As equipas de Fórmula 1 têm até à próxima sexta-feira para realizar as suas indicações de pneus para o Grande Prémio da Austrália, que terá lugar a 20 de março de 2016, no âmbito das novas regras de escolha estabelecidas pela FIA.
A Pirelli quer alterar o atual panorama dos pneus em 2016, e nesse sentido tem colaborado na elaboração de novos regulamentos que dão às equipas alguma liberdade para escolher os pneus que utilizam em cada Grande Prémio.
Dos 13 conjuntos disponíveis para cada piloto por Grande Prémio, dois desses conjuntos de pneus são escolhidos pela Pirelli para utilização em corrida, enquanto um terceiro conjunto será escolhido para a qualificação.
Os restantes 10 conjuntos são para a escolha das equipas, segundo a estratégia a adotar, que desta forma vão poder optar por compostos mais macios, mais agressivas, ou por compostos mais duros para estratégias mais conservadoras de corrida.
Os novos regulamentos determinam um prazo de 14 semanas para a Pirelli preparar os pneus para os Grandes Prémios.
Isso significa que o prazo para a prova de abertura da temporada, o Grande Prémio da Austrália, que decorre de 18 a 20 de março, termina a 11 de dezembro, próxima sexta-feira.
As regras da FIA estabelecem que: “As equipas competidoras devem, em seguida, informar a FIA, num prazo de oito semanas antes do início de cada prova realizada na Europa e quatorze semanas antes do início de cada Grande Prémio realizado fora da Europa, das especificações de pneus para tempo seco que desejam utilizar para cada um dos seus pilotos. “
Para as novas equipas presentes em 2016 no Mundial de Fórmula 1, a escolha de pneus será uma verdadeira lotaria para cada prova, já que só vão rodar pela primeira vez nos testes de pré-temporada marcados para fevereiro em Barcelona.










