Caso FIA/Ferrari: Jean Todt gostava de revelar acordo… mas não pode!

Por a 9 Abril 2020 09:39

De mal a pior! Imagine-se a seguinte situação. Uma personalidade importante da sociedade portuguesa comete uma ilegalidade, que estava a ser alvo de muitas críticas por parte da sociedade, a tutela descobre a ‘marosca’, faz um acordo com essa entidade, e nesse acordo a tutela fica impedida de explicar à sociedade qual foi a marosca. É mais ou menos o que sucede com a FIA, com Jean Todt a vir a público dizer que gostava de revelar detalhes sobre a polémica resultante da unidade motriz da Ferrari e o consequente ‘castigo’ aplicado, mas não o pode fazer porque a Ferrari não deixa. “Ó Sr. Juiz, está proibido de divulgar o acórdão!”

Em declarações ao Motorsport.com, Jean Todt, diz que as suas mãos estão atadas devido ao acordo feito com os italianos e que fez o que podia fazer, divulgar que existiu um acordo, sendo essa a forma que Todt e a FIA encontraram para lavar ‘minimamente’ as mãos: “Adoraria dar todos os detalhes da situação, mas a Ferrari não deixa. Portanto, foram sancionados, mas não podemos divulgar detalhes da sanção”, disse Todt, que destaca o facto de poder ter mantido secreto este acordo com a Ferrari, tendo preferido divulgá-lo. Ou seja, fez metade do que devia.

Entende-se a questão, por um lado, mas isto é a mesma coisa que sucede muitas vezes na sociedade em geral, quando quem prevarica tem bem mais meios para se defender do que o próprio estado para os investigar. Não é preciso pensar muito para dar exemplos e nem sequer é preciso sair de Portugal: “Infelizmente, os nossos engenheiros técnicos alegam ser muito difícil demonstrar com exatidão que o motor da Ferrari não era legal”. Ou seja, sabe-se que é ilegal, mas como não se consegue demonstrá-lo, faz-se um acordo.

Como se sabe, começaram por ser sete as equipas que se insurgiram perante esta situação, a Mercedes saiu, ficaram seis. Especialmente a Red Bull diz que não se irá calar perante este assunto. Segundo o que Todt disse às equipas, agiu no melhor interesse da F1.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
28 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jacinto-18
jacinto-18
4 anos atrás

Segundo fontes muito bem informadas. O motor da Ferrari estava infectado com covid19. E a possibilidade de infectar outros motores era enorme. Daí todo este segredo. Cumprimentos e saúde para todos. Também na cabeça.

MLS_OLD
4 anos atrás

Se não têm como provar esta suposta irregularidade para quê tanto barulho????

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
4 anos atrás

Não entendo porque Todt fala sobre isto, se não pode falar sobre ele, então mais vale não dizer nada. Assim só está a dar pano para se enforcarem ainda mais.

Scuderia Fast Turtle
Scuderia Fast Turtle
Reply to  Frenando_Afondo™
4 anos atrás

Devem lhe ter perguntado directamente…

Agora se reparar na noticia e ler de forma imparcial vera com que foi escrita de forma totalmente parcial…

831ABO
831ABO
Reply to  Scuderia Fast Turtle
4 anos atrás

Sim, mas com este jornalista temos de dar o devido desconto. O que nasce torto tarde ou nunca se endireita, e o JLA é parcial e tendencioso desde que nasceu.

*RPMS*™
Reply to  831ABO
4 anos atrás

O JLA tem é muita paciência para aturar os seus constantes ataques pessoais sempre a criticar e a falar mal do trabalho dos outros…

Cumprimentos

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado