em bem primeiro plano a preservação do ambiente, este ano e em estreita colaboração com a Direção Regional do Ambiente, o GDC vai intensificar as ações ambientais, nos Municípios por onde o rali passa. Para além de reforçar o número de mensagens que irão fazer passar através dos canais oficiais, quer no site oficial, quer nas redes sociais, foi requisitado um maior número de pontos de depósito de lixo, que serão instalados nos locais das provas especiais do rali.

Esta edição do Azores Rallye vai também marcar o arranque de um novo rali dos Açores: o Azores E-Rallye! A prova, que se reveste de caráter de regularidade, irá ser disputada exclusivamente por veículos elétricos, com passagem por Sete Cidades, Tronqueira e Grupo Marques. Nos Açores e por altura do rali, irão estar presentes pilotos do FIA e-Rally Regularity Cup, assim como o responsável máximo da FIA junto desta competição, que será dado a conhecer dentro de alguns dias.

Deixe um comentário

Please Login to comment
  Subscribe  
Notify of
últimas F1
últimas Autosport