Eduardo Freitas explica o processo de homologação dos circuitos | AutoSport
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
  • Clube Autosport
  • Auto+
  • Urbana
  • Hoteis de Campo
  • Properties
  • E-AUTO
  • Assinaturas
AutoSport
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • Histórico
  • Login
  • Register
No Result
View All Result
AutoSport

Eduardo Freitas explica o processo de homologação dos circuitos

Fábio Mendes by Fábio Mendes
24 Fevereiro, 2026
in F1, FIA, FÓRMULA 1, MAIS MOTORES, Newsletter
A A
ELMS: Rui Andrade conquista o título, após época dura

Share on FacebookShare on Twitter

Eduardo Freitas é um dos nomes mais reputados da FIA. Diretor de corrida do WEC, das 24h de Le Mans, com uma experiência quase inigualável, desde comissário de pista a diretor de corrida da F1, Freitas conhece o mundo do motorosport e a exigência regulamentar da FIA de trás para a frente.

Num vídeo publicado pela FIA, o português, assim como Benoit Dupont, explicam o laborioso processo de homologação de uma pista. A homologação FIA de uma pista é o processo formal através do qual a Federação Internacional do Automóvel inspeciona e certifica um circuito, confirmando que o traçado, as barreiras, áreas de escape, infraestrutura de segurança e apoio (comissários, acessos médicos, resgate, etc.) cumprem todos os requisitos técnicos e de segurança definidos para um determinado “grau” de licença, permitindo que ali se disputem determinadas categorias (por exemplo, só pistas com grau 1 podem receber F1).

O início do processo

A homologação de um circuito pela FIA é um processo longo, técnico e bastante rigoroso, que começa muito antes de a primeira pedra ser colocada e só termina quando o traçado recebe uma licença assinada pelo presidente da federação.

Artigos relacionados

GP Singapura: George Russell ainda não está a 100%

Fernando Alonso admite que este pode ser o seu último GP de F1 em Barcelona

11 Junho, 2026
Pirelli estende ligação à F1 até 2028

Pirelli estende ligação à F1 até 2028

11 Junho, 2026

Tudo começa no país onde se quer construir a pista: o promotor ou construtor não fala diretamente com a FIA, tem de o fazer através da autoridade desportiva nacional (ASN), que é o único interlocutor reconhecido. É essa ASN que abre o processo junto da FIA, enviando o projeto do circuito em formato digital.

A partir daí, em Paris, uma equipa especializada passa o traçado “ao milímetro”: com base no ficheiro digital, são calculadas as zonas de escapatória necessárias para a velocidade e categoria de carros previstas, as velocidades de impacto prováveis, os ângulos de colisão, as limitações de relevos para evitar que os carros decolem, o desenho e a altura das barreiras e rails, o tipo de barreiras de absorção de energia a utilizar, a geometria e altura dos corretores, a visibilidade dos pilotos nas aproximações a curvas cegas e até pormenores como a drenagem da pista, rede elétrica, fibra ótica e acessos para equipas médicas e de resgate.

A avaliação no terreno e as categorizações

Este trabalho de gabinete é sempre complementado por inspeções presenciais: um inspetor da FIA visita o circuito durante a construção e depois com a obra terminada, para comprovar que o que foi executado corresponde exatamente aos planos aprovados e que todos os requisitos de segurança e infraestrutura estão assegurados.

Os circuitos são então enquadrados numa escala de graus (grades), que resulta da relação entre desempenho e massa dos carros que ali vão competir: quanto mais rápido se consegue deslocar determinada massa, maior o grau de exigência da pista. Assim, apenas circuitos com Grau 1 podem receber Fórmula 1, sendo que existe uma categorização específica para a Fórmula E. Um mesmo complexo pode ter vários traçados com graus diferentes.

Citadinos e semi-permanentes

No caso dos circuitos citadinos, há desafios adicionais: a pista “não existe” durante grande parte do ano e é construída em poucas semanas, o que obriga a uma monitorização permanente da montagem das barreiras, redes, pneus, rails e rails com rede, garantindo que todos os elementos são montados sempre da mesma forma e com a mesma qualidade ano após ano.

Em traçados completamente temporários, como Monaco, o inspetor acompanha o processo praticamente curva a curva; em circuitos semi-permanentes, partes da infraestrutura são fixas e outras são montadas todos os anos, o que exige também verificações anuais.

Validade da homologação

A licença de homologação tem um período de validade limitado (tipicamente três anos) e qualquer alteração relevante – desde uma mudança de corretores a um novo asfalto ou um novo layout – implica nova análise e até nova inspeção.

Só depois de todo este ciclo de projeto, verificação digital, inspeções no terreno e eventual correção de não conformidades é que a FIA emite a licença de circuito, formalizando que aquele traçado cumpre o nível de segurança adequado ao grau atribuído.

Em suma, a homologação não é um carimbo burocrático, mas o culminar de um processo meticuloso pensado para garantir que a velocidade extrema dos carros é compatível com margens de segurança tão amplas quanto tecnicamente possível para pilotos, comissários e público.

Em Portugal, temos duas pistas com Grau 1: Portimão e Estoril. O Circuito de Vila Real entra na categoria dos citadinos e tem Grau 3, tal como a versão do Estoril com o Tanque Nos circuitos com Grau 6 temos os de Lousada, Foz Côa e Montalegre.

Tags: Eduardo FreitasFIAhomologação dos circuitos
Fábio Mendes

Fábio Mendes

Em 2013 criei um blog com um grupo de amigos, que me abriu as portas para o fantástico mundo do motorsport e do AutoSport, onde escrevo desde 2017.

Artigos relacionados

GP Singapura: George Russell ainda não está a 100%
Destaque Homepage

Fernando Alonso admite que este pode ser o seu último GP de F1 em Barcelona

by José Luis Abreu
11 Junho, 2026
Pirelli estende ligação à F1 até 2028
F1

Pirelli estende ligação à F1 até 2028

by José Luis Abreu
11 Junho, 2026
Next Post

CPTT, João Ferreira em Beja, Reguengos e Portalegre

F1: David Coulthard aposta em Valtteri Bottas no confronto interno da Cadillac

Please login to join discussion
  • Últimas
  • Tendências
  • Comentários
24h de Le Mans: BMW herda pole position em Le Mans após penalização da Cadillac

24h de Le Mans: BMW herda pole position em Le Mans após penalização da Cadillac

11 Junho, 2026
24h de Le Mans/Hyperpole: Cadillac na pole por 0.005s, Félix da Costa 4º, Albuquerque, 6º

24h de Le Mans/Hyperpole: Cadillac na pole por 0.005s, Félix da Costa 4º, Albuquerque, 6º

11 Junho, 2026
GP Singapura: George Russell ainda não está a 100%

Fernando Alonso admite que este pode ser o seu último GP de F1 em Barcelona

11 Junho, 2026
Fórmula 2: Gabriele Minì lidera Treinos Livres no Mónaco

Circuito de Barcelona-Catalunya acolhe quinta ronda da Fórmula 2

11 Junho, 2026
GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

GP Canadá F1: Hamilton bate Vettel na ‘secretaria’

251
GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

GP Itália F1: Ferrari regressa às vitórias em Monza, 2ª vitória de Charles Leclerc

196
GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

GP Grã-Bretanha F1: Triunfo de Lewis Hamilton, dobradinha Mercedes

177
Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

Pierre Gasly vence GP de Itália de Fórmula 1

164

Sobre

Especialistas em automóveis, automobilismo e demais desportos motorizados há 48 anos.

Informação importante

Ficha técnica
Estatuto editorial
Política de privacidade
Termos e condições
Informação Legal
Como anunciar

Tags

António Félix da Costa Armindo Araújo Carlos Sainz Charles Leclerc Dakar Daniel Ricciardo F1 Fernando Alonso Ferrari FIA Fórmula 1 Fórmula E Lando Norris Lewis Hamilton Max Verstappen Mercedes Rali de Portugal Red Bull Sebastian Vettel Sébastien Loeb Sébastien Ogier WEC WRC

Grupo AutoSport

AutoSport
AutoMais
Clube Autosport

  • Purchase Now
  • Features
  • Demo
  • Support

© 2025 Autosport copyright

Bem vindo de volta!

Faça login na sua conta abaixo

Forgotten Password? Sign Up

Create New Account!

Fill the forms below to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
No Result
View All Result
  • Login
  • Sign Up
  • CLUBE AUTOSPORT
  • F1
  • VELOCIDADE
  • RALIS
  • TT
  • +MOTORES
  • KARTING
  • HISTÓRICO
  • AUTO+
  • ASSINATURAS

© 2025 Autosport copyright